Geografia
O objetivo principal do curso é introduzir os estudantes no universo de outras formas de representação da paisagem e do espaço geográfico, além do texto escrito, que são indispensáveis para a explicitação dos conhecimentos em Geografia. É por meio da Cartografia que o aluno será capaz de representar, de forma gráfica e atemporal, as relações de simultaneidade do espaço geográfico. A ideia também é demonstrar que os produtos cartográficos além de apresentar resultados de estudos funcionam também como uma forma muito importante de aquisição de novos conhecimentos durante a execução de pesquisas. Por fim, demonstrar que a Cartografia assim entendida é um excelente instrumento pedagógico no ensino.
1. Desenvolver atividades de pesquisa fundamental para a atuação como geógrafo-professor. 2. Aprimorar o Domínio da Língua Portuguesa e da escrita de textos acadêmicos. 3. Aprofundar o domínio teórico-conceitual da Geografia, em suas diferentes perspectivas. 4. Ampliar o domínio e o uso das TICs na pesquisa e no ensino.
1.Orientar o planejamento e a execução de um trabalho final do Curso de Graduação, em função da opção do aluno por um tema, respeitando a pluralidade de formatos de trabalhos, segundo habilidades diversas: relatório sobre pesquisa de caráter científico-acadêmica; trabalho de natureza pedagógica, baseado em experiências de ensino, desenvolvido com alunos de ensino fundamental e médio, como, por exemplo, curso a ser ministrado; e trabalho técnico-científico, baseado em dados estatísticos e/ou na elaboração e interpretação de imagens de radar, satélite, fotografias aéreas, cartas temáticas diversas, podendo resultar em mapas, gráficos, maquetes, etc., acompanhados de memórias técnicas explicativas. 2.Realizar, através da opção feita e de acordo com suas especificidades, a síntese do aprendizado no Curso de Graduação. 3. Executar várias atividades relacionadas com o tema escolhido. 4. Desenvolver e aprimorar o domínio da língua portuguesa, em especial, da leitura e escrita de textos acadêmicos. 5. Aprimorar a utilização das TICs.
Orientar a execução do projeto de pesquisa planejado em Iniciação à Pesquisa em Geografia I. Examinar e discutir os resultados alcançados.
1 Revisar os conteúdos de Geomorfologia presentes no currículos da Educação Básica. 2. Contextualizar a Geomorfologia nas Geociências e na Geografia; 3 Informar e discutir sobre os pilares teóricos da Geomorfologia; 4 Desenvolver no campo e em sala de aula a observação sistemática do relevo; 5 Compreender a origem e evolução do relevo associadas às composições litológicas e estruturais; 6 Reconhecer os diferentes tipos de relevo, principalmente do espaço brasileiro e paulista 7 Avaliar pontos importantes da disciplina contemplados na Educação Básica
O objetivo principal do curso é introduzir os estudantes no universo de outras formas de representação da paisagem e do espaço geográfico, além do texto escrito, que são indispensáveis para a explicitação dos conhecimentos em Geografia. É por meio da Cartografia que o aluno será capaz de representar, de forma gráfica e atemporal, as relações de simultaneidade do espaço geográfico. A ideia também é demonstrar que os produtos cartográficos além de apresentar resultados de estudos funcionam também como uma forma muito importante de aquisição de novos conhecimentos durante a execução de pesquisas. Por fim, demonstrar que a Cartografia assim entendida é um excelente instrumento pedagógico no ensino.

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