Programação
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Nesta pasta encontram-se documentos curriculares oficiais produzidos após a promulgação da LDB 9394/96 para consultas no desenvolvimento da disciplina.
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A leitura destes textos estão vinculadas aos eixos temáticos do programa da disciplina
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Textos disponibilizados para leituras complementares sobre algum dos temas abordados por recomendação do professor ou por escolha do aluno
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29/09/2020 - Encontro 2: A matemática no currículo. Concepções de Matemática e abordagens pedagógicas
Consulta a documentos curriculares (PCN, RCNEI, BNCC)
Atividade Assíncrona (desenvolver até o encontro de 13/10/2020):- Leitura texto ERMEL (Abordagem teórica) - Consulta ao texto complementar- Imprimir cartela (se puder ampliá-la é melhor), colar sobre uma folha de cartolina ou papelão e recortar as cartelas- Fazer consulta no Google sobre: Ábacos, material dourado, cartaz de pregas, Cavalu (Cartaz, valor, lugar) -
TEXTO 1 - Abordagem teórica (Números) - Grupo ERMEL
Esse texto foi produzindo pelo Grupo de Didática da Matemática (ERMEL) do Institut National de Recherche Pedagogique (INRP), da França. Analisa criticamente abordagens consagradas dos números relacionadas a concepções de número, matemática e ensino. Amplia nossa visão sobre esses diferentes aspectos ao considerar as pesquisas mais recentes no campo da Didática da Matemática, possibilitando um amplo domínio de aspectos envolvidos no ensino da noção de número para as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do nível Fundamental
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O texto Medidas de João Pedro da Ponte e Maria de Lurdes Serrazina, proposto para a leitura aborda diferentes aspectos do conhecimento matemático que estão relacionados: Grandezas, Medidas e Números Racionais.
Considera aspectos históricos e didáticos relativos ao Problema da Medida. Ao lado do Problema da Contagem, o Problema da Medida são constitutivos do processo de invenção/construção dos números dos números Naturais e dos números Racionais. Para a representação das medidas os números naturais não são suficientes, sendo necessário outro tipo de números, os racionais (na sua representação fracionária ou decimal). Sobre o tema o texto aborda a natureza das grandezas discretas e contínuas, das medidas e elementos envolvidos no seu ensino aprendizagem. Na aula esses aspectos serão debatidos e ampliados com a vivência e análise de atividades.
Como leitura complementar recomendo a consulta a documentos oficiais disponibilizados acima para ver como esses temas são abordados em documentos curriculares de Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Importante examinar os diferentes documentos (PCN, RCNEI, BNCC, PNAIC) e fazer uma análise critica estabelecendo comparações entre eles.
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Neste encontro serão propostas atividades envolvendo os temas de Números, Operações e Medidas. Procuramos discutir nessas atividades a importância de recursos didáticos, materiais didáticos pertinentes e seus limites. Os recursos didáticos são elementos mediadores importantes no trabalho com a Matemática e o seu uso não podem representar um fim em si mesmo. Muitos deles apresentam possibilidades didáticas, mas também limites. Faz parte do conhecimento especializado do professor o conhecimento desses recursos e suas potencialidades e limites de modo a tomar decisões na aula sobre a adequação do seu uso que podem tanto dizer respeito ao grupo como a casa aluno em particular.
Atividade Assíncrona: Pesquisa sobre diferentes materiais didáticos. Ver materiais estruturados e outros.
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Neste encontro serão abordados diferentes aspectos relativos às relações espaciais, à Geometria e à construção do pensamento e raciocínio geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Toma-se como texto de referência o texto 3 - Geometria de João Pedro da Ponte e Maria de Lurdes Serrazina. Serão problematizados e discutidas as noções de Dimensão e planicidade. Os significados de uni, bi e tridimensionalidade, bem como as noções de figuras planas e não planas. Também discutiremos as noções de polígonos, poliedros, quadriláteros e serão exploradas as suas propriedades.
Materiais necessários: linha, arame, folha de papel, caixas, bolas, figuras de diferentes formas.
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15/12/2020 - Encontro 7:Resolução de problemas, investigações matemáticas. Fundamentos metodológicos
Complementação da discussão sobre relações espaciais e Geometria.
Composição e decomposição de figuras planas: o caso do Tangram
Discussão do Texto 4: Linguagem Matemática-símbolo e significado de Carmen Gómez-Granell. Neste texto são abordadas concepções de Matemática e de ensino de Matemática. O texto discute a articulação e complementaridade entre abordagem sintática e abordagem semântica das noções matemática, dado que a ênfase exclusiva em uma dessas abordagens resulta insuficiente. São apresentados pela autora oito eixos importantes que promovem a integração entre ambas as abordagens. Nesse sentido ideias como resolução de problemas, utilização de noções não-standard dos alunos,estratégias próprias, investigação, levantamento de hipóteses, conjecturas, recurso a modelos matemáticos etc. são tomadas como importantes e necessárias.
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Este ambiente será utilizado pelos alunos para postagem das atividades
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