Programação

  • AULA 1: 06/08 (Not); 07/08 (Vesp)

  • AULA 2: 13/08 (Not); 14/08 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:

    EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. RJ: Jorge Zahar, 2004. (“INTRODUÇÃO”; “APÊNDICE IV”)


    2ª parte da aula – Levantamento preliminar dos interesses de pesquisa dos alunos


  • AULA 3: 20/08 (Not); 21/08 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:

    WACQUANT, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. RJ: Relume-Dumará, 2002. (“PRÓLOGO”; “A RUA E O RINGUE”)

     

    2ª parte da aula – Exposição de Pós-graduando (PPGAS/USP)

     


  • AULA 4: 27/08 (Not); 28/08 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:

    VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O nativo relativo”. In: Mana, 8(1): 113-148, 2002.

    Leitura complementar: “O apache era meu reverso” – Entrevista com Roy Wagner. In: Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2011, v. 54 Nº 2.

     

    2ª parte da aula – Discutir com os alunos quais temas de pesquisa são de seu interesse e orientá-los para a elaboração de um exercício de metodologia

     

    Exercício:  até o dia 07/09, cada aluno (individualmente) deverá enviar pela Plataforma Moodle uma breve reflexão (1 página) contendo: a escolha de um tema de pesquisa, a proposição de um recorte e uma justificativa antropológica para tal escolha.


  • AULA 5: 10/09 (Not); 11/09 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:

    FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”. Trad. Paula Siqueira. In: Cadernos de Campo, n. 13, 2005.

     

    2ª parte da aula – Feedback do exercício proposto na aula 4


  • AULA 6: 17/09 (Not); 18/09 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:

    MARQUES, A. C.; VILLELA, J. L. M. “O que se diz, o que se escreve”. In: Revista de Antropologia 48(1): 37-74, 2005.

     

    2ª parte da aula – Exposição de Pós-graduando (PPGAS/USP)


  • AULA 7: 24/09 (Not); 25/09 (Vesp)

    1ª parte da aula – Estudo dirigido I: Orientação para o exercício a ser desenvolvido.


    2ª parte da aula – Exercício: todos os alunos farão uma breve incursão em algum campo localizado dentro da Universidade de São Paulo.


  • AULA 8: 01/10 (Not); 02/10 (Vesp)

    1ª parte da aula – Estudo dirigido II: cada aluno (individualmente) deverá entregar um pequeno diário de campo (até 2 páginas), contendo ao final do relato um problema de pesquisa (relacionado ao campo realizado na aula anterior).

     

    2ª parte da aula – discussão em sala de aula das propostas de pesquisa. Plantão de dúvidas com os monitores do PAE

     


  • AULA 9: 08/10 (Not); 09/10 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:

    BIONDI, Karina. “Etnografia no movimento: território, hierarquia e lei no PCC”. Tese de Doutorado, UFSCar, 2014. (“INTRODUÇÃO”)

     

    2ª parte da aula – Feedback do exercício da aula 8.


  • AULA 10: 15/10 (Not); 16/10 (Vesp)

    1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:        

    PEIRANO, Mariza. “Etnografia não é método”. In: Horizontes Antropológicos, ano 20, n. 42, pp. 377-391, 2014.

     

    2ª parte da aula – Exposição de Pós-graduando (PPGAS/USP)


  • AULA 11: 22/10 (Not); 23/10 (Vesp)

    TRABALHO DE CAMPO


  • AULA 12: 29/10 (Not); 30/10 (Vesp)

    TRABALHO DE CAMPO

    Exercício: até o dia 01/11, cada aluno (individualmente) deverá enviar pela Plataforma Moodle um relatório (até 2 páginas) sobre suas experiências do campo



  • AULA 13: 05/11 (Not); 06/11 (Vesp)

    1ª parte da aula – Discussão do Projeto de Iniciação Científica aprovado pela FAPESP: “Produzindo direitos, produzindo resistências: uma etnografia do Sindicato dos Professores em São Carlos”; autor: Jesser Ramos (ano: 2017)

     

    2ª parte da aula – Feedback do relatório de campo. Orientação para o projeto final


  • AULA 14: 12/11 (Not); 13/11 (Vesp)

    Orientação para o Projeto Final e Encerramento do Curso


  • AULA 15: 26/11 (Not); 27/11 (Vesp)

    Prazo final para entrega (via Plataforma Moodle) dos projetos. Não serão aceitos trabalhos entregues fora dessa data, a não ser por razões justificadas previamente.

    Obs: os projetos poderão ser realizados individualmente ou em dupla (tamanho: até 10 páginas; espaçamento 1,5; fonte: Times New Roman 12) e, além de uma capa, deverão conter os seguintes itens:

    1.      INTRODUÇÃO

    a) Tema

    b) Problema

    c) Justificativa com síntese da bibliografia

    2.     OBJETIVOS

    a) Geral

    b) Específicos

    3.     METODOLOGIA

    4.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (formato ABNT)