Lingüística
Levar o/a aluno/a a assimilar conceitos de acústica da fala e ter contato com programas de análise de fala que estimam frequência, duração e intensidade do sinal, aprendendo a interpretar um espectrograma. Fazer com que o/a aluno/a compreenda as correlações acústico-articulatórias das vogais e consoantes do PB e outras línguas. A compreensão da realização e das resultantes sonoras da fala é base para o pensamento objetivo sobre diferenças entre as linguagens (oral e escrita) o que é de suma importância para entender o processo de alfabetização e muitos processos que envolvem o aprendizado de segunda língua. Introduzir o aluno/a à reflexão sobre a integração fonética e fonologia.
Apresentar a teoria semiótica em suas hipóteses gerais como estudo científico da construção da significação nas várias práticas humanas significantes, isto é, nas várias linguagens. Apresentar a evolução de seus estudos e o ultrapassamento de seus modelos narrativos canônicos iniciais perante as novas formas de produção e circulação de sentido nas linguagens das mídias, novas e tradicionais, da comunicação, da produção literária e artística em geral.

A disciplina objetiva apresentar aos estudantes os aspectos fundamentais da Língua de Sinais Brasileira (Libras). São relacionados temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais que a envolvem, inclusive com vistas à atuação do futuro professor em sala de aula. Com a apresentação dos conteúdos, promovem-se as condições e direcionamentos para que os alunos se aprofundem nessas questões.

Levar o aluno a considerar a língua(gem) como uma atividade humana passível de ser analisada e como objeto estruturado passível de ser descrito e explicado; Levar o aluno a entender e a operar com alguns conceitos básicos da teoria linguística. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades estruturais das línguas naturais. Discutir a proximidade entre tal conhecimento e a ação do futuro professor em sala de aula.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP