Programação
-
Apresentação do curso, Objetivos e Cronograma
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. RJ: Jorge Zahar, 2004. (“INTRODUÇÃO”; “APÊNDICE IV”)
2ª parte da aula – Levantamento preliminar dos interesses de pesquisa dos alunos
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
WACQUANT, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. RJ: Relume-Dumará, 2002. (“PRÓLOGO”; “A RUA E O RINGUE”)
2ª parte da aula – Exposição de Pós-graduando (PPGAS/USP)
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O nativo relativo”. In: Mana, 8(1): 113-148, 2002.
Leitura complementar: “O apache era meu reverso” – Entrevista com Roy Wagner. In: Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2011, v. 54 Nº 2.
2ª parte da aula – Discutir com os alunos quais temas de pesquisa são de seu interesse e orientá-los para a elaboração de um exercício de metodologia
Exercício: até o dia 07/09, cada aluno (individualmente) deverá enviar pela Plataforma Moodle uma breve reflexão (1 página) contendo: a escolha de um tema de pesquisa, a proposição de um recorte e uma justificativa antropológica para tal escolha.
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”. Trad. Paula Siqueira. In: Cadernos de Campo, n. 13, 2005.
2ª parte da aula – Feedback do exercício proposto na aula 4
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
MARQUES, A. C.; VILLELA, J. L. M. “O que se diz, o que se escreve”. In: Revista de Antropologia 48(1): 37-74, 2005.
2ª parte da aula – Exposição de Pós-graduando (PPGAS/USP)
-
1ª parte da aula – Estudo dirigido I: Orientação para o exercício a ser desenvolvido.
2ª parte da aula – Exercício: todos os alunos farão uma breve incursão em algum campo localizado dentro da Universidade de São Paulo.
-
1ª parte da aula – Estudo dirigido II: cada aluno (individualmente) deverá entregar um pequeno diário de campo (até 2 páginas), contendo ao final do relato um problema de pesquisa (relacionado ao campo realizado na aula anterior).
2ª parte da aula – discussão em sala de aula das propostas de pesquisa. Plantão de dúvidas com os monitores do PAE
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
BIONDI, Karina. “Etnografia no movimento: território, hierarquia e lei no PCC”. Tese de Doutorado, UFSCar, 2014. (“INTRODUÇÃO”)
2ª parte da aula – Feedback do exercício da aula 8.
-
1ª parte da aula - Bibliografia obrigatória:
PEIRANO, Mariza. “Etnografia não é método”. In: Horizontes Antropológicos, ano 20, n. 42, pp. 377-391, 2014.
2ª parte da aula – Exposição de Pós-graduando (PPGAS/USP)
-
TRABALHO DE CAMPO
-
TRABALHO DE CAMPO
Exercício: até o dia 01/11, cada aluno (individualmente) deverá enviar pela Plataforma Moodle um relatório (até 2 páginas) sobre suas experiências do campo
-
1ª parte da aula – Discussão do Projeto de Iniciação Científica aprovado pela FAPESP: “Produzindo direitos, produzindo resistências: uma etnografia do Sindicato dos Professores em São Carlos”; autor: Jesser Ramos (ano: 2017)
2ª parte da aula – Feedback do relatório de campo. Orientação para o projeto final
-
Orientação para o Projeto Final e Encerramento do Curso
-
Prazo final para entrega (via Plataforma Moodle) dos projetos. Não serão aceitos trabalhos entregues fora dessa data, a não ser por razões justificadas previamente.
Obs: os projetos poderão ser realizados individualmente ou em dupla (tamanho: até 10 páginas; espaçamento 1,5; fonte: Times New Roman 12) e, além de uma capa, deverão conter os seguintes itens:
1. INTRODUÇÃO
a) Tema
b) Problema
c) Justificativa com síntese da bibliografia
2. OBJETIVOS
a) Geral
b) Específicos
3. METODOLOGIA
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (formato ABNT)