Com características experimentais, dada a construção ainda incipiente no campo da formação de professoras (es) da Educação Infantil, em cursos de graduação em Pedagogia e fora deles, este curso objetiva refletir e discutir sobre a construção dos corpos nas danças e teatros das culturas infantis no sentido de consolidar uma Pedagogia dos corpos, dos movimentos, das gestualidades, das linguagens táteis, da linguagem pele-pele, dos jogos e brincadeiras, processo a ser construído, desafio que implica em conceber as diferentes formas de expressões e manifestações culturais e artísticas como fundamentos nos contextos educativos das creches e pré-escolas, também através de viagens didáticas em espaços culturais. Sendo assim, a dança e o teatro serão concebidos como formas plenas de as crianças pequenininhas (0 a 3) e pequenas (4 a 6) viverem a infância e não como formas de ensino, categoria ainda presente, mas já epistemologicamente contestada nas pesquisas recentes que têm nas crianças e em suas culturas estéticas fontes privilegiadas para a formação de professoras(es) e de garantia do direito à infância.