Programação

  • Datas dos Seminários e aula do dia 17/10

    Olá pessoal,
    os seminários ficaram assim distribuídos:

    24/10 Gabriel 
    31/10 Rosana
    07/11 Verônica 
    e Ryuller
    28/11 Felipe

    A aula do dia 17 será dividida em Explorações Avançadas do Praat
    e conversas com cada um de vocês, além da sistemática dos seminários
    e como serão avaliados juntamente com o trabalho final.
    • Módulo 1 - 1a. aula

      Módulo 1

      1. aula

      Esta aula será no dia 15/08/19 e consistirá de pelo menos 3 partes: apresentação do curso, avaliação de conhecimentos específicos de fonética acústica e introdução aos conceitos básico de acústica e fonética acústica e articulatória.

      Leitura obrigatória ( de preferência antes da primeira aula): em https://www.fflch.usp.br/guia_bibliografico

      buscar o link Fonética. É um guia que indica leituras fundamentais para iniciar-se na área.


      • Módulo 1 - 2a. aula

        Módulo 1

        2a. aula

        PRAAT: O sopão. Que ingredientes por, como mexer, como azeitar?

        Análises acústicas em detalhes, em nível segmental.

        Inferência acústico-articulatória.

        Em que ponto paramos da última vez que vimos o som da fala? De onde começamos agora? Exemplo:

        Locus de frequência: como medir e o que nos conta?

        • Módulo 1- 3a. aula

          Módulo 1

          3a. aula

          PRAAT: continuação. Mais análises segmentais.

          Segmentos que apresentam anti-ressonâncias. Gradiências fônicas. A magnitude do gesto e sua redução.

          Qual é seu segmento preferido? Aquele que sua pesquisa persegue?

          • Módulo 1 - 4a. aula

            Módulo 1

            4a. aula

            PRAAT: Você já aprendeu a ver o som? A segmentar? Pronto, quase uma/a foneticista!

            Mas como rotular/etiquetar todos esse dados contínuos, quase líquidos e por vezes nebulosos?

            TextGrid neles!

            E a melodia da fala? E melodia do canto: vamos ver a linha azul do Pitch.

            E aqui terminamos o Módulo 1 e podemos passar para a Prosódia (da fala e do canto)!

            • Módulo 2

              Módulo 2

              PESQUISA: o que você investiga?

              QUESTÃO: qual sua questão?

              HIPÓTESE: o que espera encontrar?

              DESIGN EXPERIMENTAL: vamos delinear a sua pesquisa: é o desenho, que deixa tudo mais fácil!

              • Tópico atual

                Módulo 3

                Neste Módulo veremos um estudo prosódico de caso. Curva entoacional e pausas serão analisadas.

                Qual o correlato acústico em jogo? Como medir? O que fazer com tanta variação? O que mais está em jogo quando se estuda prosódia? Quais as relações que se pode fazer com a música?

                Um dos principais aspectos da prosódia, como vimos na primeira aula deste módulo, é a a entoação.

                Uma obra importante de referência em estudos de entoação é 

                A Perceptual Study of Intonation: An Experimental-Phonetic Approach to Speech Melody  de 
                  J. T. Hart , R. Collier , A. Cohen (1990)

                  Também vimos:

                  Intonation Systems de Daniel Hisrt e Alberto di Cristo (1998)

                  E vale citar apenas mais uma referência

                  Prosody in conversation de Elizabeth Couper-Kuhlen and Margret Selting (1996)



                  • Módulo 4

                    aula de 17/10/19

                    Explorações avançadas do PRAAT

                    Sistemática dos Seminários

                    Sugestão de Leituras para cada tema de trabalho

                    Retomada do roteiro para trabalho experimental

                  • Módulo 4

                    aula de 24/10 - no Lafalin

                    1. Gravação de audio com gravador digital.  Configuração de parâmetros. Conversão de arquivo sonoro.

                    2. Seminário: projeto de pesquisa de Gabriel Brasileiro.

                    • Módulo 5

                      Aula do dia 31/11/19

                      Revisão dos conceitos básicos de fonética acústica.
                      Qual o aspecto acústico no qual você baseia sua pesquisa? Como você o define?
                      Como você o mensura? Quais as dificuldades para chegar aos resultados?

                    • Módulo 5

                      Encontrem o exemplo de Design aqui

                    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP