Programação

  • Aula 1 - Combinações gerais sobre a disciplina

    Nos slides, você encontra o que foi discutido e combinado no primeiro dia de aula da disciplina de Metodologia I.


    • Atualizado em 13/03. Monitores da disciplina. Flavio e Daniela.


    • As atividades de cada aula poderão sofrer alterações dependendo do desenvolvimento das aulas. Mantenha-se atento aos avisos da professora da disciplina no Moodle.

      Atualizado em 04/03.

  • Aula 2: Sobre ensinar e aprender matemática

  • Aula 3: Mostra de Estágio FEUSP, observação, estágio

    Participaremos da VI Mostra de Estágios da FEUSP, das 19h30min às 21h30min, no auditório da FE, bloco B, ala C.

    Posteriormente, a aula continua no Laboratório de Matemática (sala 8B) para conversarmos sobre o período de observação na escola e possíveis dúvidas de estágio.


  • Primeira atividade a distância

    Observação importante: 

    Como disse em mensagem anterior, se alguém não tiver condições de realizar a atividade, por favor, me informe para eu estar ciente e entrar em contato.

    Para a realização desta atividade, você precisa postar aqui no moodle um arquivo de texto docx (ou do open office). Não envie pdf, pois eu e os monitores faremos comentários em seu texto. Talvez você também precise usar um editor de texto matemático (equation do word, por exemplo). Se você não tiver acesso a um editor, por favor, nos escreva para que possamos pensar juntos como você pode realizar e postar o trabalho.

    A atividade pode ser feita em duplas (preferencialmente) ou individualmente, como expliquei na última mensagem que enviei.

    Se fossemos seguir o cronograma de aulas de Metodologia I, começaríamos a discutir sobre atividades investigativas nas aulas de matemática.  Tentaremos fazer isso :-) A atividade de "hoje" iniciará nossa discussão sobre essa temática. Ela será importante para as reflexões que faremos a respeito de uma aula de matemática que utiliza essa metodologia de ensino (as investigações). Vamos lá!


    ATIVIDADE:

    Considere a tabela abaixo. É muito comum encontrarmos esta tabela (e algumas variações dela) em murais de salas de aula de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vamos pensar um pouco sobre esta tabela de números.


     

    1 - Explore esta tabela. Que tipo de características e regularidades você acha que alunos do Ensino Fundamental e Médio podem  encontrar em tal tabela? Liste aqui tudo o que você encontrou. Teria alguma regularidade que você considera que os alunos não conseguiriam visualizar?

     

    2 – Considere o retângulo formado pelos números 22, 23, 24, 32, 33 e 34 da tabela. Multiplique os números “localizados” nos vértices opostos do retângulo e subtraia os resultados. Em outras palavras, considere o retângulo abaixo, faça a = 22, b = 24, c = 32 e d = 34, e calcule F = a.d - b.c.


    3 – Considere outros retângulos desse “formato” (2 linhas e 3 colunas). Calcule a diferença F acima. O que acontece?


    4 – O que será que acontece com o cálculo dessa diferença F se fizermos uma rotação de 90o nesses retângulos, no sentido horário? Teste fazer isso.


    5 – E se o retângulo for composto de um número diferente de linhas e colunas daquele considerado anteriormente nos itens 2 e 3, como fica essa diferença? 


    6 – Tente estabelecer algumas considerações e generalizações sobre esses cálculos realizados. O que você pode afirmar e concluir?


    7 – Que outro tipo de exploração, semelhante a esta que fizemos, você poderia sugerir para ser feita sobre esta tabela?


    Elabore um arquivo com estes enunciados (de 1 a 7) e suas respectivas respostas e poste no espaço abaixo até a noite do dia 1º de abril (quarta-feira). Identifique esse arquivo com o nome da dupla (ou do aluno/a) que realizou a atividade para melhor organização.

    Bom trabalho e lembre-se de se comunicar comigo e com os monitores para qualquer dúvida e auxílio. Abraço!

    Profª. Raquel.



  • Retorno sobre a atividade da tabela dos números

    Flavio e eu lemos e comentamos todos os trabalhos enviados. Todos receberam um retorno sobre o que desenvolveram em sua atividade da tabela de números. Este arquivo foi postado no moodle, como resposta ao trabalho que você enviou.

    Nesta versão do seu trabalho, você encontrará comentários e/ou perguntas no sentido de compreender o que você escreveu, elogiar sua escrita/ideia ou incentivar que você siga em seu estudo da tabela.

    No caso de duplas, enviamos para o colega que postou o trabalho. Assim, quem postou o trabalho deve compartilhar o arquivo com o colega.

    A próxima tarefa que você desenvolverá é responder aos nossos comentários (estão na lateral das páginas), especialmente quando houver uma pergunta ou uma solicitação para desenvolver mais o que você apresentou. As respostas aos comentários precisam ser feitas em outra cor para que possam ser identificadas por mim e pelo Flavio.

    Além disso, há 3 perguntas ao final do documento para serem respondidas. Elas são uma reflexão sobre o tipo de atividade que vocês desenvolveram. Poste seu novo documento com essas alterações até quarta-feira da semana que vem (dia 20 de maio) no link abaixo.

    É importante que todos realizem a atividade (se você está tendo condições de acompanhar a disciplina a distância), pois ela é fundamental para a próxima tarefa que desenvolveremos (leitura de um texto, reflexão e escrita do texto 3 do Diário de Educação Matemática).

    Abraço,

    Profª. Raquel


  • Primeira aula remota - 27/05

    Boa noite! 

    Segue o link do nosso primeiro encontro remoto, com as primeiras combinações sobre a retomada das atividades da disciplina.

    https://www.youtube.com/watch?v=33Gfojv4Exk&t=2s

    A pauta do encontro foi a seguinte:

    Replanejamento das atividades de EDM0427

     

    1) Situação delicada, difícil e que está exigindo outras ações e habilidades de nossa parte.

    2) Documento da FE em http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/reorganizacao-2-2020.pdf

                - Final de agosto.

                - Diferentes possibilidades para as atividades de estágio.

    3) Consonância com MAT1500 – Profª. Barbara e Profª. Daniela

    4) Sobre o vínculo com algum professor da Educação Básica:

    - Quem está cursando MAT1500 e em qual ano escolar o professor atua?

    - Para quem não está cursando MAT1500, tem professor de escola pública para acompanhar?

    5) Sobre as atividades de estágio:

    -       Auxiliar o professor na elaboração de aulas e atividades (quais são as demandas? Quais atividades? Quais os conteúdos?);

    -       Conversar com o professor sobre sua rotina de trabalho e temas específicos tratados em EDM0427;

    -       Redigir relatos sobre essas conversas;

    -       Análise de materiais didáticos;

    -       Análise de materiais e aulas disponibilizados no Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

    -       Produções escritas no Diário de Educação Matemática (DEM).

     

    6) Documentos do estágio:

    - Termo de Compromisso está suspenso no momento. Aguardar orientações.

    - “Rascunho” da ficha de estágio: registrar todas as atividades realizadas referentes ao estágio, frequência, data, horas.

     

    7) Atividade da tabela dos números.

                - Quem já havia explorado ou visto a atividade?

                - Já viram algo parecido em suas aulas da Ed. Básica (como aluno ou professor)?

     

    8) Próxima aula: 03/06 – 19:30

    Discussão do texto “Cenários para investigação”, de Ole Skovsmose.

    Texto 3 do DEM: ver orientações no moodle.

     

  • Cenários para Investigação - aula 03/06

    Discutiremos o texto "Cenário para Investigação", de Ole Skovsmose.

    Referente a esse artigo, você postará o texto 3 do seu Diário de Educação Matemática, até o dia 02/06. Seu texto seguirá a formatação já combinada para o DEM e deverá conter:

    - suas aprendizagens em relação às principais ideias do artigo “Cenários para Investigação”;

    - ao final, escreva uma pergunta que lhe venha à mente sobre o texto lido. Pode ser uma dúvida ou uma reflexão no formato de pergunta.


    Aqui está o link para a gravação da aula remota: https://www.youtube.com/watch?v=sikrdkw4hq0

  • Transformar exercícios em atividades investigativas - aula 10/06

    Link para acessar a 3° aula remotahttps://meet.google.com/yzu-nexb-wze


    Link para acessar a GRAVAÇÃO da 3ª aula remota: https://www.youtube.com/watch?v=ZmvH3PpSmYM

  • Propostas de Estágio e metodologias de ensino - aula 17/06

    Postar aqui no moodle, até dia 16/06, as possibilidades de estágio acordadas com o/a professor/a da Educação Básica.

    Estas atividades podem ser realizadas individualmente, em duplas ou trios.

    Elabore um arquivo contendo:

    •       Nomes dos integrantes do grupo de estágio;

    •       Quem é o/a professor/a da Educação Básica que você acompanhará? Ano, escola.

    •       Quais as atividades de estágio que você combinou em realizar com o/a professor/a? (conversas, acompanhamento de aulas, planejamento de atividades, análise do material do/a professor/a, em quais conteúdos vai ajudar). 


    • Apenas um integrante do grupo deve postar o arquivo.

    • Slides com informações sobre:

      - as ATIVIDADES DE ESTÁGIO;

      - a nova AVALIAÇÃO da disciplina;

      - as diferentes metodologias de ensino; e 

      - as instruções para o TRABALHO sobre metodologia de ensino.

  • Materiais concretos e o ensino de matemática - Aula dia 24/06

    Link para acessar a 5º aula remota: https://meet.google.com/yzu-nexb-wze


    Link para a 5ª aula GRAVADA: https://youtu.be/QZQttwqAWfI


    Textos-base para a aula:

  • Aula dia 01/07 - Orientação para o trabalho de metodologia do ensino de matemática

    Link para a reunião online: https://meet.google.com/yzu-nexb-wze


    Para a entrega da versão parcial do trabalho, no dia 7 de julho, o grupo deve produzir um documento contendo:

    • Dados gerais: integrantes do grupo, o conteúdo matemático e ano escolar;
    • Metodologia: 
            - a metodologia do ensino escolhida;

            - indicação, com referência bibliográfica, de, pelo menos, dois textos de revistas científicas sobre esta metodologia. Explore a ferramenta "busca" em revistas científicas, como as abaixo:

                        – RPEM: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/index

                        – PEM: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/issue/archive

                        – SBEM: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr

                        – SBEM–SP: https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/issue/view/16

            - um parágrafo descritivo sobre cada texto escolhido.

    • Esboço da atividade sobre o conteúdo matemático utilizando a metodologia escolhida. Lembrar que parte da atividade deve ser possível de ser aplicada remotamente.


    Outros sites que possam interessar para a realização do trabalho (sugestões que surgiram na aula de ontem nas duas salas do google meet):

    Revistas da Sociedade Brasileira de História da Matemática: https://www.sbhmat.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=375

    Revista do Professor de Matemática (para ver problemas): http://www.rpm.org.br/

    Site de atividades sobre estatística: https://www.ime.usp.br/ativestat/


    Grupos:

    Allan, Juliana e Yuri - 5o ano, frações

    Artur A. l. Junior e Michel - 5o ano, geometria

    Mariana e Rubens - 4o ano - multiplicação 

    José Antonio, Bruno, Thamires - 4o ano, geometria

    Henrique, Artur da Costa Mata - 1o ano EM: Estatística

    Edilberto, Gabriel Neves, Vitor Nunes - 8o e 9o ano - Estatística e Probabilidade 

    Wesley - 1°ano - contagem e números

    João Vitor e Cinthia - 9º ano – conteúdo: função afim

    Gabriel Chang, Nathalia, Daiane - 6o ano -  Divisibilidade: Múltiplos, divisores e números primos;  - Frações e suas operações

    Carmeline, Filipe e Jefferson - 2o ano - sólidos geométricos. 

    Leonardo - 8º ano - conteúdo?

    José Antonio - 4o ano – conteúdo?

    Augusto - 7º -  conteúdo: razão e proporcionalidade

    Sophia - 6, 8 e 9º ano - conteúdo?

    • Apenas um integrante do grupo deve postar esta tarefa.

  • Trabalho de metodologia do ensino

    Entrega da versão final: 29 de julho.

    Critérios: clareza na escrita, rigor na língua portuguesa (incluindo normas da ABNT) e conceitos matemáticos, criatividade, atendimento ao que foi solicitado.

    O trabalho deve apresentar as seguintes seções:

    1) Introdução: temática (conteúdos matemáticos), metodologia escolhida, público-alvo das atividades.

    2) Metodologia escolhida: capítulo teórico sobre a metodologia de ensino escolhida (escrever, pelo menos, 1 página para cada texto escolhido, contendo suas principais ideias).

    3) Descrição e apresentação das atividades (aqui pode ser incluído um link de compartilhamento para acessar o material produzido - rmilani@usp.br, flavio.canoa.oliveira@usp.br e daniela.schuck@usp.br)

    4) Relato sobre a implementação de uma dessas atividades. Se você não pode realizar as atividades junto aos/às alunos/as, escolha uma atividade implementada pelo/a professor/a e que você, de algum modo, tenha acompanhado seu planejamento e realização, e relate sobre ela (propósito, como foi planejada, como o/a professor/a colocou em ação, respostas dos/as alunos/as).

    5) Referências bibliográficas citadas no trabalho.

  • Texto reflexivo sobre o estágio

    Texto reflexivo sobre o estágio

    Data de entrega: 05/08

    Critérios avaliativos: reflexão, descrição, clareza na escrita, rigor na língua portuguesa (incluindo normas da ABNT) e conceitos matemáticos, atendimento ao que foi solicitado.

    O tema central da escrita deste texto deverá ser uma reflexão sobre a seguinte questão:

    O que é ser estagiária/o em tempos de ensino remoto e de pandemia?

    Vocês sabem que a ideia não é simplesmente responder a esta pergunta central. Vocês devem, sim, trazer relatos de situações, descrição do contexto em que o estágio ocorreu, respostas dos alunos, atividades que vocês planejaram/implementaram, conversas com o/a professor/a, ideias do grupo, ideias de docentes da USP, ideias de autores/as de textos que vocês leram e o que mais vocês julgarem importante para dar subsídios para refletirem sobre a questão central do texto.

    Selecionem esses relatos e informações e apresente-os inicialmente. Eles serão sua fundamentação para a reflexão sobre a pergunta central

    Depois, cada integrante do grupo escreverá uma seção do texto com suas aprendizagens, angústias, dilemas, dificuldades e desafios. É possível fazer relato de situações específicas não relatadas inicialmente no texto.

    Ao final do texto, foquem na questão central e reflitam sobre ela.

    A formatação do texto é a mesma que você utiliza no Diário de Educação Matemática, com exceção do espaçamento entrelinhas. Use espaçamento 1,5.  Se você fez o estágio sozinho ou em dupla, o texto deverá ter de 4 a 6 páginas. Se você fez o estágio em grupo de 3 ou 4 pessoas, seu texto deverá ter 6 páginas.

  • Datas importantes

    -22/07: atendimento aos grupos que precisarem de orientação para os trabalhos (metodologia e texto estágio)

    -29/07: último encontro remoto.
                 -Entrega no moodle do trabalho de metodologia de ensino de matemática;
                 -Breve compartilhamento dos trabalhos. Apresentação dos grupos (quem vai apresentar? Quem vai compartilhar a tela?);
                 -Encerramento da disciplina;
                 -Entrega das fichas de estágio.

    05/08: entrega do texto reflexivo sobre o estágio no moodle.

    12/08: fechamento de notas. Início da recuperação.


  • Notas

    Notas atualizadas em 5 de setembro.