Programação

    • Notícias e avisos

      Caro(a)s estudantes

      Neste espaço você encontram o resumo das atividades desenvolvidas nas disciplinas Metodologia do Ensino de Francês II e Metodologia do Ensino de Italiano II. Tem por objetivo lhes dar acesso aos textos e outros materiais utilizados nas aulas deste 2º semestre.  
      Espero que este espaço sirva de memória aos que participaram das atividades e que seja uma forma de acesso às discussões e conteúdos para estudantes que estiveram impossibilitados de participar de todas as aulas ao longo do semestre.
      Cordialmente,

      Profa Vera

  • 23 de setembro: primeira semana letiva

    Apresentação dos alunos, do cronograma e das atividades de estágio previstas nas Metodologias do Ensino de Francês e Italiano II

  • 30 de setembro: segunda semana letiva

  • 7 de outubro: terceira semana letiva

    Semana da Educação da FEUSP

    Nesta semana letiva, os alunos foram convidados a participar da Semana de Educação da FEUSP, cuja programação encontra-se em arquivo anexado. Foi acordado com os estudantes  que a participação em duas atividades da semana, mediante a apresentação de um resumo por escrito, equivaleriam a 10 horas de estágio.

  • 14 de outubro: quarta semana letiva

    Planejamento de cursos/aulas: elaboração de sequências didáticas

    O tema da aula versou sobre o planejamento de cursos/aulas (segundo Almeida Filho) e sequências didáticas (Dolz  e  Schneuwly), cf, apresentação abaixo.


  • 21 de outubro: quinta semana letiva

    Nesta semana, todos os estudantes das Metodologias de Línguas Estrangeiras foram convidados a participar do XIX SMELP - Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. A participação como ouvinte no evento pode valer até 10 horas de estágio, mediante o envio de um resumo escrito das atividades acompanhadas pelo(a) estudante.

  • 28 de outubro: sexta semana letiva

    Estratégias de ensino e aprendizagem

    Antes de iniciar a discussão sobre o tema, o(a)s estudantes foram convidados a realizar testes, em francês e italiano para conhecer um pouco mais do seu estilo de aprendizagem. Os testes foram extraídos de: 

    Costanzo & Bertocchini - Manuel de Formation pour des professeurs de FLE. Paris, Clé international, 2008.



  • 4 de novembro: sétima semana letiva

  • 11 de novembro: oitava semana letiva

    A compreensão oral em Língua Estrangeira

    O objetivo deste encontro foi discutir como alguns fatores psicolágicos e neurológicos interferem de maneira positiva ou não no desenvolvimento da compreensão oral em Língua Estrangeira. Para tanto, tomamos por base os estudos de Cornaire & Germain e Lebre-Peytard.

  • 18 de novembro: nona semana letiva

    Tipologia de atividades

    Com o intuito de fornecer subsídios para a elaboração das sequências didáticas, refletimos sobre a tipologia de atividades a serem propostas aos alunos,  a partir dos documentos selecionados para integrar a sequência didática e a contribuição destas para a motivação.

  • 25 de novembro: décima semana letiva

    Esta semana foi dedicada a uma reflexão sobre o papel da gramática num curso de LE. Nessa aula, com o auxílio do aplicativo Padlet, os alunos discutiram as sequintes questões: 

    - como identificar as reais necessidades dos alunos, em termos de aprendizagem da gramática?

    - como trabalhais tais necessidades em aulas de LE?

    - gramática implícita ou explícita?

  • 2 de dezembro: décima primeira semana letiva

    Ensino e de Línguas para Crianças e Intercompreensão

    Com as dificuldades deste ano letivo, o segundo semestre iniciou em setembro e está finalizando em 16 de dezembro. Apesar do calendário possibilitar 14 semanas letivas, nem todos os temas previstos puderam ser trabalhos e aprofundados adequadamente. `Por isso, essa semana letiva reúne dois temas previstos para serem estudaos em datas diferentes. Isso porque a abordagem do tema intercompreensão prevê uma atividade voltada às crianças, a partir de tradicionais contos de fada. 

  • 9 de dezembro: décima segunda semana letiva

    IV Encontro das Metodologias de Línguas Estrangeiras

    Este evento é um grande diferencial da formação oferecida pelas Metodologias de Línguas Estrangeiras da FEUSP, uma vez que propiciou a partilha de experiências de estágio que, pela primeira vez, desenvolveram-se remotamente devido à pandemia.

    A exemplo dos demais eventos, alunos que tenham participado de ao menos duas sessões de comunicação como ouvintes, poderão receber até 10 horas de estágio, mediante a entrega de resumos escritos.

  • 16 de dezembro: décima terceira semana letiva

    Fos/Fou e Encerramento do semestre

    Esta última aula do semestre, será dividida em dois momentos:

    - finalização dos temas previstos no cronograma

    - orientações: entrega de trabalhos e fichas com horas de estágio

  • 18 de janeiro: data para entrega dos últimos trabalhos

    Prazo final para entrega dos trabalhos faltantes

    Os estudantes que frequentaram regularmente o segundo semestre deverão entregar os trabalhos faltantes até 18 de janeiro. Alunos que não tenham cursado regularmente o semestre receberão orientações complementares visando à sua conclusão.