Programação
-
Texto 1A: CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. In: Espaços da Escola, ano 12, n.º 47, jan./mar. 2003, p. 11-14.
Texto1B CALLAI, 2005. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.
Após a leitura dos textos da Sessão 1, respondam às seguintes questões:a) Qual a relevância social da Geografia na escola?b) Por que pedagogxs tem que saber Geografia? -
Texto 2A: GOMES, Paulo Cesar da Costa. Introdução: Geografias e mundos. In: Paulo Cesar da Costa Gomes / Quadros Geográficos, 2017, p. 13-22.
Texto 2B: GOMES, Paulo Cesar da Costa. Conclusão: A Geografia é uma forma de pensar! In: Paulo Cesar da Costa Gomes / Quadros Geográficos, 2017, p. 145-147.
Após a leitura dos textos, respondam às seguintes questões:
(a) O que é Geografia?
(b) O que é Geografia Escolar?
-
Texto 3B: SANTOS, Milton. Paisagem e Espaço. In: Milton Santos / Metamorfoses do espaço habitado (livro), 1988/1998, p. 20-26.
Após a leitura dos textos, respondam às seguintes questões:a) Com base no texto, explique como você entende as categorias, paisagem, território e lugar.
b) Em quais conteúdos trabalhados na escola, na disciplina de geografia, aparecem as categorias de território, paisagem e lugar? -
Texto 4A: ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia e Infância. In: VI Colóquio de Cartografia para Crianças e II Fórum Latino-Americano. 2009, p. 01-13.
a) Após assistir às videoaulas, explique como a Cartografia pode ajudar a pensar espacialmente sobre um fenômeno geográfico.
Videoaula 1: cartografia e pensamento espacial na educação.
Videoaula 2: Cidade e a linguagem cartográfica.
-
Texto 5A: CASTELLAR, Sonia. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: Rosângela Doin de Almeida / Novos rumos da cartografia escolar, 2011, p. 121-137.
a) Com base na leitura e nas videoaulas, explique de que maneira podemos desenvolver os três eixos principais do Pensamento Espacial nas aulas de geografia na escola.
Videoaula 3: Noção de orientação e ponto de vista.
Videoaula 4: Cartografia e pensamento espacial na geografia - Parte II:
Videoaula 5: Cartografia e pensamento espacial na geografia- Parte III:
-
Texto 6A: MANNING, M, GANSTROM, L. Debaixo da cama (Livro Infantil).
Texto 6B: CASTELLAR, Sonia & JULIASZ, Paula. Educação Geográfica e Pensamento Espacial: Conceitos e Representações. In: ACTA Geográfica, Edição Especial, 2017, p. 160-178.
Videoaula 6: Estações do ano: referencial, movimento e projeção.
-
Texto 7: ROSS, Jurandyr. São Paulo: a cidade e as águas. In: Ana Fani Alessandri Carlos & Ariovaldo Umbelino de Oliveira / Geografias de São Paulo, 2004, p. 183-187 e 203-217.
a) A partir da videoaula, da leitura do texto e da analise o documentário “Entre Rios”, explique a ocorrência de fenômenos de risco como as inundações com base nas características hidrográficas e no crescimento populacional urbano da cidade.
Videoaula 7: A importância dos conceitos físicos na cidade.
Vídeo: Documentário “Entre Rios”
-
Texto 8A: JACOBS, Jane. O uso das calçadas. In: Jane Jacobs / Morte e Vida nas Grandes Cidades (livro), 2013, p. 59-96.
Vídeo: “Jan Gehl – Cidade para as Pessoas”
Videoaula 8: Largo da Carioca: Paisagem, tempo e espaço.
-
Profa. Dra. Carolina Busch Pereira (6min):
Entrevista parte 1: profa. Sonia Castellar e profa. Carolina Busch (19min):
Entrevista parte 2. profa. Sonia Castellar e profa. Carolina Busch (20min):
-