Indice degli argomenti
-
-
Links de acesso para participação dos encontros da disciplina via Google Meet:
Terça-feira - 19h30. Link: meet.google.com/umx-xbbg-rzy
Quinta-feira - 14h30. Link: meet.google.com/zyc-hsbc-nbp
Para acessar os encontros, basta clicar no respectivo link, no dia e horário da aula ou entrar através do convite enviado por e-mail.
-
Caso alguém saiba de outro(a)s colegas da disciplina que queiram participar do grupo do WhatsApp, podem repassar o link.
-
-
Aqui é possível consultar o programa da disciplina atualizado.
Disponibilizamos também a proposta inicial do programa e a pasta do Google Drive para caso alguém tenha interesse em acessar a relação de indicações de leituras e os arquivos.
Colocamos também os principais resultados da pesquisa que fizemos via o formulário que foi enviado. Aqueles que não responderam ainda, o formulário continua recebendo respostas: https://forms.gle/P8TbSAopT4cKaboJA.
Além disso, é possível consultar o documento oficial de reorganização do calendário e das ações da FEUSP.
-
Nesta semana teremos dois encontros online da disciplina Metodologia do Ensino de Geografia I.É muito importante a participação de vocês, pois serão propostos os encaminhamentos da disciplina neste semestre.
-
Visualizzare
-
Visualizzare
-
-
Para tratarmos dessa temática e pensando em articulá-la com o momento em que estamos vivendo, convidaremos professoras/es da educação básica para um bate-papo sobre como está sendo a educação em tempos de pandemia, principalmente em relação às exigências das secretarias de educação.
-
Visualizzare
-
-
Discussão sobre o filme “Entre os muros da escola” e o texto:
- ALVES, Rubem. Sobre Jequitibás e Eucaliptos – amar. In: ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Acs Poética, 1995.
-
Visualizzare
-
Clique aqui para enviar a resenha 1 Compito
-
Discussão sobre a temática colocando em destaque as questões raciais no Brasil e nos EUA.
Recomendamos que acompanhem a live que o NEPEN-GEO-USP (Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras do Departamento de Geografia da USP) fará na quinta, 6/6, às 20h para somar o debate.
Será uma roda de conversa para pensarmos toda esta Geografia que se articula sobre o corpo negro nestes dias.
A Live Insurgências Negras ficará disponível no canal do YouTube do NEPEN para quem não conseguir acompanhar a transmissão ao vivo.
Além disso, recomendamos que assistam a Live Caminhos para uma Educação Antirracista que foi transmitida no dia 10/06 no canal Tudo Educa.
Textos-base:
- CALÇADA, Luís Antônio; JÚNIOR HERINGER, Bruno. Do multiculturalismo ao interculturalismo; fracasso ou aperfeiçoamento. REDES, Canoas, v. 6, n. 2, 2018 (online).
- CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela M. A. Multiculturalismo e currículo em ação. Revista Brasileira de Educação. set-out-nov-dez, 2002.
Texto complementar:
RODRIGUES, Tatiane C.; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educ. Pesquisa. vol. 39, n. 1, São Paulo, jan.-mar., 2013. (online).
Como os textos indicados na bibliografia da disciplina não têm uma relação direta com as questões raciais, criamos uma pasta no Google Drive para compartilhar referências relacionadas a esta temática: Questões de raça e classe.
-
Visualizzare
-
Consegnare
-
Consegnare
-
Textos-base:
- CALÇADA, Luís Antônio; JÚNIOR HERINGER, Bruno. Do multiculturalismo ao interculturalismo; fracasso ou aperfeiçoamento. REDES, Canoas, v. 6, n. 2, 2018 (online).
- CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela M. A. Multiculturalismo e currículo em ação. Revista Brasileira de Educação. set-out-nov-dez, 2002.
Textos complementares:
- RODRIGUES, Tatiane C.; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educ. Pesquisa. vol. 39, n. 1, São Paulo, jan.-mar., 2013.
-
Visualizzare
-
Visualizzare
-
Consegnare
-
23 e 25/6 - Revisitando a história recente das políticas públicas no campo curricular e Propostas, prescrições curriculares e o Ensino de Geografia
Duas aulas condensadas.
Discussão a partir dos textos:
APPLE, Michel. A Política do Conhecimento Oficial: será que um currículo nacional faz sentido? In: APPLE, Michel. Os e o Currículo: abordagens sociológicas. Lisboa: Educa, 1997.
- ERMANI, Giovana. A proposta curricular para o ensino de Geografia – 1º grau da CENP/SP (1988): um momento na política de currículo brasileira. Associação dos Geógrafos Brasileiros/AGB Seção Campinas, 2016. (online).
-
Visualizzare
-
Visualizzare
-
Consegnare
-
Encontros para dar instruções sobre o preenchimento da ficha de estágio e tirar dúvidas sobre o estágio/relatório reflexivo.
-
Visualizzare
-
No documento "Reorganização do Calendário e das Ações - FEUSP" é possível ver as propostas de adaptação dos estágios obrigatórios na FEUSP (p. 5 - item 5).
A professora sugere que os estágios tenham como núcleo central a proposta de realizar uma investigação de como está sendo o ensino remoto em geografia na Educação Básica. É possível entrevistar professores/as, estudantes; fazer leitura de textos e reportagens; observação de aulas remotas pela TV Cultura, TV Escola (2.3 - aberta - e SKY 275); assistir nossos encontros com a participação de professores/as que trabalham com ensino a distância; no site da Secretaria Estadual de Educação também é possível acompanhar aulas (https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/); entre outros.
O relatório de estágio será feito no estilo de um Relato Reflexivo, onde deverá fazer uma reflexão sobre o que foi investigado, podendo ter 5 páginas, ser enviado no formato .doc (para facilitar a inserção de comentários no documento). Será aceito também outros formatos, como vídeo, desde que contenha uma reflexão acerca do estudo realizado.
-
Registrar a ficha no formulário que está no site da FEUSP apenas depois de a nota da disciplina ser lançada no Júpiter.
-
A disciplina contará como atividades avaliativas a entrega de resenhas dos textos indicados pela professora ou escolhido pela/o estudante; e envio do relatório de estágio. A presença será atribuída de acordo com a entrega das atividades.
Leitura e resenha (análise) dos textos (1 lauda - até 1 ponto cada uma);
Relatório de estágio com descrição e reflexão em relação ao que foi realizado (5 laudas - até 5 pontos);
Enviar os arquivos no formato .doc ou equivalente (facilita a inserção de comentários).
Tanto as resenhas quanto o relatório poderão ser anexados no Moodle até 03/08/2020.
Àqueles/as que não puderem acompanhar o andamento da disciplina neste período, deverão entrar em contato.-
Preencham o formulário de avaliação da disciplina a fim que termos um feedback de como foi o semestre.
Contamos com a colaboração de todes!https://forms.gle/csxgMGE4GXPSAvCB9