Programação

  • FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO / USP

    DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO


    AUH 0514 - Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo I

    Prof. Ana Lúcia Duarte Lanna

    Monitora Elisa Zocca Carneiro


    Carga Horária - 4 horas

    Créditos - 4

    Natureza - Obrigatória

    Horário - 4ª feira, 8 ás 12 horas


    MÉTODO DE AVALIAÇÃO: 

    Filme, texto e participação: discussão, fichamento relacionando texto e filme, participação (01 pontos) entrega 19/09 Filme: A Controvérsia de Valladolid. Dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe. França. 1992. 

    Texto: NOVAIS, Fernando. Condições de privacidade na colônia in: Duby, G; Ariès, P. História da Vida privada v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp 13-40.


    Fichamento: Texto para Discussão Rafael Marquese em sala (01 ponto) entrega até 10/10 O Fichamento deverá conter a correta referência do texto indicando nome do autor, título da obra, local e data de publicação e páginas. O conteúdo deverá permitir a compreensão da idéia central do texto e da forma de argumentação e desenvolvimento do tema analisado. Para todos os textos produzidos deverão ser indicadas as referências obtidas de outras produções sejam elas livros, sites, vídeos, etc. Caso as fontes não sejam indicadas o trabalho não será considerado para efeito de avaliação. 


    Discussão textos viajantes: 01 pontos 31/10


    Produção e apresentação do Jogo (07 pontos) primeira entrega em 14/11; entrega final 12/12


    Os jogos devem contemplar o arco espaço-temporal da disciplina tendo, obrigatoriamente perguntas sobre pelo menos 4 dos seguintes temas: construção da modernidade européia ; colonização e escravidão ; estruturas do habitat no Antigo Regime ; dimensões publico e do privado na época moderna ; tempo como prática social ;cidade e poder ; as revoluções.Cada grupo deverá elaborar no mínimo 60 fichas ( 15 fichas para pessoas, 15 lugares, 15 datas e 15 objetos) e no máximo 100 fichas ( 25 fichas para pessoas, 25 lugares, 45 datas e 45 objetos). Os temas devem estar relacionados nas fichas de pessoas, lugares, datas, objetos. Cada ficha tem que possuir 10 dicas para aquela pergunta. Os grupos devem indicar como organizaram a realização do trabalho e sub-equipes responsáveis pelos diversos temas


    Primeira entrega :indicar temas, problemas e bibliografia de apoio. Apresentar versão preliminar do jogo (contando com no mínimo 20 fichas, texto explicativo dos temas escolhidos e um exemplo de uma primeira diagramação do jogo) de forma a que possamos experimentar em classe e avaliar o que falta para a finalização. Na entrega intermediária deve ser explicado como organizaram as tarefas e atividades no grupo (02 pontos) 

    Entrega final: texto, de no máximo 5 páginas, explicando as escolhas de pessoas, lugares, datas, objetos. Explicitar a bibliografia utilizada como referência, os problemas e temas escolhidos. (02 pontos) ; jogo finalizado que será praticado em aula 

    Produção do Jogo (03 pontos) Organizados em equipes, cada equipe deverá ter no máximo 15 alunos. Os grupos devem desenvolver o desenho e produzir o tabuleiro, fichas, peões e todo o material necessário para o jogo. 



    Grupos: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wjQxrDSeuU7d_v62xOXVXFEVBoFQdfoYXhBqKyCpGaA/edit?usp=sharing

    Monitores e contatos:

    Beatriz Falleiros: beatrizfalleirosdemello@usp.br

    Elisa Carneiro: elisa.carneiro@usp.br

    Felipe Guimarães: felipe.guimaraes.lima@usp.br

    Thomas Barbieri: thomasbarbieri@usp.br




  • 22/08 Apresentação da disciplina / Idade Moderna: nova temporalidade Movimentos de ruptura, processos de continuidade

    .

    Texto de apoio: LeGoff  "O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa, Estampa, 1980. pp 61/73

    Atividade: Jogo Perfil


  • 29/08 A noção crise e processos de contato e expansão, a construção da Europa. Modernidade.


    Textos de apoio: S.Gruzinski. A passagem do século, 1480-1520: as origens da globalização. São Paulo: Companhia das Letras,1999. Jean Delumeau. A civilização do Renascimento.Lisboa: Ed Estampa, 1994 ; Jacques Le Goff Deve a historia ser dividida em pedaços.


  • 05/09 semana da patria

    não haverá aula

  • 12/09 Viver na colônia.


    Texto de apoio: NOVAIS, Fernando. Condições de privacidade na colônia in: História da Vida privada v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp 13-40


  • 19/09 Filme


    FILME E DISCUSSÃO A Controvérsia de Valladolid. Dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe. França. 1992


  • 26/09 escravidão indígena

     Jonh Manuel Monteiro

  • 03/10. Escravidão, família e raça.


    Texto de apoio:Robert Slenes Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Campinas, Unicamp, 2011(2a ed) trabalho em classe sobre jogo



  • 10/10 senzalas , escravidão e arquitetura

     Rafael Marquese texto Anais Museu PaulistaMARQUESE, Rafael de Bivar. Revisitando casas-grandes e senzalas: a arquitetura das plantations escravistas americanas no século XIX. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.11-57. ISSN 0101-4714.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142006000100002. eAn. mus. paul. vol.18 no.1 São Paulo jan./jun. 2010


    ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

     

    O Vale do Paraíba cafeeiro e o regime visual da segunda escravidão: o caso da fazenda Resgate

    http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142010000100004 

  • 17/10 A sociedade de corte.


    Textos de apoio:Norbert Elias. "Estruturas e significado do habitat" in; A sociedade de corte. Lisboa: Estampa,1995 pp 19/40 ; E. Auerbach "La cour et la ville" in: Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Ed 34,2007, pp211/279



  • 24/10 Relações entre público e privado família e privacidade.


    Textos de apoio: P Aries."Da família medieval à família moderna" In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara,1981 pp 255/272

    Trabalho em classe: Desenvolvimento da forma e desenho do jogo.


  • 31/10 Morar e trabalhar na cidades XVIII

    .

    Dimensões urbanas Brasil XVIII/XIX 

    Textos de apoio:Paulo César Garcez Marins. Através da rótula. São Paulo, Humanitas, Saint Hilaire e Mawe (Documento)


  • 07/11 atividade de avaliação coc cg

  • 14/11 Trabalho em classe:

     Desenvolvimento do jogo.Trabalho em grupo. Entrega Parcial a ser discutida e avaliada

  • 21/11 Iluminismo e revolução Rupturas e continuidades: cidades e poder público e privado.

    Textos de apoio: Hanah Arendt, Da Revolução. São Paulo/Brasilia, Atica/UNB, 1988; Michelle Perrot Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 pp 53/80; 213/234; R Williams."Cidades de treva e luz" in: O campo e a cidade. São Paulo: Companhia das Letras, pp 291/313 

    Dimensões dos mundos do trabalho.

    Textos de apoio: E.P. Thompson."Tempo, disciplina e capitalismo industrial" in Costumes em comum. São Paulo:Companhia das Letras, 1998 



  • 28/11 trabalho em classe

  • 05/12 Cidades para quem?


    Textos de apoio: E.Hobsbawm "Os resultados humanos da revolução industrial" In: Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro:Forense, 1979



  • 12/12 Apresentação do trabalho

  • Tópico 18