Indice degli argomenti
-
Apresentação do Programa e Cronograma do Curso. Conversa inicial sobre os problemas que serão trabalhados ao longo do semestre.
-
Unidade 1: Tempo e Memória
Bibliografia Obrigatória:
- PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. O tempo redescoberto (vol. 7). Tradução Lucia Miguel Pereira, Porto Alegre, Editora Globo (Cap. III: “A recepção da Princesa de Guermantes”, p. 112-251) -
- obs: no programa, erroneamente, está indicado o vol.5. Colocamos 2 pdfs: o do volume inteiro (é só procurarem o trecho) e o da parte indicada.
- FREUD, Sigmund.« Esquecimento dos nomes próprios » In : Psicopatologia da vida cotidiana [1901] (diversas versões e traduções disponíveis)
Bibliografia complementar:
- BENJAMIN, W. “A imagem de Proust” In: Obras escolhidas, vol. 1. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1996 (10areimpressão), p. 36-49
- WEINRICH, H. Léthé. Art et critique de l’oubli. Paris, Fayard, 1999 (tradução brasileira, Record, 2011, cap. II, segmento 1)
- Candido, Antonio. "Realidade e realismo (via Marcel Proust)" In: Recortes, São Paulo, Companhia das Letras, 1993, p. 123-129
- Filme: Ingmar Bergman, Morangos Silvestres, 1957 (disponível no YoutTube na Íntegra)
A AULA DO VESPERTINO SERÁ REALIZADA NO DIA 9/03, SÁBADO, DAS 9H30 ÀS 13H30, NA SALA 102.
-
Tensões do tempo
Bibliografia obrigatória: (ver referências completas no programa)
BERGSON, H. Memória e Vida
Bibliografia complementar:
SILVA, F. Leopoldo da, "Tensões do tempo" -
Tempo e memória coletiva
Bibliografia obrigatória:
HALBWACHS, M. "A memória coletiva e o tempo"
Bibliografia complementar:
LE GOFF, J. História e memória (p. 207-233)
2a parte da aula: Retomada dos textos a partir da pesquisa da Florbela Ribeiro.
-
Bibliografia obrigatória:
Morawska, Catarina. "Luto e memória das mães da saudades de Peixinhos" In: Marques, Ana Claudia D. & Leal, Natascha Simei (orgs). Alquimias do parentesco. Casas, gentes, papéis, territórios. São Paulo Terceiro Nome/ Gramma, 2018.
Vernant, Jean Pierre. “Aspectos míticos da memória e do tempo” In: Mito e pensamento entre os gregos. Tradução Haiganuch Sarian. São Paulo, Paz e Terra, 2008, 2ª edição, p. 133-185
Bibliografia complementar:
Vernant, Jean-Pierre. “Razões do mito” In: Mito e sociedade na Grécia antiga. Tradução Myriam Campello. Rio de Janeiro, José Olympio, 1999, 2a edição (p. 171-221)
-
UNIDADE 2: Espaço e memória
Lócus espaciais e arquiteturais da memória:
HALBWACHS, M. "A memória coletiva e o espaço" (o pdf completo encontra-se na aula anterior sobre o autor)
YATES, F. "As três fontes latinas da arte da memória na Antiguidade: In: As artes da memóriaBibliografia complementar:
Freud, segmento 1 do "Mal estar da civilização"
Freud, "Um lapso de memória na Acrópole"
Obs. 1 e 2/04 permanecem as datas de entrega das "resenhas críticas" relativas à primeira unidade do curso.
-
Carruthers, Mary. A técnica do pensamento, p. 31-98 ("Memória coletiva e memória rerum" e "Memória rerum: relembrando coisas")
-
YATES, Francis. "A memória do Renascimento: o teatro da memória de Camilo" e o "Teatro de Camilo e o Renascimento Italiano" (Caps. VI e VII da Arte da memória)
2a parte da aula:
Yara Alves. "As mães que enraízam e o mundo que gira: criação e movimento no vale do Jequitinhonha", Tessituras, 6 (2), 2018 -
Unidade 3: Imagem e memória
1a parte da aula:
Severi, Carlo."Cosmologia, crise e paradoxo", MANA, 6 (1)
2a parte da aula (noite e tarde):
Isabel Franke
Santos de nó-de-pinho e a memória social na diáspora
Apresentação da coleção de santos de nó de pinho do Museu de Arte Sacra de São Paulo e discussão de algumas questões a partir desses objetos. Essas pequenas esculturas, confeccionadas por negros escravizados no Vale do Paraíba no século XIX, são únicas no mundo todo. Elas já foram interpretadas de duas formas: como uma representação de estética africana do Santo Antônio, ou, ainda, como uma imagem sincrética da religião católica com “crenças” africanas. Essas percepções foram determinantes para a formação da coleção e para a sua aquisição pelo Museu, o que acabou por enquadrar essas imagens nos pressupostos de uma tipologia específica de objetos, a arte sacra católica. No entanto, esse enquadramento simplifica a complexidade histórica e antropológica desses objetos, pois eles foram feitos por pessoas que estavam lidando com dois momentos de marcante transformação: o contato colonial e o exílio forçado na escravidão. Nesse sentido, pretendo apresentar, através de características físicas, morfológicas e de uso, como os santos de nó de pinho são imagens complexas que agregam e transformam diferentes registros, como a cosmologia dos bakongo, o processo de conversão do Reino do Congo ao catolicismo no séc. XV e o impacto da diáspora.Textos sugeridos:
Robert Slenes e Marina de Mello e Souza (complementar).Entrega da resenha sobre a Unidade II.
-
Bibliografia Obrigatória:
VERNANT, J. P. "Do duplo à imagem" In: Mito e pensamento entre os gregos (p. 381-415)
GOMBRICH, E. "Meditações sobre um cavalinho de pau ou as raízes da forma estética" In: Meditações sobre um cavalinho de pau, p. 1-11Complementar:
GINZBURG, C. "Representação: a palavra, a ideia, a coisa"
-
Movimentos sismográficos da imagem 1
Warburg, A. O nascimento de Vênus e A primavera de Botticelli In: História de fantasmas para gente grande, p. 27-86
Didi-Huberman, "Campo e veículo dos movimentos sobreviventes: o phatosformel" In: A imagem sobrevivente... . -
Ritmo, imagem, viagem e memória
Warburg, A. "Imagens da região dos índios pueblo da América do Norte" e "Memórias da viagem à região dos índios pueblo da América do Norte" In: Histórias de fantasmas para gente grande..., p. 199-287
OBS. Leopoldo Waizbort virá falar sobre Warburg na turma da tarde, das 16 às 18h.
OBS2. Na turma do noturno, Renato Jacques, monitor, falará na segunda parte da aula: "Dança, imagem, gesto e memória" (sugere o texto do Eduardo V. de Castro aos interessados)
-
Arquivos-memória (colecionar, classificar)
Leituras obrigatórias:
WARBURG, A. Introdução Mnemosyne In: História de fantasmas para gente grande..., p. 363-376
CALVINO, Italo. "Coleção de areia"
BENJAMIN, W. "Desempacotando a minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador"
PEREC, G. "Notas relativas aos objetos sobre minha mesa de trabalho"(tradução espanhola)
-
Aberturas: memória, ética e política
BENJAMIN, W. “Escavando e recordando”. In: Obras Escolhidas II - Rua de Mão Única. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, pp.239-240. (Arquivo disponibilizado na aula anterior)
DIDI-HUBERMAN, G. “Abertura. História da arte como disciplina anacrônica”. In: Diante do Tempo: História da Arte e o anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, pp. 15-68.
DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017
-
Memória e (repressão) política
Aline Lopes Murillo. "Nomes e histórias de vida nas artes da memória, verdade e justiça argentinas"
Texto indicado: Liliana Sanjurjo
Texto complementar: Cintia SartiRafael Pacheco. "A ditadura continua para índios" (texto:
Abertura: ‘A ditadura continua para índios ‘“. In: _____. Os Xetá e suas histórias: memória, estética, luta desde o exílio. 2018. 320 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR). 2018.Está neste link:Entrega das resenhas sobre a Unidade III (em sala de aula, impressas). Não serão aceitos trabalhos por email. É possível realizar o trabalho em duplas. Não esquecer de indicar o período a que pertencem: vespertino ou noturno.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-