Programação
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Olá, esta semana iniciamos a disciplina EDM420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II, remotamente devido às condições da pandemia de COVID-19.
A semana 1 apresenta como tema principal uma aproximação e exploração do ambiente virtual de aprendizagem que será o suporte da disciplina ao longo do semestre. Como objetivos desta semana:
1. Introduzir ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da disciplina no e-disciplinas;
2. Apresentar a disciplina;
A disciplina visa proporcionar reflexões sobre projetos educacionais, temas básicos de educação e de ensino e pesquisa educacional. Orientações para processos de elaboração de planos de aulas, currículos e projetos de cursos para a disciplina Sociologia. Refletir sobre o trabalho de campo como metodologia para Ciências Sociais no ensino médio.
Apresentamos os conteúdos programáticos da disciplina:
1. Relações entre educação e sociedade: teorias sociológicas da educação;
2. O estágio;
2.1. Preparação para o estágio: orientações e encaminhamentos voltados para observação de práticas docentes, relações entre professores e alunos/as, usos de recursos didáticos.
2.2. O relatório como reflexão sobre as experiências de estágio;
2.3. Propostas para diversificação do estágio: observação, participação, regência, mini-cursos, projetos, seminários.
3. A avaliação: formação, reflexão, pesquisa.
4. Apresentação de roteiros para elaboração de proposta programática para o ensino de Sociologia no nível médio;
5. Apresentação de roteiro para elaboração de plano de aula ou unidade didática para o ensino de Sociologia no nível médio;
6. Análise de recursos didáticos: cinema, vídeo, iconografia, literatura, música popular brasileira, teatro, textos clássicos das Ciências Sociais;
7. Pesquisa Educacional: temas, métodos, técnicas, bibliografia;
8. Viagens didáticas e estudo do meio: o trabalho de campo como recurso didático.
Atividades:
Como uma primeira aproximação da disciplina e do AVA, no início da disciplina, sugerimos a leitura do capítulo 4. Trajetória e Formação: Descobrir as Ciências Sociais e descobrir a docência da tese de doutorado de Natália Salan Marpica, defendida na Faculdade de Educação da USP em 2018.
Marpica, N. S. (2018). Entre a obrigatoriedade e as reformas curriculares: professores e professoras de sociologia do ensino médio paulista. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.48.2019.tde-28112018-160654. Recuperado em 2020-09-12, de www.teses.usp.br
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-160654/pt-br.php
Após a leitura do texto e reflexão, propomos que realize sua primeira participação no fórum temático compartilhando sua manifestação com os demais alunos sobre a questão: sua trajetória na escolha da docência como perspectiva de carreira.
Bom trabalho e fiquem bem!
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Olá, estamos na segunda semana da disciplina EDM420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II,
A Semana 2 propõe uma sensibilização sobre a docência de Sociologia no ensino médio com foco na questão da avaliação educacional. Experiências avaliativas podem impactar os alunos em sua trajetória escolar: o que é avaliar? Para que avaliamos? Como avaliar? Avaliações externas e seus impactos na formação e no currículo. Os objetivos desta semana são:
1. Refletir individual e coletivamente sobre a docência de Sociologia no ensino médio;
2. Discutir sobre a avaliação educacional.
Indicamos o vídeo da profa. Sandra Zákia Sousa sobre avaliação educacional no qual introduz conceitos básicos sobre a temática.
Sugerimos a leitura do texto de Philippe Perrenoud sobre avaliação no qual o autor discute a necessidade de evoluir as práticas avaliativas no sentido de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar. Enfim, mostra a complexidade do problema da avaliação educacional e da aprendizagem.
PERRENOUD, P. Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança. In: —. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 145-168.
Também a leitura do artigo de Almerindo Janela Afonso que faz uma crítica à excessiva centralidade da avaliação dos alunos, à qual tem vindo a subordinar-se a avaliação institucional das escolas, a avaliação do desempenho profissional dos professores e, mesmo, a avaliação das políticas educacionais.
AFONSO, Almerindo J. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 7, n. 1, p. 11-22, 2007.
https://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/888/741
Para saber mais:
AFONSO, Almerindo J. Políticas educativas e avaliação educacional. Braga: Universidade do Minho, 1998.
Afonso, Almerindo Janela. (2013). Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, 18(53), 267-284. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000200002
Gravação da sessão síncrona de 22 de setembro de 2020
Acesse abaixo a gravação da sessão síncrona sobre o tema da Semana 2 - Avaliação Educacional
Sessão síncrona de 22 de setembro de 2020
Clique aqui para acessar o material (slides) apresentado na sessão.
Leituras complementares debatidas na sessão síncrona:
DELIBERAÇÃO Conselho Estadual da Educação de São Paulo - 155/17 Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas
Atividades:
Atividade da semana
Nesta semana, dia 22/09/2020 realizaremos uma sessão síncrona com apoio do recurso de google meet, com a participação do Prof. Dr. Thiago Teixeira Sabatine para discutir a temática da avaliação educacional e da aprendizagem no contexto do ensino de Sociologia, em breve disponibilizaremos o link de acesso. Turma da tarde de 14h00 às 16h00 e turma da noite de 19h30 às 21h30.
Após a leitura dos textos indicados e do vídeo, elabore um texto de até duas laudas considerando uma perspectiva sociológica sobre o papel da avaliação no ensino de Sociologia. Considera tanto a avaliação educacional quanto a avaliação da aprendizagem.
Disponibilize no link o arquivo de seu texto. Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria_22092020), para acompanharmos os registros individuais.
Nova data de entrega 16/10/2020 23h.
Bom trabalho e fiquem bem!
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Semana 3 – Professores e professoras de Sociologia no ensino médio: pesquisa, dúvidas e poiesis na prática docente
Olá, entramos na terceira semana da disciplina EDM420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II,
A Semana 3 propõe uma sensibilização sobre a docência de Sociologia no ensino médio, bem como ampliar os conhecimentos da carreira, da prática de sala de aula, do ensino de Sociologia bem como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos desta semana são:
1. Refletir individual e coletivamente sobre a docência de Sociologia no ensino médio;
2. Discutir sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular no ensino de Sociologia.
Durante a semana teremos a participação da Profa. Dra. Natália Salan Marpica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) que compartilhará suas experiências e conhecimento sobre a temática da semana.
Sugerimos a leitura do capítulo 6. “O currículo de sociologia: mobilizar conhecimentos, produzir relações sociais”, da tese de doutorado de Natália Salan Marpica, defendida na Faculdade de Educação da USP em 2018.
Marpica, N. S. (2018). Entre a obrigatoriedade e as reformas curriculares: professores e professoras de sociologia do ensino médio paulista. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.48.2019.tde-28112018-160654. Recuperado em 2020-09-12, de www.teses.usp.br
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-160654/pt-br.php
Também sugerimos a leitura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o tópico 5.4. A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, pag. 547 a 567 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
Acesse abaixo a gravação da sessão síncrona de 29 de setembro de 2020
Atividades:
Participe do fórum e compartilhe com os demais alunos suas experiências
Atividade no Fórum
Após a leitura do texto indicado, compartilhe no fórum suas análises/sentidos/significados sobre o tema.
Nesta semana, dia 29/09/2020 realizaremos uma sessão síncrona com apoio do recurso de google meet, em breve disponibilizaremos o link de acesso. Turma da tarde de 14h00 às 16h00 e turma da noite de 19h00 às 21h00.
Bom trabalho e fiquem bem!
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Semana 4 – O currículo de Sociologia no Ensino Médio: aspectos históricos e mudanças a partir da BNCC e orientações para realização dos estágios curriculares
A semana 4 apresenta como tema principal uma aproximação e exploração do currículo de sociologia a partir de uma perspectiva histórica e das mudanças ensejadas pela aprovação da Base Nacional Curricular Comum.
Para esta aula serão indicados os textos abaixo com o objetivo de refletir sobre os temas, conteúdos e conceitos presentes no currículo de sociologia do Ensino Médio, particularmente a trajetória da disciplina no contexto da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, além de apresentar as possibilidades de realização de estágio curricular obrigatório no contexto do ensino remoto.
Acesse abaixo a gravação da sessão síncrona do dia 13 de outubro de 2020
Leituras básicas:
Orientações para a realização dos estágios
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (2018)
A etapa do ensino médio. Páginas: 461 a 475
A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Páginas: 561 a 571.
SÃO PAULO. (Estado). Currículo Paulista. Etapa Ensino Médio (2020)
Os fundamentos pedagógicos do currículo paulista. Páginas: 23-41.
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Páginas: 167-179.
SILVA, Ileize Firelli. O ensino de sociologia e a BNCC. In: Brunetta, Antonio A. (org) et. al. Dicionário do Ensino de Sociologia. 1 ed. Maceió, Alagoas: Editora Café com sociologia, 2020. p. 51 – 55.
Leituras complementares:
APPLE, Michael. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional?. In:Moreira, Antonio e Silva, Tomaz Tadeu (Org). 7 ed. São Paulo, Cortez, 2002. P. 59-91.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais (2006)
Conhecimentos de sociologia. Páginas: 101 a 132.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). (2000)
Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
FIORELLI SILVA, I. L.; ALVES NETO, H. F. O processo de elaboração da base nacional comum curricular (bncc) no brasil e a sociologia (2014 a 2018). Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 262-283, 20 abr. 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51545/31026
OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, 35(2), 179-189, 2013. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20222/pdf
SANTOS, Mário Bispo dos. Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de sociologia: em busca do mapa comum. Revista percursos. Florianópolis., v. 13, n.01, p 40-59. Jan- jun, 2012. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2439/2066
SÃO PAULO (Estado). Currículo do Estado de São Paulo (2008)
Ciências Humanas e suas tecnologias. Currículo de Sociologia. Páginas: 132-150.
SÃO PAULO (Estado). Proposta curricular de sociologia 2ºgrau (3ª edição 1992)
SCHRIJNEMAEKERS, Stella Christina e PIMENTA, Melissa de Mattos. Sociologia no ensino médio: escrevendo cadernos para o Projeto São Paulo faz Escola. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85. pp.405-423. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000300006&lng=pt&nrm=iso
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EDM420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II
Semana 5 - Gênero, diversidade sexual e o ensino de sociologia
Esta semana tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as disputas pelos projetos educacionais, e particularmente do ensino de sociologia, em torno dos marcadores sociais da diferença, especialmente gênero, sexualidade e diversidade sexual. Serão analisados aspectos das desigualdades educacionais, violências e discriminações, sob a perspectiva de estudos de gênero e sexualidade; as legislações e as políticas educacionais, particularmente as que fundamentam o currículo; o contexto de disputas em torno de produções políticas e discursivas mobilizadas pelo sintagma “ideologia de gênero”; e o lugar dos saberes e contribuições das Ciências Sociais nesta área para a compreensão das relações e vivências escolares e as possibilidades de extrair desses saberes, um conjunto de temas, sentidos e significados para o ensino de sociologia na Educação Básica.
Acesse abaixo a gravação das sessões síncronas de 20/10/2020
Leituras Básicas
CARVALHO, Marília Pinto. O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula.. Revista de Educação Pública. 2012; 21(46-supl.):401-412. Disponível em : <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416/381> Acesso em 2 ago. 2020.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A homofobia não é um problema. Aqui não há gays nem lésbicas! - estratégias discursivas e estados de negação da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nas escolas. Rev. Psic. UNESP. 2010; 9(1):123-139. Disponível em <http://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/448/424>. Acesso em 31 julho 2020.
MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Soc. estado., Brasília , v. 32, n. 3, p. 725-748, Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922017000300725&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 02 Ago. 2020.
Leituras e indicações complementares
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EDM420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II
Semana 6 – Juventudes no contexto do ensino de sociologia no ensino médio: reflexões e práticas
Esta semana tem como objetivo apresentar o tema das juventudes e o ensino de sociologia. O ponto de partida será a problematização da condição juvenil, os desafios envolvendo o ensino de sociologia e as práticas pedagógicas. Para tanto, analisaremos o tema das juventudes, a condição juvenil, culturas juvenis, cultura escolar e o lugar do saber sociológico na produção de novos sentidos e práticas educacionais e o reconhecimento das demandas, dos desafios e vivências juvenis.
Clique no link abaixo para acessar a gravação da sessão do dia 27/10
Bibliografia Básica
(clique no item abaixo para acessar)
DAYRELL, Juarez T. A juventude no contexto do ensino de sociologia: questões e desafios. In: Moraes, Amaury C. Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC, 2010. P. 65-84.
Indicações de leituras complementares
(clique nos itens abaixo para acessar)
ABRAMOVAY, Miriam. Coord. Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam? / Miriam Abramovay, Mary Garcia Castro, Júlio Jacobo Waiselfisz. Brasília-DF: Flacso - Brasil, OEI, MEC, 2015.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2014.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Os circuitos dos jovens urbanos. Tempo soc., São Paulo , v. 17, n. 2, p. 173-205, nov. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702005000200008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200008.
NEPO/UNICAMP. Prefeitura de São Paulo. Mapa da Juventude de São Paulo, dez, 2014.
SPOSITO, Marilia Pontes. Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 36, n. spe, p. 95-106.
WELLER, Wivian. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Soc. estado., Brasília , v. 25, n. 2, p. 205-224, Aug. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004&lng=en&nrm=iso>. access on 22 Oct. 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-69922010000200004.
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Semana 7 – Educação, racismo e o ensino de sociologia
Esta semana será dedicada ao debate sobre as relações étnico-raciais na escola e o enfretamento do racismo. O objetivo é refletir sobre estratégias didático-pedagógicas que contribuam para a formação de sujeitos não racistas e o lugar desse debate no ensino e na formação de professoras/es de sociologia.
Atividades
Realizaremos duas sessões síncronas no dia 03/11/2020 - terça-feira (Vespertino e Noturno) com a participação da Profa. Dra. Maria Valéria Barbosa do Departamento de Sociologia e Antropologia da UNESP de Marília.
A professora Maria Valéria Barbosa tem uma vasta experiência nos estudos sobre relações étnico-raciais na escola e ensino de sociologia.
Para o debate recomendamos a leitura das referências básicas.
Gravação das sessões
Gravação da sessão 03/11/2020 - Tarde
Gravação da sessão 03/11/2020 - Noturno
Bibliografia Básica
(clique na referência para acessar o texto)
BARBOSA, Maria Valéria. Discriminação Racial e Processos de Ensino/Aprendizagem de Crianças Negras – São Paulo. In: PINHO, Sheila Zambello; OLIVEIRA, José Brás Barreto de (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp [recurso eletrônico]: artigos dos projetos realizados em 2008. – São Paulo, Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2011. P. 659-669.
GOMES, Nilma. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 143-154.
Indicações de leituras e referências complementares
MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
CENTRO DE ESTUDOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DESIGUALDADES – CEERT. Projeto Educar para a Igualdade Social e de Gênero. Disponível em: http://www.pe.ceert.org.br
GELEDÉS – INSTITUTO DA MULHER NEGRA. Planos de aula. Disponível em: http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/planos-de-aula/#gs.xhyCOhs
GOMES, NILMA LINO. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf.
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Semana 8 – O livro didático de sociologia e a produção do texto didático
A semana 8 será dedicada a reflexão sobre o Livro didático de sociologia no Ensino Médio e a produção do texto didático pelas professoras/es da Educação Básica.
Para tanto, acionaremos pesquisas que enfocam os livros didáticos na constituição de repertório de saberes, agentes e discursos pedagógicos, os quais revelam formas de selecionar e aplicar o currículo como programa e como prática em sala de aula, particularmente, os livros de sociologia adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD.
Além disso, analisaremos as possibilidades de uso dos textos didáticos e a produção pelas/os professoras/es da Educação Básica. A produção do texto didático exige uma reflexão cuidadosa sobre o recurso como mediador do conhecimento e para os fins específicos do ensino da disciplina Sociologia no ensino médio.
Atividades
Serão realizadas duas sessões síncronas no dia 10/11/2021 terça-feira (Vespertino e Noturno) via Google Meet.
Clique abaixo para acessar a gravação da sessão
Bibliografia Básica
(clique na referência para acessar o texto)
ENGERROFF, Ana Martina Baron; AMURABI, Oliveira. Os sentidos da sociologia escolar nos livros didáticos no Brasil. REPOCS, São Luiz, v.15 n.30. Jul-dez 2018. p. 215-240,Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/9695/5635>
MAIÇARA, Julia Polessa. O ensino de sociologia e o livro didático. In: Brunetta, Antonio A. (org) et. al. Dicionário do Ensino de Sociologia. 1 ed. Maceió, Alagoas: Editora Café com sociologia, 2020. p. 210 – 214.
SARANDY, Flavio. Notas sobre a escrita de um texto didático. Blog da Revista Espaço Acadêmico, 23 nov 2017. Disponível em https://espacoacademico.wordpress.com/2017/09/23/notas-sobre-a-escrita-de-um-texto-didatico/
Referências complementares:
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Sociologia – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.
MEUCCI, Simone. Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica. Rev. Bras. Hist. Educ., Maringá , v. 20, e098, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942020000100502&lng=en&nrm=iso>
MORAES, Amaury. O ensino de sociologia: mediação entre o que se aprende na universidade e o que se ensina na escola. In: Teoria e Cultura. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 12 n. 1 jan. a junho. 2017.p. 21-33. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12306/6524>
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A semana 9 será dedicada a reflexão sobre o planejamento escolar e as estratégias de ensino. Serão abordados aspectos do projeto pedagógico da escola, a elaboração do plano de ensino e do plano de aula, além de analisar técnicas e estratégias mobilizadas no ensino de sociologia no Ensino Médio.
Atividades
Serão realizadas duas sessões síncronas no dia 17/11/2021 (Vespertino e Noturno) via Google Meet.
Clique abaixo para acessar a gravação das sessões
Bibliografia Básica
LIBÂNEO, José Carlos. O planejamento escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez Editora, 2006. P. 221-248.
SARANDY, Flávio. O trabalho com temas e conteúdos no ensino de Sociologia. In: CARNIEL, Fagner (et.al.) Sociologia em sala de aula: diálogos sobre o ensino e suas práticas. Curitiba: Base Editorial, 2012. P.28- 54.
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Semana 10 – A pesquisa como estratégia de ensino em sociologia
A semana 10 será dedicada a reflexão sobre a pesquisa como estratégia e ferramenta de ensino.
A ideia é refletir sobre os sentidos, possibilidades, oportunidades e obstáculos para o desenvolvimento da pesquisa como estratégia para o alcance dos objetivos da disciplina.
Atividades
Serão realizadas duas sessões síncronas no dia 24/11/2021 (Vespertino e Noturno) via Google Meet.
Clique abaixo para acessar a gravação das sessões
Bibliografia Básica
SOARES, David Gonçalves. A pesquisa como ferramenta de ensino em sociologia: sentidos, obstáculos e potencialidades em livros didáticos e em práticas docentes. Ciências Sociais Unisinos. 53(2), maio/agosto 2017, p. 378-388. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2017.53.2.21/6239
SARANDY, Flávio. O trabalho com temas e conteúdos no ensino de Sociologia. In: CARNIEL, Fagner (et.al.) Sociologia em sala de aula: diálogos sobre o ensino e suas práticas. Curitiba: Base Editorial, 2012. P.54-71 (a pesquisa como estratégia de ensino).