Programação

  • Metodologia do Ensino de História I - Aula 1

    • Data 02/03

      Apresentação do programa, orientações para o estágio e para escrita de memórias.

       Apresentação da bibliografia básica, organização dos grupos de seminários.

       

      ARIÈS, Philippe. A criança descobre história. In:______. O Tempo da História. Lisboa: Relógio d´Água, 199

       

      BLOCH, Marc. Introdução. In: Apologia da História: ou o ofício do historiador. Rio de     Janeiro: Zahar, 2011.

                     

  • Aula 2

    Data: 09/03 (Aula presencial)

    História oral: por que entrevistar um professor de História?

    Reflexões sobre a elaboração do ensaio sobre a entrevista com o professor.

    GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In. NÓVOA, Antonio. (org.) Vidas de professores. Porto:

    Porto Editora, 2000.

    HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In. NÓVOA, Antonio. (org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

    MEIHY, J. C. S. RIBEIRO, S. L. S. Entrevista em história oral. In: Guia prático de história oral. São Paulo: Contexto, 2011.

    PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. (Capítulos 1 e 2 – “História oral: uma relação dialógica” e “Para além da entrevista: uma autoetnografia da minha prática”)

     JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. AMADO, Janaína. (Orgs) Usos & Abusos da História Oral. (8ªed). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


  • Aula 3

    Aula 3: Atividade remota assíncrona

    Planos de Ensino / Sequências didáticas.

     BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação: In. Para uma educação de qualidade. Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004.

  • Aula 4

    Atividade remota assíncrona

    O surgimento da escola e a História como disciplinar escolar no Brasil.

     ABUD, Katia Maria. Currículos de história e políticas públicas: os programas de história do

                 Brasil na escola secundária. BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico escolar. São

                 Paulo: Contexto, 2002.

    BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. In: Estudos Avançados. São Paulo: (32)93, 2018.


  • Aula 5

    Atividade remota assíncrona

    Planejamento, seleção e organização de conteúdos de História no currículo.

    MATTOZZI, Ivo. Currículo de História e Educação para o patrimônio. Educação em Revista. Belo Horizonte. FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.

    YOUNG, Michael. Entrevista concedida à Claudia V. A. Galliano Paula B. J. Louzano. Michael Young e o campo do currículo no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”. Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP, v. 40, n. 04, Out/Dez. 2014.

    BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice. CATANI, Afrânio. (orgs.). Pierre Bourdieu: Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes Ed., 1998, pp. 39-64.

    GOODSON, Ivor F. Processos de mudança curricular e períodos históricos. In: Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

                 

  • Aula 6

    Atividade remota assíncrona

    Conceitos históricos na sala de aula

     ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. Educar em Revista. Curitiba (PR): Ed. UFPR, Número Especial, p. 151-170, 2006.

     Livros Paradidáticos sobre Democracia e Classe Social.

     A democracia pode ser assim /  Equipo Plantel; ilustração Marta Pina. São Paulo: Boitatá, 2015.

    O que são classes sociais? / Equipo Plantel; ilustração Joan Negrescolor. São Paulo: Boitatá, 2016.

     BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. (6ª ed). São Paulo: Contexto, 2018.


  • Aula 7

    Atividade remota assícrona

    Relações entre o saber histórico científico, o saber histórico escolar e campo político.

     SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Saber escolar e conhecimento histórico. História & Ensino, Londrina, v. 11, p. 35-50, 2005.

    FERREIRA, Maíra Soares. A rima na escola, o verso na história. São Paulo: Boitempo, 2012. (Introdução e 3º. Capítulo)


  • Aula 8

    Programa reorganizado - atividade remota assíncrona

    Data: Semana 02/06

    Por que ensinar História? 

    CIAMPI, Helenice. Os desafios da história local. In: MONTEIRO, Ana Maria. GASPARELLO, Arlette Medeiros. MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Orgs) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

    LEE, Peter. Por que aprender história? Educar em Revista. Curitiba, Ed.UFPR, n. 42, out/dez. 2011.


  • Aula 9

    Programa reorganizado: Atividade síncrona

    Data: 09/06 (13h – 15h)

    Tema sugerido: História do Tempo Presente e Escola sem Partido

    FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. É possível fazer tábula rasa do passado... e do presente dos historiadores? In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs). História do Tempo Presente. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

    FRANCO, Stella Maris Scatena. Do arco-íris à monocromia: o Movimento Escola Sem Partido e as reações aos debates sobre gênero nas escolas. In: MACHADO, André Roberto de A. TOLEDO, Maria Rita de Almeida (Orgs). Golpes da História e na Escola: o Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez, 2017.


  • Aula 10

    Programa reorganizado: atividade assíncrona

    Data: semana 16/06

    Desafios do ensino de História em tempos de pandemia. 

    AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Presença distante, distância presente: uma reflexão sobre a EaD. In: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. MORAES, Raquel de Almeida. TERUYA, Teresa Kazuko (Orgs). Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.


  • Aula 11

    Programa reorganizado - Atividade síncrona.

     Data: 23/06 - 13h – 15h

    Tema sugerido: Relações entre História e Gênero

    LINS, Beatriz Accioly. MACHADO, Bernardo Fonseca. ESCOURA, Michele. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Editora Reviravolta, 2016. (Introdução, Capítulo 1 e Como ajudar? Algumas sugestões).

    COUTO, Maria Aparecida Souza. CRUZ, Maria Helena Santana. Inserção de gênero no currículo de História e a formação do trabalho docente. In: Revista Tempos e Espaços em Educação. Sergipe, volume 10, n.23, set/dez, 2017.

    OLIVEIRA, Suzana Rodrigues. Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). In: Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 27(3), 2019.


  • Aula 12

    Programa reorganizado - atividade assíncrona

    Data: Semana 30/06 

    História pública e produção e conhecimentos partilhados

    ALBIERI, Sara. História pública e consciência histórica. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. (Orgs) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

    ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. História Pública: um desafio democrático aos historiadores. In: REIS, Tiago Siqueira et al. (Orgs). Coleção História do Tempo Presente: volume 2.  Boa Vista: Editora da UFRR, 2020

  • Aula 13

    Data: 07/07

    Apresentações e compartilhamentos de experiências e reflexões.

    Plano de Ensino, Entrevista, Observação e acompanhamento de atividades didáticas.

     

  • Aula 14

    Data: 14/07

    Apresentações e compartilhamentos de experiências e reflexões.

    Plano de Ensino, Entrevista, Observação e acompanhamento de atividades didáticas.

  • Aula 15

    Data: 21/07

    Apresentações e compartilhamentos de experiências e reflexões.

    Plano de Ensino, Entrevista, Observação e acompanhamento de atividades didáticas.


  • Aula 16

    Data: 28/07

    Fechamento da disciplina