Ciência Política
Quão estável é o controle dos oligarcas na Rússia? Como a violência pode ser reduzida na Somália? Por que o estado de bem-estar social alemão é mais abrangente do que o estadunidense? O Partido Comunista da China manterá o seu controle político enquanto o país continuar o seu crescimento econômico? A queda nos preços do petróleo trouxe melhorias para a governança na Nigéria? A Turquia corre o risco de se tornar uma ditadura? Por que a Nova Zelândia e o Japão mudaram seus sistemas eleitorais? 


Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos alunos o conhecimento, as ferramentas e a confiança necessárias para aplicar as principais teorias da ciência política ao estudo destas grandes questões contemporâneas relevantes. No final do semestre, os alunos serão capazes de responder quatro perguntas fundamentais da política comparada: 

1. Por que algumas sociedades são mais pacíficas que outras? 

2. Por que algumas sociedades são mais democráticas que outras? 

3. Por que algumas sociedades são mais ricas e mais igualitárias que outras? 

4. Por que algumas sociedades são governadas de maneira tão diferente de outras?

• Introduzir conhecimento dos métodos quantitativos multivariados para a análise dos fenômenos sócio-políticos. • Capacitar alunos em técnicas e ferramentas para a análise dos dados empíricos e a compreensão de artigos elaborados com métodos quantitativos na ciência política. • Analisar os alcances e limites das técnicas de pesquisa na ciência política. • Estimular a capacidade crítica necessária para a seleção de técnicas apropriadas para coleta de dados e pesquisa.
A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos um panorama sobre as mais importantes perspectivas analíticas que enfocam o Estado e suas políticas, familiarizando-os com os principais conceitos, autores e correntes da literatura.

O objetivo central do curso é discutir diferentes interpretações sobre a nova ordem política e social criada pelas revoluções atlânticas, acompanhando a ascensão da democracia representativa à condição de principal forma de governo no Ocidente. 

Com vistas à formação de professores, o curso tem como objetivos específicos a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio da realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita); b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos como docentes c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem e a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia
Países democráticos apresentam taxas mais altas de gastos sociais que países com governos autocráticos? Políticos eleitos têm maior chance de serem reeleitos? Como medir o impacto das políticas públicas? Como avaliar o comportamento eleitoral por estados e regiões? A finalidade principal desta disciplina é introduzir os alunos aos métodos utilizados na ciência política para responder a esse tipo de perguntas. Este é um curso de introdução à analise quantitativa de dados para alunos de graduação em Ciências Sociais. Espera-se que após cursar a disciplina os alunos tenham desenvolvido conhecimentos e habilidades de programação e uso de softwares para a utilização de métodos estatísticos e realização de análises a partir de dados sociais e políticos. Com vistas à formação de professores, o curso tem como objetivos específicos a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio da realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita); b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes – documentários e ficções –, ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos como docentes c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem e a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia.
O objetivo do curso consiste em introduzir os alunos na discussão sobre a esfera pública no debate da teoria política e da teoria crítica contemporâneas, apresentando os principais nomes do cenário teórico internacional e nacional.

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