Letras Clássicas e Vernáculas

Este curso visa a introduzir o/a aluno/a aos Estudos Contemporâneos sobre Retórica e Argumentação de um ponto de vista tanto teórico quanto prático, considerando, por um lado, as múltiplas dimensões que caracterizam as práticas sociodiscursivas argumentativas e as diversas modalidades/semioses envolvidas e, por outro, a urgente necessidade de se repensar o papel da argumentação no ensino e de se reestruturar o ensino de argumentação na escola.

Este curso visa a introduzir o/a aluno/a à problemática da organização da oração e do complexo oracional no Português Brasileiro, considerando a correlação entre o morfossintático e o semântico-pragmático em perspectiva cognitivo-funcional e seu potencial de aplicação para a prática docente no Ensino Básico.

A proposta da disciplina é levar o aluno a: - Analisar os gêneros do discurso/textuais nos estudos contemporâneos da linguagem; - Discutir os gêneros no ensino e aprendizagem da escuta, da leitura e da produção de textos; - Propor elaboração de material didático.
Promover contato direto com textos originais, a fim de desenvolver a capacidade de leitura e interpretação e ensino com o apoio de comentários, gramáticas e dicionários.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP