A meta principal do curso é a realização de um trabalho coletivo de modo a sensibilizar os alunos para a prática docente e para o compromisso com as instituições públicas de ensino. É também uma meta da disciplina estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas por meio dos estágios integrados e desenvolvimentos de projetos comprometidos com o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. Para a realização dessas metas espera-se que os estudantes da pedagogia possam compreender o sentido do ensino de geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais Pretende-se estimular a discussão sobre o desenvolvimento do raciocínio geográfico e o pensamento espacial, além de relacionar os conceitos de espaço e tempo, fundamentais para a construção do conhecimento geográfico. A fundamentação desta disciplina se baseia na ideia de que o homem produz o espaço em que vive, se apropriando dele em determinada circunstância histórica. No contexto da disciplina espera-se que os estudantes da pedagogia compreendam e aprimorem os conceitos estruturantes da geografia escolar para a Educação Infantil e anos iniciais, para que possam desenvolver conteúdos criticamente e criativamente entendendo as culturas e as sociedades, em seus diferentes tempos históricos, territórios e paisagens, compreendendo melhor o Brasil, sua diversidade regional e territorial, e sua inserção, singular e responsável, na história da sua família, comunidade, nação e mundo. Desta maneira, o estudante da pedagogia poderá compreender a relevância de interpretar e avaliar os significados dos espaços vivido, concebidos e percebidos pelas crianças. Uma abordagem importante neste contexto é estimular por meio dos significados dos espaços a dimensão dos elementos físicos naturais e os construídos pelas sociedades por meio de diferentes linguagens, incluindo a cartográfica. Essa disciplina visa desenvolver procedimento que estimulem uma ação pedagógica investigativa com base nas concepções teóricas e metodológicas das Ciências Humanas que devem desenvolver a observação a partir de diferentes indivíduos, situações e objetos capazes de trazer à tona dinâmicas sociais. Neste sentido, as abordagens em sala de aula priorizarão atividades que valorizem e problematizem as vivências e as experiências individuais e familiares das crianças; as práticas coletivas familiares e grupos sociais vivenciadas pelas crianças; além de práticas docentes que valorizem o atividades lúdicas, de trocas, de escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, dentre outros), privilegiando o trabalho de campo, as entrevistas, a observação, desenvolvendo análises e argumentações, potencializando descobertas e estimulando o pensamento criativo e crítico. Neste contexto os objetivos são: - Analisar o processo de construção de conceitos científicos e o conhecimento geográfico escolar. - Utilização de diferentes linguagens e documentos na apreensão e compreensão dos principais conceitos da área, voltados para as séries iniciais, como espaço, tempo, lugar, identidade, cultura, natureza entre outros. - Desenvolver atividades que estimulem a alfabetização cartográfica e o pensamento espacial, visando o raciocínio geográfico. - Analisar e elaborar atividades que tenham como referência as metodologias por investigação, argumentação e resolução de problemas no Ensino de Geografia. - Novas concepções curriculares por meio do estudo da BNCC/MEC, proposta curricular do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo e as que estão presentes nos livros didáticos.