Programação
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Professores responsáveis: Joana Mello de Carvalho e Silva Mário Henrique S. D’ Agostino
Monitor PAE: João Carlos Santos Kuhn
Monitores: Allan Pedro dos Santos Silva e Lara Nakazone Soares
Objetivos: Construir com os estudantes um panorama da história da arquitetura da Antiguidade ao Medievo, apresentando seus conceitos básicos e analisando como estes se desenvolveram ao longo dos anos. Esse primeiro contato com a complexidade do universo arquitetônico visa proporcionar ao aluno um repertório de noções fundamentais que lhes permita aprender a ver e entender a arquitetura e perceber a importância da história na formação do arquiteto. A apresentação da historiografia arquitetônica básica para o período em questão e de suas diversas interfaces visa proporcionar a criação de referências que circunstanciarão o desenvolvimento do conhecimento arquitetônico e estimularão a capacidade crítica dos estudantes.
Metodologia: O curso se desenvolverá por meio de aulas expositivas, exercícios analíticos e práticos. A combinação dessas várias dinâmicas didático-pedagógicas busca apresentar aos estudantes diversas entradas analíticas da história da arquitetura de modo que ele desenvolva a capacidade de compreender o objeto arquitetônico a partir de documentos escritos e iconográficos no diálogo com a bibliografia. Visa também expor a importância de pensar o objeto arquitetônico dentro de um determinado contexto histórico.
Ver programa completo e descrição dos exercícios/ trabalhos em anexo.
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Recepção dos alunos
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10-12hs Apresentação do trabalho Cidade e Arquitetura
Etapa 0 Arquitetura e Cidade - Entrega do nome dos grupos (3 alunos da disciplina AUH 150/236 e três alunos da disciplina AUH 152)/Definição da cidade.
Entrega ao final da aula em formato A4.
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8-10hs Apresentação do programa da disciplina
10-12hs Apresentação da biblioteca: bases de pesquisa -
8-10hs Grécia arcaica e Grécia Clássica: das figurações à ação do arquiteto
RYKWERT, Joseph. O herói como uma coluna. In: A coluna dançante: sobre a orden na arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 2015, pp. 181-212.
VERNANT, Jean-Pierre. A organização do espaço; O trabalho e o pensamento técnico. In: Mitos e pensamento entre os gregos: estudos de psicología histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, pp. 187-380.
10-12hs Helenismo: permanências e inovações da arquitetura e do urbanismo
ONIANS, John. Tiempo y espacio. In: Arte y pensamiento en la época Helenística. Madrid: Alianza Ed., 1976, p. 217-59 .
Ver também textos e verbetes do Labeca: http://labeca.mae.usp.br/pt-br/. -
8-12hs Desenvolvimento do trabalho Cidade e Arquitetura
Etapa 1 Arquitetura e Cidade – Número do grupo, nome dos integrantes, nome da cidade e dos edifícios a serem estudado, levantamento bibliográfico.
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8-10hs Arquitetura na Roma antiga
ROBERTSON, S. D. Arquitetura devocional da República romana. In: Arquitetura grega e romana. São Paulo: Martins Fontes, 1997, pp. 239-248.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana - v. 1 Da Antiguidade a Duccio. São Paulo : Cosac & Naify, 2003.
10-12hs Vitrúvio e a redação dos Dez Livros De Architectura
VITRUVIO. Tratado de Arquitectura (capítulos 1 a 3) Trad. do latim, introd. e notas por M. Justino Maciel. Lisboa: IST Press, 2006, pp. 30-41.
D’AGOSTINO, Mário H. S. A obscuridade do arquiteto. Vitrúvio e a redação dos dez livros De Architectura. In: A Beleza e o Mármore. O tratado De Architectura de Vitrúvio e o Renascimento. São Paulo: Ed. Annablume, 2010, p. 61-91.
Ver também verbetes Labtri FAUUSP - http://www.fau.usp.br/dephistoria/labtri/index.html. -
Feriado Semana Santa – Não haverá aula.
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Grupos Trabalho Cidade e Arquitetura Arquivo
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8-12hs Desenvolvimento do trabalho Cidade e Arquitetura
Etapa 2 Arquitetura e Cidade - Análise da cartografia da cidades e das peças gráficas dos edifícios escolhidos.
Os estudantes devem trazer o mapa da cidade e as peças gráficas dos edifícios impressas.
Durante a aula, os estudantes farão a análise da cidade e da arquitetura e terão atendimentos com as docentes. A análise consistirá em:
1. leitura do espaço urbano:
- preexistências físicas e humanas, situação geográfica e sítio, topografia, hidrografia, toponímias, sistema viário, edifícios representativos e/ou simbólicos, morfologia (ruas, lotes e quadras);
2. leitura dos edifícios escolhidos:
- relação com o espaço urbano de maneira mais geral, situação da implantação, hierarquia, acessibilidade, pontos de vista etc;
- aspectos arquitetônicos (estilísticos, construtivos, programáticos etc).
Entrega ao final da aula, às 12h00: Anotações no mapa da cidade e nos desenhos arquitetônicos.
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8-10hs A herança helênica e a concepção espacial da arquitetura em Roma (República e Império)
ZANKER, Paul. El programa de renovación cultural. In: Augusto y el poder de las imágenes. Madrid: Alianza Ed., 1992, pp. 128 a 200.
D’AGOSTINO, Mário H. S. A expressão do caráter. Arquitetura, retórica e decoro. In: A Beleza e o Mármore. O tratado De Architectura de Vitrúvio e o Renascimento. São Paulo: Ed. Annablume, 2010, p. 133 a 181.
10-12hs Análise de texto
ZEVI, Bruno [1918-2000]. As várias idades do espaço; A escala humana dos gregos. In: Saber ver a arquitetura [Saper vedere l'architettura,
1948]. São Paulo: Martins Fontes, 1994, pp. 45-50.
RYKWERT, Joseph [1926]. O que se sabe e o que se vê (O templo e seus usuarios; Tolos; Tipo e projeto; Seiscentas variedades; Tímpano ou Frontão; Tríglifo de cano). In: A coluna dançante: sobre a orden na arquitetura [The Dancing Column: On the Order in Architecture, [1998]. São Paulo: Perspectiva, 2015, pp. 213-224.Entrega da análise de texto ao final da aula 12hs conforme modelo (ver programa) em A4.
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8-10hs A concepção espacial da arquitetura na Roma imperial e o Tratado de Vitrúvio
ZANKER, Paul. El programa de renovación cultural. In: Augusto y el poder de las imágenes. Madrid: Alianza Ed., 1992, pp. 128 a 200.
D’AGOSTINO, Mário Henrique S. Vitrúvio, De Architectura. In: Andrea Buchidid Loewen; Mário Henrique D’Agostino; Ricardo Marques de Azevedo. Preceptivas arquitetônicas. São Paulo: Annablume, 2015, p. 15-38.________. A beleza e o mármore: o tratado De Architectura e o Renascimento. São Paulo: Annablume, 2011.
10-12hs Desenvolvimento do trabalho Arquitetura e Cidade
Etapa 3 Arquitetura e Cidade – Desenvolvimento intermediário do trabalho
Entrega no E-disciplinas até o dia 19/04 às 12h00. Formato A4, máximo de três páginas.
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10-12hs Etapa 1 Arquitetura e Técnica - Apresentação do trabalho
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Entrega da ETAPA 3 do Trabalho Cidade e Arquitetura no Stoa das disciplinas AUH-150 (grupos 1-27) e AUH-152 (grupos 28-55) até as 14:00.
Formato A4, máximo de 3 páginas.
Os arquivos devem ser no formato PDF.
Os arquivos devem ser nomeados seguindo o padrão: GRUPO XX - NOME DA CIDADE.pdf.
Estrutura do trabalho:
1. Proposta de Título
2. Análise geral da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:
a. a disposição dos edifícios e sua relação com o espaço urbano de maneira mais geral;
b. a implantação dos edifícios monumentais em relação ao conjunto urbano, verificando questões como hierarquia, acessibilidade, pontos de vista etc. (Dois parágrafos).
3. Estudo específico de dois edifícios da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:
4. Bibliografia - listagem e comentário sucinto dos textos de aula e selecionados para o trabalho.a. arquitetônicos (estilísticos, construtivos, programáticos, etc.)
b. representativos em relação ao período histórico no âmbito do campo disciplinar
c. representativos em relação ao período histórico no âmbito do conjunto geral, da cidade, e de suas conformações sociais. (Dois parágrafos).
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8-10hs Espaço, luz e crise dos valores clássicos: arquitetura tardo-romana e paleocristã
KRAUTHEIMER, Richard. El siglo IV; La arquitectura protobizantina. In: Arquitectura paleocristiana y Bizantina. Ed. Esp. Madrid: Cátedra, 1996, pp. 43-77; 235-325.
10-12hs Etapa 2 Arquitetura e Técnica
Local: Estúdio 1A partir do material iconográfico da obra do Panteão Romano, produza as seguintes análises:
A. Utilizando um papel translúcido (manteiga ou vegetal), faça uma análise prévia (e gráfica) das “espessuras” da estrutura do edifício: cúpula, pórtico e respectivos apoios (pilares, paredes).
B. Utilizando um papel translúcido (manteiga ou vegetal), desenhe o “caminho das forças”, ou como as partes do edifício se conectam ao solo (ao planeta), buscando uma representação vetorial que diferencie a quantidade de cargas próprias que passam por cada parte do edifício (por cores ou espessuras dos vetores).
C. Com base nos textos da bibliografia e nos próprios desenhos, identifique os diferentes processos construtivos (materiais, técnicas construtivas, trabalho humano envolvido na construção).
Com esse material gráfico em mãos, elabore um pequeno texto que responda, pontual ou globalmente, às questões:
1. Selecionando de 3 a 6 partes do edifício, entre as quais, a cúpula deve estar obrigatoriamente incluída, relacione os processos construtivos com as soluções arquitetônicas, considerando o arranjo do programa, a disposição espacial e a linguagem externa e interna do edifício.
2. Como os construtores à época se valeram de soluções técnicas como elementos arquitetônicos?
3. Como os construtores à época procuraram diminuir as cargas da estrutura?
4. A abertura circular na parte mais alta da cúpula está submetida a esforços de tração ou compressão? Qual a sua função objetiva e significado simbólico?
Entrega ao final da aula no formato A4 ao final da aula 12hs.
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8-10hs Casas e formas de morar na Antiguidade
HIRATA, Elaine Farias Veloso. Pólis: viver em uma cidade grega antiga. São Paulo: Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca), Museu de Arqueologia e Enologia, Universidade de São Paulo, FAPESP, 2016. - http://labeca.mae.usp.br/media/filer_public/1f/aa/1faa8f45-006b-4fbe-9e56-f5062075314b/versao65colu.pdf
ROBERTSON, S. D. Habitações e palácios gregos e romanos. In: Arquitetura grega e romana. São Paulo: Martins Fontes, 1997, pp. 353-82.
VEYNE, Paul (org.). História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
10-12hs Análise de texto
PEVSNER, Nikolaus [1902-1983]. O estilo românico. In: Panorama da arquitetura ocidental [An Outline of European Architecture, 1943]. São Paulo: Martins Fontes, 1982, pp.47-79.
SAUERLÄNDER, Willibald [1924]. As fachadas românicas. In: DUBY, Georges (coord.) A idade média. Tomo II [Histoire Artisiqye de l’Europe – Le Moyen Âge, 1995]. São Paulo: Paz e Terra, 1998, pp. 64-79.Entrega análise de texto ao final da aula, 12hs
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8-10hs Arquitetura românica: grandes abadias e sistemas defensivos
DUBY, Georges. A idade da razão 1190-1250. In: O tempo das catedrais. A arte e a sociedade, 980-1420. Lisboa: Ed. Estampa, 1978, pp. 137-161.
10-12hs Etapa 3 Arquitetura e Técnica - Comentário dos trabalhos
CUNHA, José Celso da A história das construções. Do Panteão de Roma ao Panteão de Paris. V. 4. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
GROS, Pierre. L’Architecture Romaine. Paris: Éditions A. et J. Picard, 2011.KRAUTHEIMER, Richard. Rome. Profile of a City, 312-1308. New Jersey: Princenton University Press, 1980TAYLOR, Rabun. Roman Builders. Cambridge University Press, 2003.
ZANKER, Paul. El programa de renovación cultural. In: Augusto y el poder de las imágenes. Madrid: Alianza Ed., 1992 -
Desenvolvimento do trabalho Cartografias Urbanas
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REPOSIÇÃO DE AULA
8-10hs Arquitetura gótica: espiritualidade, espaço e técnica
SIMSON, Otto von. La forma gótica; La medida y la luz. In: La catedral gotica : los orígenes de la arquitectura gótica y el concepto medieval de orden. Madrid: Alianza Editorial, 2007, pp. 25-77.
HAUSER, Arnold. O dualismo da arte gótica. In: História social da Literatura e da Arte. Vol. 1. São Paulo, 1980: Editora Mestre Jou, p. 313-328.
10-12hs A arquitetura românica e gótica em Portugal. A arquitetura manuelina
VIEIRA DA SILVA, José Custódio. Introdução. In: O tardo-gótico em Portugal: a arquitectura no Alentejo. Lisboa: Livros Horizonte, 1989, p. 9-26. -
8-10hs Análise de texto
KURMANN, Peter [1940]. A catedral de Reims. In: : DUBY, Georges (coord.) A idade média. Tomo II [Histoire Artisiqye de l’Europe – Le Moyen Âge, 1995]. São Paulo: Paz e Terra, 1998, pp. 226-237.
ARGAN, Giulio Carlo [1909-1992]. A arte gótica. In: História da Arte Italiana. Vol. 1 – Da Antiguidade a Duccio [Storia dell’arte italiana: Dall’antichità a Duccio, 1968]. São Paulo: Cosac Naify, pp. 337-352/imagens 157-171.10-12hs Desenvolvimento da apresentação do trabalho Arquitetura e Cidade
Entrega da análise de texto ao final da aula 12hs conforme modelo (ver programa) em A4.
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Feriado
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REPOSIÇÃO DE AULA
8-10hs Arquitetura gótica: espiritualidade, espaço e técnica
SIMSON, Otto von. La forma gótica; La medida y la luz. In: La catedral gotica : los orígenes de la arquitectura gótica y el concepto medieval de orden. Madrid: Alianza Editorial, 2007, pp. 25-77.
HAUSER, Arnold. O dualismo da arte gótica. In: História social da Literatura e da Arte. Vol. 1. São Paulo, 1980: Editora Mestre Jou, p. 313-328.
VIEIRA DA SILVA, José Custódio. Introdução. In: O tardo-gótico em Portugal: a arquitectura no Alentejo. Lisboa: Livros Horizonte, 1989, p. 9-26.
10-12hs Arquitetura e religiosidade no Brasil_João Kuhn
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REPOSIÇÃO DE AULA
8-10hs Formas de morar na Idade Média
ROUCHE, Michel. Vida privada na conquista do Estado e da sociedade; O corpo e o coração. In: História da vida privada, 1: do Império romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009: pp. 403-473.10-12hs Avaliação do curso
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Trabalho Final - relativo à Etapa 4 (3,0 pontos) - ATÉ 18HS
Entrega de um texto de no máximo cinco páginas, sem contar imagens e bibliografia, formato A4, PDF. O texto deverá conter:
1. Título
2. Introdução
3. Análise geral da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:
a. a disposição dos edifícios e sua relação com o espaço urbano de maneira mais geral;
b. a implantação dos edifícios monumentais em relação ao conjunto urbano, verificando questões como hierarquia, acessibilidade, pontos de vista etc.
4. Estudo específico de dois edifícios da cidade, contendo textos e leituras gráficas a partir de desenhos e fotografias, considerando os seguintes aspectos:
a. arquitetônicos (estilísticos, construtivos, programáticos etc)
b. representativos em relação ao período histórico no âmbito do campo disciplinar
c. representativos em relação ao período histórico no âmbito do conjunto geral, da cidade, e de suas conformações sociais.
5. Conclusão
6. Bibliografia e iconografia e demais fontes do material utilizado
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