1. Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com as demandas das escolas e o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem;

2. Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre teoria e prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar;

3. Compreender o papel da Geografia escolar e sua contribuição na formação dos alunos;

4. Discutir e analisar as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia;

5. Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares;

6. Discutir e analisar propostas e parâmetros curriculares oficiais;

7. Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica;

8. Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia;

9. Compreender o estágio como momento importante da formação docente e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação no contexto educativo da escola básica.