Programação
-
-
GRUZINSKI, Serge, As quatro partes do mundo. História de uma mundialização, Capítulo 1. Ventos do Leste, ventos do Oeste. Um Índio pode ser moderno?
-
-
Arte e Ciência: transformações na cultura artística durante o Renascimento
Seminário: BAXANDALL, Michel - O Olhar Renascente: Pintura e experiência social na Itália da Renascença, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. III. Quadros e categorias, pp. 183 – 226.
-
As Artes irmãs: diálogos entre pintura, escultura e arquitetura do séc. XV ao XVII.
Seminário: WITTKOWER, Rudolf, A Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1994.
-
-
Ernst GOMBRICH, Light, Form and Texture in XVth Century Painting, In "Journal of the Royal Society of Arts", vol. 112, n. 5099 (October, 1964), pp. 826-849
-
-
Michelangelo e o maneirismo na Europa.
Seminário: ARGAN Giulio Carlo, O túmulo do papa Júlio II, In Clássico e Anticlássico. São Paulo, Cia. das Letras, 1999, pp. 296 – 310.
-
O modelo romano e a formação do classicismo nos séculos XVI e XVII
Seminário: BLUNT, Anthony - Teoria artística na Itália 1450-1600, São Paulo, Cosac & Naify, 2001. Vasari, pp. 86 – 133.
-
A dialética entre desenho e cor da pintura veneziana à Academia Francesa.
Seminário: A Pintura. Textos Essenciais. Direção Geral Jacqueline Lichtenstein, São Paulo, Editora 34, 2004. Vol. 9. O desenho e a cor, pp. 9-28; pp. 63 – 71.
-
Caravaggio e o naturalismo na pintura europeia do séc. XVII.
Seminário: ALPERS, Svetlana, A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo, Edusp, 1999. Constantijn Huygens e o novo mundo, pp. 45 – 82.
-
As metamorfoses do Barroco entre Europa e América Latina nos séculos XVII e XVIII (Renata).
Seminário: Ramón GUTIERREZ: Repensando el Barroco Americano. Disponível em http://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.019/819/es
-
-
-