informar e demonstrar aos alunos as várias formas de transmissão dos patógenos importantes em Saúde Pública.

Gerar o conhecimento para a prevenção da transmissão de doenças por viagens, antes, durante e depois, formando conceitos em saúde internacional e meios de transmissão e prevenção de doenças.

Apresentar o conhecimento fundamental em imunologia e biologia molecular, discutindo não só aspectos históricos de como esses conhecimentos foram gerados, mas também apresentando toda a aplicação desse conhecimento na área de Saúde Pública. O objetivo é fornecer, além da formação básica em imunologia, fundamentação científica para discutir temas básicos em biologia molecular, como aplicação dos testes mais comuns para diagnóstico e pesquisa de agentes de importância em Saúde Pública.

Informar e demonstrar aos alunos as características biológicas de organismos patogênicos transmissíveis de maior importância em Saúde Pública, permitindo a formação de espírito crítico sobre o tema.

Apresentar aos alunos conhecimentos básicos e essenciais em Bioquímica, Biologia Celular, Patologia e Imunologia com aplicabilidade nos problemas da Saúde Pública, principalmente para o entendimento futuro de agentes patogênicos, doenças e seus processos diagnósticos, de prevenção e controle.

Informar ao aluno de áreas de saúde e de comunicações, os conceitos básicos sobre a transmissão de doenças e sua prevenção em viajantes e outras populações humanas em movimento, visando promover a saúde global e interrompendo ciclos de transmissão internacional ou inter-regional de doenças. O foco é a transmissão e prevenção e não a doença em si, valorizando a ação dos vários profissionais envolvidos no aconselhamento de pessoas e órgãos de saúde.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP