Programação
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Objetivo
O objetivo central do curso é discutir diferentes interpretações sobre a nova ordem política e social criada pelas revoluções atlânticas, acompanhando a ascensão da democracia representativa à condição de principal forma de governo no Ocidente.
Desenvolvimento do Curso
O curso será ministrado na forma de aulas expositivas e discussões de textos de leitura obrigatória. A seleção das passagens destinadas à discussão em sala de aula procurará enfatizar criticamente as interpretações distintas e mesmo contrastantes de um autor e os modos de pensamento e discurso que caracterizam uma determinada intervenção intelectual e política.
As/os estagiárias/os e monitores/as terão a função de coordenar as discussões em torno de textos e passagens específicas que serão desenvolvidas na segunda parte de cada aula.
Estagiários da disciplina:
Ana Beatriz Martins Craveiro: ana.craveiro@usp.br (PAE)
André Sekkel Cerqueira: sekkel@gmail.com (PAE)
Cleidson Borges: borgescleidson@usp.br (PEEG)
Gabriela Rosa: gabrielargrosa@gmail.com (PAE)
Mariana Chaise: mariana.chaise@usp.br (PAE)
Paulo Flores: paulo.flores@usp.br (PAE) -
Apresentação do curso e esclarecimentos sobre aulas e método de avaliação.
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Ler: O Federalista, capítulos 1 a 3; 5 a 11.
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Atividade em Sala: Leitura sobretudo do Artigo 10 para discussão.
Trazer o texto impresso ou digital para consulta.
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Atividade em Sala: Leitura do trecho sugerido da Carta de Brutus nº III
uma cópia será disponibilizada aos alunos na sala
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vídeo complementar
(o vídeo está em inglês, mas possui legendas geradas automaticamente pelo YouTube que podem ser traduzidas na própria plataforma)
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Ler: O Federalista, capítulos 14, 35, 46, 47, 49, 51, 62 e 85.
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Atividade em Sala: Leitura sobretudo do Artigo 51 para discussão.
Trazer o texto impresso ou digital para consulta.
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Atividade em Sala: Leitura das páginas 268-273 e resposta as perguntas sugeridas pelos monitores.
uma cópia será disponibilizada aos alunos na sala
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ATENÇÃO:
Dada a extensão da obra, a leitura obrigatória para a aula será composta pela Epístola Dedicatória, Prefácio, capítulos 1 a 4.
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Ler: O Antigo Regime e a Revolução, Prefácio Livro I; Livro II, capítulos 1, 2, 5 a 6
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Ler: O Antigo Regime e a Revolução, Livro II, capítulos 8, 9, 12; Livro III, capítulos 1 a 3, 8.
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Ler: Anexo: Os usos de A democracia na América
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Proposta da atividade: Elabore um problema de pesquisa com base nas leituras do curso até agora, e escreva um pequeno texto que justifique a sua relevância. Não precisa propor uma resposta para a pergunta de pesquisa.
Possibilidades:
1) Mostrar a relação de um conceito com o debate político da época.
2) Explicitar posições ou significados diferentes sobre o mesmo conceito.
3) Demonstrar a relação de dois conceitos em uma obra.
Formato: abnt, Times 12, espaçamento 1,5. No máximo uma página.
Entrega: 10 e 11 de junho, impresso, para os estagiários.
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AULA I
PROBLEMA CENTRAL: Limitação do horizonte dos interesses burgueses e as contradições da democracia parlamentar para Marx
(I) Como Marx divide o período entre a Monarquia de Julho e a Segunda República Francesa? Quais as principais características de cada fase e quais atores estiveram mobilizados? (Capítulo I)
(II) Quais os problemas elencados por Marx a partir da análise da nova Constituição republicana? (Capítulo II)
(III) Como os interesses do Partido da Ordem e os interesses da Montanha se articulam a interesses de classe? (Capítulo III)
(IV) De que modo Marx sustenta que no regime parlamentarista a forma de dominação política incorria em sua sentença? (Capítulo IV)
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AULA II
PROBLEMA CENTRAL: Bonapartismo e agentes do bonapartismo
(I) O que Marx considera ser o lumpemproletariado e de que modo Luís Bonaparte se identifica com ele? (Capítulo V)
(II) De que modo a questão da revisão constitucional expôs a divisão de interesses dentro do Parlamento francês e entre o Parlamento e a sociedade francesa? (Capítulo VI)
(III) Como as Forçar Armadas auxiliaram no coup d’État de Luís Bonaparte? (Capítulo VI)
(IV) Como os camponeses auxiliaram no coup d’État de Luís Bonaparte? (Capítulo VII)
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em breve
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Leiam, por favor, os comentários das provas que estão neste tópico.
Deixarei as provas na secretaria do departamento de Ciência Política.
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