Programação
-
Bem Vindos, caros estudantes!!!
Considerando as novas recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde referente à pandemia de Covid-19 e a impossibilidade da realização das aulas presencialmente, e seguindo as diretrizes da Congregação da FEUSP, determinada em Maio de 2020, optamos por adaptar as algumas atividades para o formato EaD. No entanto, entendemos que por se tratar de uma disciplina presencial, sua realização em EaD compromete a realização da proposta inicial da disciplina. No entanto, encaminharemos as atividades assíncronas e síncronas, da melhor forma possível.
Avaliação e frequência:
A frequência será correspondente as atividades feitas e postadas na plataforma, ou seja, para ser aprovado você deverá cumprir ao menos 75% das atividades propostas;
Avaliação: 60% da nota final = Estágio Obrigatório
40% média das atividades realizadas no curso e que estão distribuídas nos tópicos.
Estarei á disposição para esclarecer dúvidas e para ajudá-lo(a)s no que se fizer necessário!!!
AttProfa Ana Paula
Aula do dia 29 de Junho de 2020: -
Como vimos, em aula presencial, há várias possibilidades para organizar o Planejamento Escolar. A Sequência Didática é uma dessas possibilidades.
Nesse tópico, estou disponibilizando a apresentação feita em sala de aula (presencial) , com as etapas específicas para a elaboração de uma SD (Sequência Didática), caso tenham dúvidas, poderão me perguntar via fórum (abaixo).
Esse registro é importante, pois utilizarão esse modelo para algumas atividades ao longo das atividades.
-
Apresentação sobre Método Topológico de Ensino e SD
-
Caros estudantes,
A proposta desta atividade é criar uma espécie de cartaz, onde vocês escolherão uma imagem, que melhor represente as categorias propostas. Desta forma, vocês elaborarão no word, uma composição de imagens e junto a cada imagem um breve texto que justifique sua escolha, uma espécie de legenda com um breve texto argumentando o porque a imagem poderia servir de disparados para o desenvolvimento do conceito em sala de aula.
Para a realização da atividade é importante que recorram a teóricos já estudados por vocês na graduação.
-
Escreva uma carta sobre a cidade de São Paulo, imaginando que você a está escrevendo para uma pessoa que não conhece a cidade.
Em seguida, poste essa carta no fórum.
-
Esse tópico tem como objetivo promover a reflexão sobre o Ensino de Geografia.
Leia os textos e participe, com pelo menos uma postagem no fórum de discussão proposto para o tema.
-
Reflita sobre a importância da Geografia Escolar, observando as ideias apresentadas pelos autores, como você explicaria a ideia de Educação Geográfica" e a importância do Ensino de Geografia na escola básica.
-
Para compreender o que é e a importância da Cartografia Escolar, precisamos compreender como ocorre o desenvolvimento das noções espaciais dos sujeitos.
Leia os textos propostos, neles você terá acesso a parte das discussões e conhecimentos científicos desenvolvidos sobre o tema. Depois assista ao vídeo que trata sobre a cartografia tátil. Esse video o fará refletir sobre a importância da inclusão e sobre possibilidades pedagógicas para estudantes com deficiencia visual ou baixa visão.
A partir desses conteúdos, proponha uma atividade didática que promova a alfabetização cartográfica e a inclusão.
-
Após a leitura do texto de referência: Sequências didáticas e sequências de conteúdos, de Antonio Zaballa, você deverá postar sua proposta de Conteúdo articulado com os tipos de conteúdos propostos pelo autor, ou seja, sua proposta deverá apresentar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Desta forma, você deverá apresentar as primeiras etapas da SD (público alvo; objetivo geral, objetivos específicos), note que nos objetivos específicos é que podemos enfatizar os tipos de conteúdos.
-
Há uma infinidade de recursos pedagógicos que podem servir para desenvolver os conteúdos geográficos em sala de aula. Tais recursos contribuem para que as propostas pedagógicas possam ser mais instigantes para os estudantes e serve como material sensibilizador, ou seja, um recurso para despertar i interesse dos estudantes para o tema da SD, pode servir como fonte de dados para uma SD investigativa, ou pode se se constituir como o resultado de um processo de ensino e aprendizagem, ou seja, como o produto final de uma SD.
Podemos entender como recursos: um filme, um documentário, uma imagem, uma notícia de jornal, uma HQ, uma obra de arte, um experimento científico ou ainda um texto literário (poemas, cordéis, contos, história infantil, etc).
Para essa proposta trabalharemos com textos literários. Leia os textos e proponha uma SD no fórum, para poder compartilhar com os demais colegas.
-
Em geografia utilizamos diferentes modelos para ensinar os conteúdos, tais como modelos erosivos, de solo, maquetes, etc.
Assista ao vídeo e poste um comentário no fórum, sobre quais estratégias poderiam ser utilizadas para explicar o conceito de bacia hidrográfica, impermeabilização, ou outro conceito que apareça no documentário.
Leia o texto e assista o vídeo, eles serão base para seu comentário no fórum.
-
Nesse tópico você realizará reflexões sobre os diferentes espaços de aprendizagem.
Leia a apresentação e o texto de referência da aula;
Faça os tours virtuais em diferentes museus do Brasil e do Mundo e proponha uma Sequência Didática que evidencie todas as etapas para o desenvolvimento do conteúdo proposto, esse conteúdo poderá ser de geografia ou de geografia e outra disciplina, configurando-se como uma proposta interdisciplinar.
Sugestões:
Museu de Inhotim: https://artsandculture.google.com/partner/inhotim?hl=pt-br
Museu do Amanhã: https://museudoamanha.org.br/pt-br/confira-tour-virtual-pratodomundo-comida-para-10-bilhoes
Diversas sugestões em: http://eravirtual.org/
Site com os links de 30 museus do mundo com Tours virtuais: https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html
Esses são sites sugeridos, mas você poderá propor outros.
-
Caros estudantes,
Segue orientações para o preenchimento das fichas de estágio.
Peço que entrem nos links a seguir e, preencham a ficha, em seguida insiram na seção “Relatório de estágio” (Sem necessidade de assinatura) e, por fim, envie pelo link da faculdade.
IMPORTANTE: Vocês só conseguirão enviar pelo link 2 após eu inserir as notas, desta forma, peço que aguardem até dia 10 de Agosto, pois prorroguei a data de entrega e iniciarei as correções após o dia 25 de Julho de 2020.
As orientações sobre fichas de estágios encontram-se nos links a seguir:
1) Preenchimento das fichas:
http://www4.fe.usp.br/estagios/documentos-do-estagio-curricular
2) Registro on-line das fichas:
http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio
Qualquer coisa, me escrevam.
Att
Profa Paula
-