Metodologia do Ensino e Ed Comparada
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Criar condições para que o aluno: a) Investigue, a partir do aparato teórico fornecido pelo conhecimento que vem sendo acumulado na área de metodologia do ensino de Língua Portuguesa, o estado atual do ensino- aprendizado da leitura e da escrita iniciais. b) Consiga discriminar, no quotidiano escolar da alfabetização, problemas relativos ao processo de aquisição inicial da leitura e da escrita propondo, e quando possível testando, cenários alternativos para a escola pública brasileira. c) Programe e execute atividades que o preparem para atuar como profissional em diferentes campos que tratem do ensino-aprendizado da língua materna em contexto escolar, dando consequência aos fundamentos teóricos estudados.
Este curso visa a formar professores de Língua Portuguesa como língua materna. Nossa ênfase será o ensino fundamental II. Nós vamos: a) Refletir a respeito das teorias do ensino de LP; b) Discutir as realidades educacionais observadas nos estágios realizados na escola pública; e c) Viver um laboratório de produção e renovação de meios e recursos para o ensino de LP.
- Fazer uma abordagem dos conteúdos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental procurando-se atender às necessidades de formação do pedagogo, possibilitando-lhe o acesso às diversas concepções sobre a matemática, a sua aprendizagem e principais métodos de ensino decorrentes destes pressupostos teóricos. - Subsidiar o futuro professor para estruturar o ensino de matemática às crianças do 1º ao 5º ano, estabelecendo uma linha longitudinal que leve em conta as relações que os conteúdos deste período tem com aquele da educação infantil e, igualmente, com os demais anos do ensino fundamental. - Mediante estágios, observar e analisar projetos pedagógicos, bem como planejar e atuar na sala de aula no desenvolvimento do ensino de matemática.
- Fazer uma abordagem dos conteúdos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental procurando-se atender às necessidades de formação do pedagogo, possibilitando-lhe o acesso às diversas concepções sobre a matemática, a sua aprendizagem e principais métodos de ensino decorrentes destes pressupostos teóricos. - Subsidiar o futuro professor para estruturar o ensino de matemática às crianças do 1º ao 5º ano, estabelecendo uma linha longitudinal que leve em conta as relações que os conteúdos deste período tem com aquele da educação infantil e, igualmente, com os demais anos do ensino fundamental. - Mediante estágios, observar e analisar projetos pedagógicos, bem como planejar e atuar na sala de aula no desenvolvimento do ensino de matemática.

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