Programação
-
-
PLANO DA AULA (via Google Meet)
- Apresentação da professora, monitoria e alunos
- Ementa e plano geral do curso
- Atividades planejadas para o semestre e avaliação final
TAREFA PARA A AULA 21) Responder e postar as respostas ao questionário (arquivo anexo)2) Iniciar leitura das principais referências bibliográficas do curso de MELP I (arquivos anexos) -
PLANO DA AULA (via Google Meet)
DISCUSSÃO DO QUESTIONÁRIO COM FOCO EM:
- Linha teórico-metodológica de MELP I
- Relevância das aulas de MELP I para a compreensão do funcionamento do curso de Língua Portuguesa na educação básica.
- Relevância das aulas de MELP I para se repensar o ensino de língua e literatura na escola.
- Qualidade da experiência de estágio
- Expectativas acerca de temas e questões a serem abordados em MELP II
TAREFA PARA A AULA 3- Leitura
das principais referências bibliográficas do curso de MELP I
-
PLANO DA AULA (via Google Meet): ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E RELATÓRIO FINAL
- Estágios no período da pandemia: modalidades
- Questões gerais sobre observação e regência
- Mini palestra sobre ENTREVISTA, profa. dra. Gabriela Rodella de Oliveira (UFSB)
TAREFA PARA A AULA 4 - Leitura e apontamentos
-
PLANO DA AULA (via Google Meet): CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO
- Por que e para que ensinamos nossos alunos?
- Questões sobre a leitura literária em sala de aula
TAREFA PARA A AULA 5 - Leitura e apontamentos
-
PLANO DA AULA (via Google Meet): LEITURA LITERÁRIA e ENSINO DE LITERATURA
- Discussão dos textos e propostas para a sala de aula.
- Conversa com Sarah Vervloet Soares (doutoranda FEUSP e escritora) sobre o artigo: SOARES, S. V.; REZENDE, N. L. DE. A leitura literária de A hora da estrela: um percurso de encontros e descobertas. Revista Graphos, v. 21, n. 1, p. 116-134, 1 maio 2019. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/graphos/article/view/46895
- SOARES, S. V._Hora epifania (conto). Inédito
-
XIX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - SMELP 2020 (participação on line)
Nessas datas, os encontros semanais via Google-Meet estão suspensos para permitir a participação das duas turmas. Atenção à tarefa exigida.
TAREFA PARA A AULA 7 – Leitura e apontamentos
-
PLANO DA AULA (via Google Meet)
1. Conversa com Gisele Soares da Silva (mestra em Letras, FFLCH-USP)
2. Documentos oficiais e o ensino de LP
3. Conversa sobre o XIX SMELP
TAREFA PARA A AULA 8 – Leitura e apontamentos
-
PLANO DA AULA (via Google Meet)
1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PROCEDIMENTO
2. BNCC e o ensino de LP
- Os campos de atuação
- Propostas para a sala de aula
TAREFA PARA A AULA 9 – Leitura e apontamentos
Pesquisa sobre documentos oficiais: Currículo da Cidade e Currículo Paulista – estrutura de LP
Secretaria Estadual de Educação: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/
-
PLANO DA AULA (via Google Meet)
DISCUSSÃO SOBRE A PESQUISA REALIZADA NOS CURRÍCULOS DO ESTADO E DO MUNICÍPIO
- Estrutura: organização e conteúdos
SDs: identificação dos grupos e dos temas
TAREFA PARA A AULA 10 – Leitura e apontamentos
Ir assistindo à conferência de Joaquim Dolz sobre SD : https://www.youtube.com/watch?v=GDtPit1zUf0
-
A ESCRITA (TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS)
Aspectos da escrita escolar e não escolar
- A escrita na escola hoje: obstáculos e possibilidades
- Modalidades textuais para o fundamental e médio
- BNCC – gêneros do discurso para EM
TAREFAS PARA A AULA 11
Assistir à aula do prof. Sírio Possenti “Questões de Linguagem” https://www.youtube.com/watch?v=6B5ux7_UYDo
Ler: VARGAS, Maria Valíria A. de M. Processos de remissão textual em redações de vestibular...
-
- Ensino de escrita no Ensino Médio
- Questões sobre a dissertação: proposição e correção
-
A avaliação do ensino e da aprendizagem: abordagens
- Leitura sugerida: PERRENOUD, P._Não mexa na minha avaliação!
Organização das apresentações, a partir de 09/12 e 10/12, das Sequências Didáticas produzidas em grupo.
- Leitura sugerida: PERRENOUD, P._Não mexa na minha avaliação!
-
Apresentação das Sequências Didáticas criadas pelos grupos
Lembrete: Aula de duração mais longa para dar conta de todas discussões
-
Apresentação das Sequências Didáticas criadas pelos grupos
Lembrete: Aula de duração mais longa para dar conta de todas discussões