Programação
-
Olá estudantes de "Fundamentos de Matemática"!
As aulas de EDM0341 - Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Matemática (Profª. Raquel) e EDM0342 – Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Ciências (Profª. Martha) serão ministradas em conjunto e em turno cheio (período da tarde/noite), intercalando quinzenalmente cada uma das temáticas (Matemática e Ciências). O cronograma será apresentado na primeira aula.
A primeira aula da turma de 3ª à tarde (turma 02) será no dia 15 de setembro, das 14h às 17h40min. A primeira aula da turma de 4ª à noite (turma 31) será no dia 16 de setembro, das 19h30min às 23h. Esta aula será ministrada em conjunto.
ATENÇÃO!
SEGUE O LINK PARA AS NOSSAS AULAS SÍNCRONAS:
https://meet.google.com/ipy-empb-nwd
Abraço,
Profª. Raquel.
-
Olá estudantes!
Estabelecemos os seguintes combinados para as disciplinas de Fundamentos:
- Se você não puder participar de alguma aula síncrona ou acompanhar as tarefas no e-disciplinas, você precisa avisar às professoras com antecedência, por email.
- Haverá um registro de presença nas aulas síncronas. Se você estiver logado em um computador de outra pessoa, escreva no chat o seu nome para podermos fazer o registro.
- As aulas síncronas serão gravadas. Haverá um documento para autorizar a gravação.
- Durante as aulas síncronas, manter microfone e vídeo desligados, ativando-os apenas quando for falar.
- O meio de entrega de trabalhos é o e-disciplinas.
O contato via email, a respeito de assuntos específicos da disciplina de Fundamentos de Matemática, deve se dar por meio dos seguintes endereços:
Docente: Raquel Milani (rmilani@usp.br)
Monitores: Kely Cristina Bueno (kelybueno.kcb@usp.br), Daniela Schuck (daniela.schuck@usp.br), Gabriela Rossi Viana (gabriela.viana@usp.br)
A avaliação da disciplina será baseada em:
- trabalhos escritos a respeito das temáticas propostas nas aulas síncronas e assíncronas. As características de cada trabalho serão explicitadas em momento oportuno. Critérios avaliativos gerais para os trabalhos: clareza na escrita, rigor na língua portuguesa e linguagem matemática, atendimento ao que foi solicitado.
- envolvimento nas aulas online e atividades, de acordo com os critérios: assiduidade, engajamento, responsabilidade, ética, criatividade, atendimento ao que foi solicitado nas atividades.
-
Cronograma da turma 02 (3ª tarde) - atualizado em 12/09/2020
-
Cronograma da turma 31 (4ª noite) - atualizado em 12/09/2020
-
Olá!
Nesta primeira aula, foram apresentados trechos do vídeo "Encontro da USP 'Os desafios para uma volta segura aos Campi da Universidade'”, em que o Prof. Dr. Esper Kallás, titular da FMUSP e coordenador do GT USP Covid-19, relatou sobre a atual situação da pandemia (em 19/08/2020). O trecho do vídeo, assim como a gravação da aula síncrona do dia 15/09/2020, estarão disponíveis abaixo. -
Olá!
Nesta primeira aula, foram apresentados trechos do vídeo "Encontro da USP 'Os desafios para uma volta segura aos Campi da Universidade'”, em que o Prof. Dr. Esper Kallás, titular da FMUSP e coordenador do GT USP Covid-19, relatou sobre a atual situação da pandemia (em 19/08/2020). O trecho do vídeo, assim como a gravação da aula síncrona do dia 15/09/2020, estarão disponíveis abaixo. -
Olá estudantes!
Para esta aula, será necessária a leitura prévia do texto "Cenário para Investigação", de Ole Skovsmose, e a realização de uma atividade proposta no Fórum. Veja a seguir.
-
Referência:
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
-
Fórum: Cenários para investigação
Agora que você realizou a leitura do texto "Cenários para investigação", escreva um parágrafo sobre uma ideia central do texto e, ao final, em destaque, uma questão que veio a sua mente durante a leitura do texto. Essa questão pode representar uma dúvida sobre algo que você não compreendeu bem no texto ou, então, uma reflexão sobre um aspecto abordado ou que fez você pensar sobre sua futura prática de professxr ou estudante de Licenciatura. É importante que você escreva no formato de uma pergunta.
Data máxima de postagem: 27/09/2020
-
Fórum: Cenários para investigação
Agora que você realizou a leitura do texto "Cenários para investigação", escreva um parágrafo sobre uma ideia central do texto e, ao final, em destaque, uma questão que veio a sua mente durante a leitura do texto. Essa questão pode representar uma dúvida sobre algo que você não compreendeu bem no texto ou, então, uma reflexão sobre um aspecto abordado ou que fez você pensar sobre sua futura prática de professxr ou estudante de Licenciatura. É importante que você escreva no formato de uma pergunta.
Data máxima de postagem: 28/09/2020
-
Gravação - Aula 3 Arquivo
-
Leitura complementar
-
Aula 3 - 30/09/2020 - 19h30 Arquivo
-
-
-
Trabalho 1 - abrir um exercício Arquivo
Seguem orientações do trabalho o qual deve ser postado no e-disciplinas até dia 13 de outubro, por um dos integrantes do grupo.
Salvar trabalho em .doc ou .docx. Não enviar trabalho em pdf.
-
Entrega do trabalho 1 TarefaOlá estudantes!
A nova data para a entrega dos trabalhos de Fundamentos de Matemática é 30/01/2021.
A plataforma está aberta para a postagem das atividades. -
Trabalho 1 - Abrir um exercício Arquivo
Seguem orientações do trabalho o qual deve ser postado no e-disciplinas até dia 14 de outubro, por um dos integrantes do grupo.
Salvar trabalho em .doc ou .docx. Não enviar trabalho em pdf.
-
Entrega do trabalho 1 Tarefa
Olá estudantes!
A nova data para a entrega dos trabalhos de Fundamentos de Matemática é 30/01/2021.
A plataforma está aberta para a postagem das atividades.
-
-
Colegas da turma da noite! Os materiais abaixo não são para serem lidos para a aula. Se você quiser já fazer a leitura, tudo bem. Falaremos deles ao longo do nosso encontro.
-
Referência do texto:
ECKHARDT, C. A. Contas de “vai um” e “pedir emprestado”: em busca de um conhecimento-emancipação”. Revista de Educação Matemática – RS, ano 5, n. 5, p. 68-78, 2003.
-
Referência do texto:
CARRAHER, T. N., CARRAHER, D. W., SCHLIEMANN, A. D. Na vida, dez; na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. Cad. Pesq. São Paulo, n. 42, p. 79-86, Agosto, 1982.
-
RANGEL, A. C. S. Relações entre o desenvolvimento da estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. In: RANGEL, A. C. S. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Cidade: Editora, 1992. p. 102-132.
-
Gravação - Aula 7 Arquivo
-
Gravação - Aula 7 Arquivo
-
-
-
Veja a seguir as orientações para o trabalho.
-
Postar trabalho 2 Tarefa
Olá estudantes!
A nova data para a entrega dos trabalhos de Fundamentos de Matemática é 30/01/2021.
A plataforma está aberta para a postagem das atividades. -
Postar trabalho 2 TarefaOlá estudantes!
A nova data para a entrega dos trabalhos de Fundamentos de Matemática é 30/01/2021.
A plataforma está aberta para a postagem das atividades.
-
-
Olá pessoal, na próxima aula síncrona, vamos estudar sobre as frações e um material concreto e didático muito importante que contribui para o ensino e aprendizagem desse assunto (o frac-soma).
No e-disciplinas, já estão disponíveis:
- arquivo com orientação para construção do seu frac-soma e que utilizaremos na aula síncrona. Sua construção não é rápida e você precisará de algumas horas, talvez. Confira esse arquivo com antecedência para poder se preparar com os materiais necessários;
- link de um vídeo. Assista ao vídeo em que o apresentador trata de uma possível construção digital do frac-soma. Se você assistir aos 3 primeiros minutos, já é suficiente. Vamos ponderar, em aula, algumas de suas considerações sobre as quais tenho críticas;
- dois textos-base para a aula. Se possível, leia os dois textos. Inicie pelo da Terezinha Nunes.
Nos encontramos na semana que vem!
Abraço, Raquel, Daniela e Kely.
-
NUNES, Terezinha. Criança pode aprender frações. E gosta. Por que ainda há quem não aprende, p. 119-136, 2003.
-
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10, 2005.
-
NUNES, T., BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
-
Slides que orientaram nossa aula sobre ensino e aprendizagem de frações.
-
Gravação da Aula 11 - Síncrona (24/11/2020) Arquivo
-
Padlet - Frações 24/11/2020 Arquivo
Contribuições dos alunos - Aula 11 - Frações: dividir 2 chocolates para 3 pessoas.
-
Padlet - Frac-soma 24/11/2020 Arquivo
Contribuições dos alunos - Aula 11 - Frac-soma.
-
Padlet - Frações 25/11/2020 Arquivo
Contribuições dos alunos - Aula 11 - Frações: dividir 2 chocolates para 3 pessoas.
-
Padlet - Frac-soma 25/11/2020 Arquivo
Contribuições dos alunos - Aula 11 - Frac-soma
-
Gravação da Aula 11 - Síncrona Arquivo
-
Veja as orientações para a elaboração do terceiro, e último, trabalho de Fundamentos de Matemática.
A data de entrega é 13 de dezembro. Se você precisar de mais prazo, entre em contato conosco.
-
Vocês podem usar esse template para redigir o trabalho.
-
Trabalho 3: Frações - sentidos e representações Tarefa
Olá estudantes!
A nova data para a entrega dos trabalhos de Fundamentos de Matemática é 30/01/2021.
A plataforma está aberta para a postagem das atividades. -
Trabalho 3: Frações - sentidos e representações Tarefa
Olá estudantes!
A nova data para a entrega dos trabalhos de Fundamentos de Matemática é 30/01/2021.
A plataforma está aberta para a postagem das atividades.
-