Agenda do Curso

  • Bem-Vindos!

    Bem-vindos à disciplina Política Comparada Global (FLP0473)!

    Temos aulas começando dia 1 de agosto às 19h30 (noturno) e 2 de agosto ás 14h (vespertino).

    Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos alunos o conhecimento, as ferramentas e a confiança necessárias para aplicar as principais teorias da ciência política ao estudo destas grandes questões contemporâneas relevantes. No final do semestre, os alunos serão capazes de responder quatro perguntas fundamentais da política comparada:

    1. Por que algumas sociedades são mais pacíficas que outras?

    2. Por que algumas sociedades são mais democráticas que outras?

    3. Por que algumas sociedades são mais ricas e mais igualitárias que outras?

    4. Por que algumas sociedades são governadas de maneira tão diferente de outras?

    Por exemplo, Quão estável é o controle dos oligarcas na Rússia? Como a violência pode ser reduzida na Somália? Por que o estado de bem-estar social alemão é mais abrangente do que o estadunidense? O Partido Comunista da China manterá o seu controle político enquanto o país continuar o seu crescimento econômico? A queda nos preços do petróleo trouxe melhorias para a governança na Nigéria? A Turquia corre o risco de se tornar uma ditadura? Por que a Nova Zelândia e o Japão mudaram seus sistemas eleitorais?

    Podem ler o currículo em anexo e ver as leituras abaixo.

  • Aula 1 - Paz: Conflito e o Estado

    Começamos o curso discutindo a necessidade humana mais vital: paz e segurança. Usando estudos de caso do Sudão do Sul e da Europa do Renascimento, discutimos as seguintes questões:

    Por que alguns países são mais violentos do que outros? De onde veio a paz? Um estado poderoso impede ou causa conflitos? Por que a Europa é tão comparativamente pacífica hoje?

    Como é a primeira aula, não precisam entragar um resumo semanal das leituras antes da aula.

  • Aula 2 - Paz: Conflito Étnico e Nacionalista

    A violência global evoluiu do conflito entre estados independentes para as guerras civis e, particularmente na década de 1990, para o conflito étnico entre grupos com identidades religiosas, lingüísticas ou raciais diferentes. Quando dois grupos do mesmo país decidem lutar entre si? Sobre o que eles estão realmente lutando? Como as instituições políticas podem minimizar o risco de conflito?

    Pergunta da semana para resposta semanal: "Muitos conflitos recentes foram lutas entre grupos étnicos porque as sociedades sempre foram divididas por 'antigos ódios étnicos'." Esta afirmação é correta?

  • Aula 3 - Paz: Segurança pública

    Mesmo que o crime organizado não tenha objetivos políticos, ele está intimamente ligado à conduta da política cotidiana. Consideramos os padrões distintos de violência criminal e de estado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Pergunta da semana para resposta semanal: "De acordo com os textos, quais fatores explicam por que o Rio de Janeiro tem taxas mais altas de violência do crime organizado que São Paulo?"

  • Aula 4 - Democracia: Política autoritária

    Antes de investigar os regimes democráticos, vamos estudar como funcionam os regimes não-democráticos. Quão fácil é governar uma ditadura? Como você governa um país e quais são as ameaças que os ditadores enfrentam?

    Pergunta da semana para resposta semanal: "Escolha um país autoritário (qualquer um que te interesse). Aplicando os argumentos das duas leituras, para quanto tempo você acha que este regime autoritário sobreviverá?"

  • Aula 5 - Democracia: Explicando a democracia

    Por que alguns países são democráticos e outros autoritários? Este é um dos tópicos mais estudados na ciência política, mas ainda não temos conclusões finais.

    Coloquei três textos para ler esta semana. O texto do Dahl é apenas para nos ajudar a definir a democracia. 

    Pergunta da semana para resposta semanal: "O país de Fakelândia tem uma renda média de US$20.000 e uma população 80% muçulmana. Baseado nos argumentos e evidência nos dois textos de Przeworski et al e Fish, quão provável é que Fakelândia é uma democracia?"

  • Aula 6 - Democracia: Transições para a democracia

    Aprendemos na semana passada que o desenvolvimento econômico e alguns valores culturais podem sustentar a democracia. Mas como passamos de um poderoso regime autoritário para uma democracia consensual? Nesta semana discutimos o processo de transição: a luta para democratização.

    Pergunta da semana para resposta semanal: "O que você acha importa mais para a transição de autoritarismo para democracia: negociações entre elites ou protestos da sociedade de massa?"

  • Aula 7 - Democracia: Ameaças à democracia

    Mais que 80 países são democracias. Como eles funcionam e como eles variam?  Discutimos vários tipos de práticas democráticas, incluindo clientelismo, populismo e estados rentistas. Consideramos então as ameaças contemporâneas à democracia e os riscos do colapso da democracia.

    Pergunta da semana para resposta semanal: "Avalie a qualidade da democracia (não o governo atual) no Brasil de 0 a 10. Forneça exemplos da operação - boa ou mal - das instituições democráticas e das normas democráticas, conforme ilustrado em outros países nas duas leituras. Seja analítico e objetivo!"

    • Resposta Semanal da Aula 7 - Turma Quinta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019201
    • Resposta Semanal da Aula 7 - Turma Sexta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019202
  • Aula 8 - Riqueza e Igualdade: Abordagens clássicas para o desenvolvimento

    Por que a Dinamarca tem um PIB per capita em 2017 de $80,000 e Malawi tem um PIB per capita de $320?

    O processo de desenvolvimento econômico é intimamente ligado à política - à história da exploração e conquista internacional (o texto de Diamond) e ao processo de colonização e escolhas institucionais (o texto de Acemoglu e Robinson).

    Pergunta da semana para resposta semanal: "De acordo com os argumentos dos dois textos, por que o Paraguai ($US8.000 per capita) é bem mais pobre que a França (US$45.000 per capita)?"

    • Resposta Semanal da Aula 8 - Turma Quinta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019201
    • Resposta Semanal da Aula 8 - Turma Sexta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019202
  • Aula 9 - Riqueza e Igualdade: Abordagens institucionais para o desenvolvimento

    Seguindo a lógica de Acemoglu e Robinson da aula passada, quais instituições são os melhores para o desenvolvimento? Discutimos os vários papéis que o mercado e o estado podem desempenhar no desenvolvimento.

    Pergunta da semana para resposta semanal: "De acordo com os dois textos, em quais condições políticas o estado promove desenvolvimento econômico em vez de ser um estado predatório?"

  • Aula 10 - Riqueza e Igualdade: Desigualdade, redistribuição e o estado de bem estar

    O que determina a distribuição da riqueza em uma sociedade? Que políticas funcionam para reduzir a desigualdade e quando há apoio político para essas políticas? Por que diferentes países operam tipos muito diferentes de estados de bem-estar social?

    Pergunta da semana para resposta semanal: "Aplicando os argumentos dos dois textos, por que a Alemanha é mais igual do que o Brasil (por exemplo, as medidas de Gini de renda foram 0,317 vs. 0,513 em 2015)?"

  • Aula 11 - Governança: Instituições Executivas e Legislativas

    Nas últimas 10 semanas, discutimos os fatores que tornam algumas sociedades mais pacíficas, democráticas, ricas e iguais do que outras. Mas como as nossas sociedades se organizam para responder a esses desafios e trade-offs? No tema final da disciplina, examinamos as instituições de governança que estruturam as discussões, competições e decisões da política e como elas variam entre as sociedades.

    Começamos com o "maior" contraste constitucional - entre uma democracia presidencial e parlamentar. Depois de definir o que essas instituições significam e por que a distinção pode não ser tão clara na prática, avaliamos se os críticos estão corretos que o presidencialismo é uma ameaça à democracia e que o parlamentarismo impede governança eficaz. Também avaliamos como as legislaturas se organizam internamente, e como isso afeta quais leis são aprovadas.

    Pergunta da semana para resposta semanal: "Imagine que um país presidencial (ex. os EUA), e outro país parlamentar (ex. a Canadá) enfrentam um crise econômico profundo no futuro. De acordo com os dois textos, como as cientistas políticas prevêem que cada país vai responder em termos de ajustamento das políticas públicas e a estabilidade da democracia?"

  • Aula 12 - Governança: Sistemas Eleitoral e Partidário

    Votar é fácil, sim? Infelizmente não - não existe um único jeito 'correto' para agregar preferências e, portanto, temos uma série de sistemas eleitorais, cada um criando incentivos diferentes para políticos e eleitores. 

    Pergunta da semana para resposta semanal: "Quais fatores explicam por que alguns países têm dois partidos políticos e outros têm muitos partidos políticos?"

    • Resposta Semanal da Aula 12 - Turma Quinta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019201
    • Resposta Semanal da Aula 12 - Turma Sexta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019202
  • Aula 13 - Governança: Sociedade Civil e Grupos de interesse

    Além das regras institucionais formais, as instituições e organizações informais também têm um grande impacto nos resultados políticos. Quem ganha e quem perde na democracia depende de como diferentes grupos de pessoas se mobilizam. Analisamos aqui como grupos de interesse específicos e a sociedade civil mais ampla contribuem para os resultados democráticos.

    • Resposta Semanal da Aula 13 - Turma Quinta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019201
    • Resposta Semanal da Aula 13 - Turma Sexta-Feira Tarefa
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-FLP0473-2019202
  • Aula 14 - Governança: Mudando Instituições

    Nós passamos várias semanas explicando os efeitos das instituições (formais e informais). Mas as instituições também são os resultados de processos políticos anteriores. De onde vêm as instituições e quando elas mudam?

  • Aula 15 - Prova Final

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP