Programação

  • AUH 545 FIGURAÇÕES LITERÁRIAS DO MUNDO URBANO

    EMENTA

    Considerações sobre as conexões possíveis entre cidade e literatura. Tomar algumas experiências urbanas paradigmáticas na literatura moderna e, por meio de uma bibliografia de apoio, explorar as formas materiais e simbólicas das mesmas nas suas figurações literárias.


    OBJETIVOS

    Desenvolver leituras críticas de textos ficcionais e ensaísticos que permitam refletir sobre as relações entre espaço e literatura, com vistas a examinar e debater algumas das representações do espaço urbano, bem como a própria noção de representação.

    Avançar na compreensão das potencialidades e dos limites da literatura como interface da história urbana, permitindo o acesso às experiências urbanas em diversos tempos históricos, por meio de uma bibliografia de apoio constituída por historiadores, críticos literários, cientistas sociais, filósofos e arquitetos, focalizando cidades e/ou situações urbanas determinadas.






  • MÓDULO 1 – O NASCIMENTO DO ROMANCE E O MUNDO MODERNO

  • Aula 1 [9 mar] APROXIMAÇÕES ENTRE HISTÓRIA, CIDADE E LITERATURA I

    Apresentação do programa e da avaliação


    Textos para discussão em sala:

    ELIOT, T.S. "Os Homens Ocos". In: Poesia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

    ELIOT, T.S. "The Hollow Men". In: The complete poems and plays of T.S. Eliot. Londres: Faber & Faber, 1969.

    HUGO, Victor. "Isto matará aquilo". In: O Corcunda de Notre Dame. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013, Livro VI, Capítulo 2.


    Bibliografia de apoio:

    POUND, Ezra. ABC da literatura. São Paulo, Cultrix, 1977.

    BOSI, Alfredo. "As fronteiras da literatura". In: Entre a História e a Literatura. São Paulo: Ed 34, 2013, pp. 221-235.

    Links:
    versão em "hipertexto" do poema "The Hollow Men": goo.gl/nLTyqX
    T.S. Eliot lê "The Hollow Men". In: goo.gl/i62L7c  
    Marlon Brando lê "The Hollow Men" (montagem a partir de Apocalipse Now, de F.F. Coppola): goo.gl/TFrn5s
    "Owls at noon. Prelude. The Hollow Men". Videoinstalação de Chris Marker para o MoMA, 2005: goo.gl/UUYSo5  
    The T.S. Eliot Society (UK): goo.gl/fc4LWG




  • Aula 2 [16 mar] APROXIMAÇÕES ENTRE HISTÓRIA, CIDADE E LITERATURA II

    Texto para discussão em sala:

    AUERBACH, Eric. "A cicatriz de Ulisses". In: Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971 [1946], pp. 1-20.


    Bibliografia de apoio:

    WAIZBORT, Leopoldo. "Erich Auerbach e a condição humana". In: ALMEIDA, Jorge e BADER, Wolfang (orgs.). O pensamento alemão no século XX.  São Paulo: Cosac Naify, 2012, V. 2, pp. 175-218.

    AUERBACH, Erich. "Farinata e Cavalcante". In: Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1971 [1946].

    _______________. Figura. São Paulo: Ática, 1997.
    _______________. Ensaios de Literatura Ocidental. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2007.



  • Aula 3 [23 mar] O NASCIMENTO DO ROMANCE NA SOCIEDADE MODERNA

    Textos para discussão em sala:

    BALZAC, Honoré de. O coronel Chabert - A Comédia Humana (1832), São Paulo: Penguin/ Cia das Letras, 2013.

    MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. “O homem célebre”. In: Contos/ Uma antologia. (Seleção, introdução e notas de John Gledson). São Paulo: Cia das Letras, 1998, V. 2, pp. 367-377.

    MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. “Pai contra mãe”. In: Contos/ Uma antologia. (Seleção, introdução e notas de John Gledson). São Paulo: Cia das Letras, 1998, V. 2, pp. 483-494.


    Bibliografia de apoio:

    VARGAS LLOSA, Mario. "É possível pensar o mundo moderno sem o romance?" In: MORETTI, Franco (org.). A cultura do romance. São Paulo: CosacNaify, 2009, pp. 17-34.

    RÓNAI, Paulo. Balzac e a Comédia Humana. Rio de Janeiro: Globo, 1957 [há diversas edições posteriores]. 

    SCHWARZ, Roberto. "Observações iniciais", "Um princípio formal" e "Acumulação literária e nação periférica". In: Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Ed. 34, 2009.

    WISNIK, José Miguel. "Machado Maxixe: O caso Pestana". Teresa, São Paulo, n. 4-5, p. 13-79, dez. 2003. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116360/113949>.

  • Aula 4 [6 abr] CIDADES CAPITAIS E LITERATURA

    Textos para discussão em sala:

    DICKENS, Charles. Oliver Twist. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, capítulos I, II, L, LI.

    FLAUBERT, Gustave. "Um coração simples (1877)". In: Três contos. São Paulo: CosacNaify, 2002, pp.13-54.

    MAUPASSANT, Guy de. Seleção de contos. In: 125 Contos de Guy de Maupassant. São Paulo: Cia das Letras, 2009.


    Bibliografia de apoio:

    WATT, Ian. "O realismo e a forma romance" e "O público leitor e o surgimento do romance". In: A ascensão do romance [1957]. São Paulo: Cia de Bolso, 2010, pp. 9-62.

    GAY, Peter. "O anarquista zangado: Charles Dickens em Casa Sombria". In: Represálias selvagens. Realidade e ficção na literatura de Charles Dickens, Gustave Flaubert e Thomas Mann. São Paulo: Cia das Letras, 2011, pp. 29-64.

    TITAN JÚNIOR, Samuel. Ares de romance: realismo e gêneros literários nos três contos de Gustave Flaubert. Tese (Doutorado). FFLCH USP, São Paulo, 2003. (selecionar capítulo)

    Watt, Ian. Essays on Conrad. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.



  • Aula 5 [13 abr] – ADORNO E WITTGENSTEIN ENTRE O UNIVERSAL E O PARTICULAR

    Essa aula passou para a semana seguinte!


    Textos para discussão em sala:

    ADORNO, Theodor W. Fragmento 46: "Para uma moralidade do pensamento". In: Minima Moralia. São Paulo: Ática, 1992, pp. 63-64.

    LOPES DOS SANTOS, Luiz Henrique. "Sobre o transcendental prático e a dialética da sociabilidade". In: Novos Estudos Cebrap. São Paulo: no. 90, julho de 2011, pp. 7-18.  Disponível on line em: http://novosestudos.uol.com.br/produto/edicao-90/  


    Bibliografia de apoio:

    GIANNOTTI, José Arthur. "Wittgenstein e a lógica da apresentação do mundo". In: ALMEIDA, J. e BADER, W. (orgs). Pensamento alemão no século XX. São Paulo: CosacNaify, 2012, V. II, pp. 219-242.

    GIANNOTTI, José Arthur. "Linguagem como jogo: Wittgenstein". In: Lições de Filosofia Primeira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, págs. 345-369.

  • MÓDULO 2 – SÉCULO 20 – RUPTURA E CONTINUIDADE NAS VANGUARDAS

  • Aula 6 [20 abr] – O ROMANCE NO SÉCULO 20 E A VANGUARDA NAS CIDADES

    Textos para discussão em sala:

    CONRAD, Joseph.  O coração das trevas. São Paulo: Cia das Letras, 2008. (seleção de capítulos)

    WOOLF, Virginia. Mrs. Dalloway em Bond Street. In: Contos completos. São Paulo: Cosac Naify, 2005, pp. 211-222.

    SVEVO, Italo. "O meu ócio" e "Nós do bonde de Servola". In: Argo e seu dono. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2001.


    Bibliografia de apoio:

    BRADBURY, Malcon. "Londres, 1890-1920". In: BRADBURY, Malcon e MCFARLANE, James (orgs.). Modernismo. Guia geral 1890-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1989, pp. 136-152.

    FROES, Leonardo, "Apresentação". In: WOOLF, Virginia, O valor do riso. São Paulo: Cosac Naify, 2014, pp. 7-24.

    STAPE, J.H. (org.). The Cambridge Companion to Joseph Conrad. Cambridge: Cambridge University Press, 1996 (capítulo a indicar).

  • AULA 7 [27 abr] A MORTE DO AUTOR E A MULTIPLICIDADE NARRATIVA

    Palestra de Joana Barossi - mestranda FAU USP

    AULA ADIANTADA PARA DIA 13 DE ABRIL!!!


    Textos para discussão em sala:

    PEREC, George. Tentativas de esgotamento de um local parisiense. São Paulo: GG, 2016.

    PEREC, George. Espèces d’espaces. Paris: Galilée, 1984.


    Bibliografia de apoio:

    BARTHES, Roland. "A morte do autor" In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 57-63.

    QUENEAU, Raymond. Exercícios de estilo (1947). Rio de Janeiro: Imago, 1995

    LeWITT, Sol. "Paragraphs on conceptual art" (1967). In: ALBERRO, A. e STIMSON, B. (orgs). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge (MA): MIT Press,  2000, p. 13-16.

     



  • AULA 8 [4 mai] MODERNIDADE NEGATIVA OU O DESENCANTAMENTO DO MUNDO

    Textos para discussão em sala:

    KAFKA, Franz. "Diante da lei". [capítulo 9 de O Processo (1915) e publicado como conto em Um médico rural (1919)]. In: Essencial. São Paulo: Penguin/Cia das Letras, 2015, pp. 101-108 e "Um fratricídio" [publicado em Um médico rural (1919)] In: Essencial. São Paulo: Penguin/Cia das Letras, 2015, pp. 133-139.


    Bibliografia de apoio:

    CARONE, Modesto. "Introdução". In: KAFKA, Franz. Essencial. São Paulo: Penguin/Cia das Letras, 2011, pp. 7-24.

    WEBER, Max. "A dominação não-legítima (tipologia das cidades)". In: Economia e Sociedade. Brasília/ São Paulo: Ed. UnB/ IOESP, 2004, V.2, pp. 408-516.

    PIGLIA, Ricardo. "Teses sobre o conto". In: Formas breves. São Paulo: Cia das Letras, 2004, pp. 87-94.

  • AULA 9 [11 mai] A LITERATURA RUSSA E O MUNDO MODERNO

    Palestra Prof. Bruno Gomide - FFLCH


    Textos para discussão em sala:

    GOGOL, Nicolai. Avenida Niévski. São Paulo: CosacNaify, 2012.

    GOGOL, Nicolai. "O nariz". In: O Nariz & A terrível vingança. São Paulo: Edusp, 2009.

  • AULA 10 [18 mai] A INVERSÃO DAS VANGUARDAS NA PERIFERIA DO CAPITALISMO

    Textos para discussão em sala:

    ANDRADE, Oswald de, Poemas "capital da república" e "pobre alimária". In: Pau Brasil, Paris: Au Sans Pareil, 1925, p.59 e 71. Edição fac-símile IOESP - Republicado em: ANDRADE, Oswald de. Pau-Brasil. São Paulo, Globo: Secretaria do Estado da Cultura, 1990.

    GIRONDO, Oliverio, Poemas "Rio de Janeiro" e "Apunte callejero". Veinte poemas para ser leído en tranvía. In: Obra completa (edición crítica Raul Antelo). Madrid: Scipione Cultural, 1999, p. 11-12.


    Bibliografia de apoio:

    SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas e cosmopolitismos na década de 1920: Oswald de Andrade e Oliverio Girondo. Tese (doutorado). FFLCH USP, 1983. (capítulo a indicar)

    SCHWARZ, Roberto. O bonde, a carroça e o poeta modernista. In: Que horas são? São Paulo: Cia das Letras,1997, pp. 11-28.

  • AULA 11 [8 jun] COTIDIANO E EFEMERIDADE

    Textos para discussão em sala:

    BARRETO, Lima. "As reformas e os ''doutores" e "Trem de subúrbio"” In: Feiras e mafuás. Rio de Janeiro: Mérito, 1953, pp. 236-252.

    RIO, João do. "Pequenas profissões". In: Alma encantadora das ruas. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

    ARLT, Roberto. "El 'furbo'". In: Aguafuertes Porteñas, Buenos Aires: Losada, 2006, pp. 37-39.


    Bibliografia de apoio:

    ARRIGUCCI., Davi. "Fragmentos sobre a crônica". In: Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Cia das Letras, 2001, pp. 51-66.

    CANDIDO, Antonio, “A vida ao rés-do-chão”. In: Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.



  • AULA 12 [22 jun] O ROMANCE POLICIAL E O MUNDO URBANO

    Textos para discussão em sala:

    BORGES, Jorge Luis. "A morte e a bússola". In: Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1982, pp. 113-126.

    HAMMETT, Dashiell. "O rosto chamuscado". In: O grande golpe. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, pp. 67-102.  


    Bibliografia de apoio:

    DELEUZE, Gilles. "Filosofia da Série Noire". In: A ilha deserta. São Paulo: Iluminuras, 2006, pp. 111-116.

    PIGLIA, Ricardo. "Leitores imaginários". In: O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 74-97.

    _____________. "Sobre el género policial". In: Crítica y Ficción. Barcelona: Editorial Anagrama, 2001.

    _____________. "Lo negro del policial". In: LINK, Daniel (org). El juego de los cautos. Buenos Aires: Editora La Marca, 2003.

  • dia 15 de jun PALESTRA LITERATURA LATINOAMERICANA E O MUNDO CONTEMPORANEO

    PALESTRA PROFA. DRA. CHRISTIANE CHECCHIA - UNILA

    Leituras sugeridas:
    GARRAMUÑO, Florencia. Devires da crítica: crítica, poscrítica, crítica inespecífica. Disponível em https://www.academia.edu/23206377/DEVIRES_DA_CRÍTICA_CRÍTICA_POSCRÍTICA_CRÍTICA_INESPECÍFICA

    KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. In Revista Brasileira de Literatura Comparada, n012, 2008.

    LUDMER, Josefina. Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010, (Parte II Territórios)
  • AULA 13 [29 jun] UMA LITERATURA ENCRAVADA NO MUNDO URBANO


    Textos para discussão em sala:

    RIBEYRO, J. R., Ao pé da escarpa (1959). In: Só para fumantes, São Paulo: CosacNaify, 2007, pp. 95-128.

    ANTONIO, João. Malagueta, Perus e Bacanaço (1963). São Paulo: CosacNaify, 2004.


    Bibliografia de apoio:

    CANDIDO, Antonio. A dialética da malandragem. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 8, p.67-89, 1970. Republicado em O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, p. 19-55.

  • AULA 14 [29 jun] UTOPIAS/ DISTOPIAS

    Exercícios de leitura com Pedro Cipis


    Bibliografia a confirmar



  • AULA 15 [6 jul] ENCERRAMENTO DO CURSO

  • TRABALHO FINAL - ENTREGAS

    ATÉ DIA 3 DE AGOSTO