Programação
-
-
A disciplina prevê a realização de 30 horas de estágio. Vamos ler o Diário de Escola, escrito por um professor chamado Daniel Pennac (2008), num relato de experiências que dialoga muito com as discussões teóricas de nossas aulas.
Além da leitura do texto na íntegra, cada aluno deverá escrever uma carta dirigida ao Daniel Pennac, de modo a situar o que aprendeu com o livro.
Vamos conversar mais sobre o conteúdo do Diário de Escola ao longo de nossas aulas.
Reservo este espaço para compartilhar o livro com vocês. Boas leituras!
-
Este é um espaço em que postaremos conteúdos complementares de cada aula, assim como sugestões dos alunos. Aproveitem!
-
-
Com uma paisagem de montanhas e terras agrícolas, o documentário segue um grupo de crianças entre quatro e doze anos que estudam em um pequena escola de vila em Auvergne. Mostrando o dia a dia das crianças, a intenção é mostrar como elas aprendem a viver lado a lado e conviver com os outros e seus desejos. fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-35962/
-
-
-
Leia o texto sugerido para esta aula e, caso tenha reflexões a partilhar, envie comentários ao Padlet da disciplina.
-
Querides alunes
Vamos nos preparando agora para a próxima aula, numa reflexão sobre a Didática a partir do texto de José Mário Pires Azanha, indicado em nosso cronograma e disponibilizado nesta aba.
Para colaborar com nossos estudos, compartilho aqui um vídeo (em anexo no link acima), uma aula que eu mesma ministrei junto à UNIVESP sobre o tema. Temos aí uma espécie de síntese do que é a Didática, espero que gostem. (Recomendamos que assistam ao vídeo até o minuto 27).
Registro também uma leitura imprescindível para qualquer professor, a Didática Magna de Comenius. Vocês notarão que o Azanha menciona esse livro em seu texto. Para conhecerem melhor essa famosa obra, acessem:
http://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/A_didactica_magna_COMENIUS.pdf
No mais, proponho uma pergunta, já colocada em nossa aula anterior: será possível conceber um jeito, um método, uma forma, um caminho para se ensinar tudo a todos?
Bons estudos, pessoal!
Abraços,
Vivian e Marco
-
-
-
Querides alunes, espero que estejam bem.
Vamos agora para a nossa Aula 4. Nossa questão de partida é: O que sabem os professores para ensinar?
Nossa leitura será um artigo traduzido na década de 1990, publicado por autores que, hoje, são referência para discutir a questão:
O texto está disponibilizado no stoa.
Em grupos, procurem sistematizar quais são os saberes profissionais docentes e o que caracteriza cada um.
Para enriquecer a discussão, caminhando um pouco mais para o “chão da escola”, assistam ao vídeo:
De um lado, temos as construções teóricas de Tardif, Lessard e Lahaye sobre a multiplicidade e complexidade dos saberes dos professores. De outro lado, temos o relato das professoras da Escola de Aplicação. Elas falam sobre seus saberes, trazendo exemplos e experiências.
Nossa dinâmica da aula de hoje será a partir desses dois textos. Em grupo, escolham uma fala das professoras que expressem um dos tipos de saberes evocados por Tardif, Lessard e Lahaye.
É um exercício de leitura e articulação de ideias mais complexo. Por isso, vocês trabalharão entre 14h e 16h15, aproximadamente, em grupos e não apenas até 14h45. Nosso meet ficará aberto para que vocês possam se encontrar e acessar nosso mural.
Retomando nossa pergunta: Que tipo de saberes as professoras da Escola de Aplicação expressam em suas falas?
As sistematizações de cada grupo - e eventuais dúvidas também – deverão ser postadas no fórum do stoa.
Continuaremos a discutir esse material na Aula 5.
Bons estudos a todos!
Abraços,
Vivian e Marco
-
As sistematizações de cada grupo - e eventuais dúvidas também – deverão ser postadas no fórum do stoa.
-
-
Querides alunes,
Espero que estejam bem.
Obrigada pela participação no Fórum da Aula 4. Ainda teremos feedback.
Na continuação de nossos estudos, contamos com a leitura de uma entrevista com F. Dubet. “Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor” traz relatos ricos sobre a relação pedagógica, dimensão fundamental no trabalho docente.
A todos, boa leitura e até nosso encontro virtual da Aula 5!
Abraços,
Vivian e Marco
-
Leia o texto sugerido para esta aula e, caso tenha reflexões a partilhar, envie comentários ao Padlet da disciplina.
-
-
São Paulo, 18 de outubro de 2020.
Querides alunes,
Em nossas últimas aulas, muitas vezes ressaltamos a disciplina em nossas perguntas e reflexões. É um dos temas mais instigantes da Didática. Para enriquecer nossas discussões, sugiro que vejam um material gravado sobre o tema na ocasião de outro curso. Vale a pena conferir:
A disciplina no processo ensino-aprendizagem
Continuaremos a pensar sobre o tema. Para isso, leiam o texto indicado para a Aula 6, quando estudaremos o poder e desvelo em sala de aula.
NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 119-137, jul-dez/1995.
Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33570
Acesso em 1 de agosto de 2019.
A todos, boa leitura!
Abraços e até nossa próxima aula,
Vivian
-
Leia o texto sugerido para esta aula e, caso tenha reflexões a partilhar, envie comentários ao Padlet da disciplina.
-
-
Querides alunes
Nesta semana, teremos a aprendizagem como nosso objeto de estudo. Nosso texto-base é o capítulo em que Philippe Meirieu discute o que é aprender. Indicamos também a videoaula As representações sobre aprendizagem e os significados da avaliação, em que algumas ideias apresentadas por Philippe Meirieu em seu livro Aprender... sim, mas como? (Porto Alegre: Artes Médicas, 1998) são utilizadas como ponto de partida para refletirmos sobre a maneira pela qual concebemos o conhecimento e o que fazemos para aprender. O link para o vídeo é o seguinte
Bons estudos e até o nosso encontro!
Abraços
Vivian e Marco
-
Leia o texto sugerido para esta aula e, caso tenha reflexões a partilhar, envie comentários ao Padlet da disciplina.
-
-
Avaliação: da excelência à lógica das aprendizagens | novembro de 2020
3 de nov (turma da terça-feira) e 6 de nov (turma da sexta-feira)
Querides alunes:
Nesta semana, vamos começar a estudar o tema da avaliação. Contamos com o texto de Philippe Perrenoud, já indicado no cronograma:
PERRENOUD, Philippe. Não mexa na minha avaliação!. In: Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível em: http://www.andreaserpauff.com.br/arquivos/disciplinas/avaliacao/2017/N%C3%A3o%20mexa%20na%20minha%20avalia%C3%A7%C3%A3o-uma%20abordagem%20sist%C3%AAmica%20da%20mudan%C3%A7a.pdf Acesso em 1 de agosto de 2019.
Indico também uma entrevista com a Prof. Rita Gallego, muito elucidativa das relações entre avaliação e aprendizagem:
Após lerem o texto e assistirem ao vídeo, proponho uma atividade diferente. Esta semana vamos escrever um pouco de nossas memórias. É um convite para registrarmos lembranças de quando fomos avaliados na escola.
Então, vocês não precisam se reunir em grupo. Mas, se quiserem fazer isso com seu grupo para postarem um trabalho no pladlet sobre o tema, é opcional.
A ideia é que, individualmente, cada um registre nesta semana uma lembrança marcante de um momento em que foi avaliado na escola. Trata-se de um texto autobiográfico, que não precisa ser longo. Coloco aqui algumas questões que podem inspirar:
Como eu aprendi na escola? Como eu fui avaliado?
A ideia é construirmos retratos de nossas experiências, buscando seus significados...
Os textos poderão ser postados no stoa até o dia 7 de novembro.
A todos, um bom trabalho!
Abraços,
Vivian e Marco
-
Querides alunes:
Este é o espaço para que cada um envie o arquivo no qual registrou uma lembrança marcante de um momento em que foi avaliado na escola. Trata-se de um texto autobiográfico, que não precisa ser longo. Coloco aqui algumas questões que podem inspirar:
Como eu aprendi na escola? Como eu fui avaliado?
A ideia é construirmos retratos de nossas experiências, buscando seus significados...
Os textos poderão ser postados no stoa até o dia 7 de novembro.
A todos, um bom trabalho!
Abraços,
Vivian e Marco
-
Querides alunes,
Espero que estejam bem!
Só estou escrevendo para lembrar que nesta semana iniciaremos nossos estudos do Diário de Escola, do Daniel Pennac. Vamos nos organizando, a leitura é valiosa!
Abraços a todes!
Vivian e Marco
-
Os alunos poderão trabalhar individualmente na escrita da carta.
Não haverá encontro síncrono.
-
Neste local, e somente aqui, deverão ser postadas a Carta e a Ficha de estágio. Não esqueçam de identificar corretamente os arquivos.
-