Programação

  • 1a sessão: 18 e 19/02

    Apresentação do Programa e Cronograma do Curso. Conversa inicial sobre os problemas que serão trabalhados ao longo do semestre.


  • 2a sessão: 25/02 (Not) e 09/03 (Vesp)


    Unidade 1: Tempo e Memória


    Bibliografia Obrigatória:

    • PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdidoO tempo redescoberto (vol. 7). Tradução Lucia Miguel Pereira, Porto Alegre, Editora Globo (Cap. III: “A recepção da Princesa de Guermantes”, p. 112-251) - 

    • obs: no programa, erroneamente, está indicado o vol.5. Colocamos 2 pdfs: o do volume inteiro (é só procurarem o trecho) e o da parte indicada.

    • FREUD, Sigmund.« Esquecimento dos nomes próprios » In : Psicopatologia da vida cotidiana [1901] (diversas versões e traduções disponíveis) 


    Bibliografia complementar:


    • BENJAMIN, W. “A imagem de Proust” In: Obras escolhidas, vol. 1. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1996 (10areimpressão), p. 36-49 
    • WEINRICH, H. Léthé. Art et critique de l’oubli. Paris, Fayard, 1999 (tradução brasileira, Record, 2011, cap. II, segmento 1) 
    • Candido, Antonio. "Realidade e realismo (via Marcel Proust)" In: Recortes, São Paulo, Companhia das Letras, 1993, p. 123-129


    • Filme: Ingmar Bergman, Morangos Silvestres, 1957 (disponível no YoutTube na Íntegra)


    A AULA DO VESPERTINO SERÁ REALIZADA NO DIA 9/03, SÁBADO, DAS 9H30 ÀS 13H30, NA SALA 102.

  • 3a sessão: 11 e 12 de março


    Tensões do tempo

    Bibliografia obrigatória: (ver referências completas no programa)
    BERGSON, H. Memória e Vida 


    Bibliografia complementar:
    SILVA, F. Leopoldo da, "Tensões do tempo"

  • 4a sessão: 18 e 19/03


    Tempo e memória coletiva

    Bibliografia obrigatória:

    HALBWACHS, M. "A memória coletiva e o tempo"

    Bibliografia complementar:

    LE GOFF, J.  História e memória (p. 207-233)


    2a parte da aula: Retomada dos textos a partir da pesquisa da Florbela Ribeiro. 

  • 5a sessão: 25 e 26/03

    Bibliografia obrigatória:

    Morawska, Catarina. "Luto e memória das mães da saudades de Peixinhos" In: Marques, Ana Claudia D. & Leal, Natascha Simei (orgs). Alquimias do parentesco. Casas, gentes, papéis, territórios. São Paulo Terceiro Nome/ Gramma, 2018.

    Vernant, Jean Pierre. “Aspectos míticos da memória e do tempo” In: Mito e pensamento entre os gregos. Tradução Haiganuch Sarian. São Paulo, Paz e Terra, 2008, 2ª edição, p. 133-185


    Bibliografia complementar:

    Vernant, Jean-Pierre. “Razões do mito” In: Mito e sociedade na Grécia antiga. Tradução Myriam Campello. Rio de Janeiro, José Olympio, 1999, 2a edição (p. 171-221)

  • 6a sessão: 08 e 09/04

    UNIDADE 2:  Espaço e memória

    Lócus espaciais e arquiteturais da memória:

    HALBWACHS, M. "A memória coletiva e o espaço" (o pdf completo encontra-se na aula anterior sobre o autor)
    YATES, F. "As três fontes latinas da arte da memória na Antiguidade:  In: As artes da memória


    Bibliografia complementar: 

    Freud, segmento 1 do "Mal estar da civilização"

    Freud, "Um lapso de memória na Acrópole"


    Obs. 1 e 2/04 permanecem as datas de entrega das  "resenhas críticas" relativas à primeira unidade do curso.

  • 7a sessão: 22 e 23/04

    Carruthers, Mary.  A técnica do pensamento, p. 31-98  ("Memória coletiva e memória rerum" e "Memória rerum: relembrando coisas")

  • 8a sessão: 29 e 30/04

    YATES, Francis. "A memória do Renascimento: o teatro da memória de Camilo" e o "Teatro de Camilo e o Renascimento Italiano" (Caps. VI e VII da Arte da memória)


    2a parte da aula: 
    Yara Alves. "As mães que enraízam e o mundo que gira: criação e movimento no vale do Jequitinhonha", Tessituras, 6 (2), 2018




  • 9a sessão: 6 e 7/05

    Unidade 3: Imagem e memória

    1a parte da aula:

    Severi, Carlo."Cosmologia, crise e paradoxo", MANA, 6 (1)

    2a parte da aula (noite e tarde): 

    Isabel Franke

    Santos de nó-de-pinho e a memória social na diáspora
    Apresentação  da coleção de santos de nó de pinho do Museu de Arte Sacra de São Paulo e discussão de  algumas questões a partir desses objetos. Essas pequenas esculturas, confeccionadas por negros escravizados no Vale do Paraíba no século XIX, são únicas no mundo todo. Elas já foram interpretadas de duas formas: como uma representação de estética africana do Santo Antônio, ou, ainda, como uma imagem sincrética da religião católica com “crenças” africanas. Essas percepções foram determinantes para a formação da coleção e para a sua aquisição pelo Museu, o que acabou por enquadrar essas imagens nos pressupostos de uma tipologia específica de objetos, a arte sacra católica. No entanto, esse enquadramento simplifica a complexidade histórica e antropológica desses objetos, pois eles foram feitos por pessoas que estavam lidando com dois momentos de marcante transformação: o contato colonial e o exílio forçado na escravidão. Nesse sentido, pretendo apresentar, através de características físicas, morfológicas e de uso, como os santos de nó de pinho são imagens complexas que agregam e transformam diferentes registros, como a cosmologia dos bakongo, o processo de conversão do Reino do Congo ao catolicismo no séc. XV e o impacto da diáspora.
    Textos sugeridos:
    Robert Slenes e Marina de Mello e Souza (complementar).






    Entrega da resenha sobre a Unidade II.

  • 10a sessão: 13 e 14/05


    Bibliografia Obrigatória: 


    VERNANT, J. P. "Do duplo à imagem" In: Mito e pensamento entre os gregos (p. 381-415)
    GOMBRICH, E. "Meditações sobre um cavalinho de pau ou as raízes da forma estética"  In: Meditações sobre um cavalinho de pau, p. 1-11


    Complementar: 

    GINZBURG, C. "Representação: a palavra, a ideia, a coisa"

  • 11a sessão: 20 e 21/05

    Movimentos sismográficos da imagem 1


    Warburg, A. O nascimento de Vênus e A primavera de Botticelli In: História de fantasmas para gente grande, p. 27-86


    Didi-Huberman, "Campo e veículo dos movimentos sobreviventes: o phatosformel" In: A imagem sobrevivente... .

  • 12a sessão: 27 e 28/05

    Ritmo, imagem, viagem e memória

    Warburg, A. "Imagens da região dos índios pueblo da América do Norte" e "Memórias da viagem à região dos índios pueblo da América do Norte" In: Histórias de fantasmas para gente grande..., p. 199-287


    OBS. Leopoldo Waizbort virá falar sobre Warburg na turma da tarde, das 16 às 18h.

    OBS2. Na turma do noturno, Renato Jacques, monitor, falará na segunda parte da aula: "Dança, imagem, gesto e memória" (sugere o texto do Eduardo V. de Castro aos interessados)

  • 13a sessão: 10 e 11/ 06

    Arquivos-memória (colecionar, classificar)

    Leituras obrigatórias:

    WARBURG, A. Introdução Mnemosyne In: História de fantasmas para gente grande..., p. 363-376

    CALVINO, Italo. "Coleção de areia" 

    BENJAMIN, W. "Desempacotando a minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador"

    PEREC, G. "Notas relativas aos objetos sobre minha mesa de trabalho"(tradução espanhola)

  • 14a sessão: 17 e 18/06

    Aberturas: memória, ética e política


    BENJAMIN, W. “Escavando e recordando”. In: Obras Escolhidas II - Rua de Mão Única. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987pp.239-240. (Arquivo disponibilizado na aula anterior)

    DIDI-HUBERMAN, G. “Abertura. História da arte como disciplina anacrônica”. In: Diante do Tempo: História da Arte e o anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, pp. 15-68.

    DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017

  • 15a sessão: 24 e 25/06

    Memória e (repressão) política

    Aline Lopes Murillo. "Nomes e histórias de vida nas artes da memória, verdade e justiça argentinas"

    Texto indicado: Liliana Sanjurjo
    Texto complementar: Cintia Sarti


    Rafael Pacheco. "A ditadura continua para índios" (texto: 
    Abertura: ‘A ditadura continua para índios ‘“. In: _____. Os Xetá e suas histórias: memória, estética, luta desde o exílio. 2018. 320 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná. Curitiba (PR). 2018.

    Está neste link: 


    Entrega das resenhas sobre a Unidade III (em sala de aula, impressas). Não serão aceitos trabalhos por email.  É possível realizar o trabalho em duplas. Não esquecer de indicar o período a que pertencem: vespertino ou noturno. 

  • Tópico 16

  • Tópico 17

  • Tópico 18

  • Tópico 19

  • Tópico 20

  • Tópico 21

  • Tópico 22

  • Tópico 23

  • Tópico 24

  • Tópico 25