Programação

  • AUH 516 – FUNDAMENTOS SOCIAIS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II

    PROFESSOR RESPONSAVEL: José Lira

    MONITORA: Alina Paias

     

    OBJETIVOS                                                                                                                                         

    A disciplina analisa a modernização capitalista entre meados do século XIX, com a ascensão do imperialismo, da grande indústria e da questão social na Europa, e os processos característicos da chamada pós-modernidade global. Nesse arco temporal, propõe-se a articular processos internacionais a quadros nacionais e locais (com atenção específica ao Brasil), externos e internos à disciplina da arquitetura e do urbanismo, salientando entre outros aspectos as grandes mutações e permanências nas relações de classe e nas divisões (sociais, globais e regionais) do trabalho, os processos de conflito e diferenciação social e as novas configurações das cidades, da cidadania e do espaço público em São Paulo, no Brasil e no exterior.

     

    METODOLOGIA
    Aulas expositivas, discussão de textos, trabalhos de pesquisa em equipe
    AVALIAÇÃO

    A avaliação será baseada na participação nas atividades em sala de aula, nos seminários e discussões em sala, assim como na realização de um trabalho final, composto de uma entrega individual (peso 3), e entregas coletivas intermediárias (2 entregas, peso 1 cada uma) e final (peso 5).

    TRABALHOS DA DISCIPLINA

    Os trabalhos consistem em dois grandes momentos

    1.     pesquisa individual sobre a história da própria família em suas relações com a cidade e a habitação ao longo do século XX, assinaladas tanto por eventos privados (migrações, educação, trabalho, casamentos, mortes, realizações pessoais etc), como marcos públicos (políticos, culturais, urbanísticos, econômicos, locais, nacionais e interncionais). A pesquisa será desenvolvida a partir de entrevistas, memórias, diários, documentos pessoais, fotografias ou outros registros familiares. O resultado será entregue preliminarmente, como subsídio à montagem das equipes. 

    2.     realização em equipe de documentário de curta metragem (entre 10 e 15 min), reunindo as trajetórias familiares dos membros da equipe em um roteiro comum, capaz de articulá-las a processos maiores relacionados à história da cidade de São Paulo. O trabalho final será composto do material a ser entregue durante os atendimentos e do vídeo finalizado, a ser exibido em sala de aula ao final do semestre.


  • Aula 1 - 9/3

    Apresentação do programa de curso

    Apresentação das atividades discentes e do trabalho final

    Apresentação e discussão do documentário: “Edifício Master”, de Eduardo Coutinho, 2002


  • Aula 2 - 16/3

    Tema: Cenários urbanos da segunda revolução industrial

    Discussão de texto: Carl Schorske, “A cidade segundo o pensamento europeu”, Espaço e Debates, n. 27, 1989, pp. 47-57

  • Aula 3 - 23/3

    Tema: Questão urbana e questão social no século XIX

    Discussão de texto: Michel Foucault, “O nascimento da medicina social”, in Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, pp. 79-98

  • Aula 4 - 6/4

    Tema: Tempos e espaços do imperialismo europeu         

    Discussão de texto: Gwendolyn Wright, “Olhando de perto um mundo diferente”, in LANNA, A.; PEIXOTO, F.; LIRA, J.; SAMPAIO, M.R. (Orgs), São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades, São Paulo: Alameda, 2011, pp. 335-351.

    ENTREGA DA PESQUISA INDIVIDUAL

  • Aula 5 - 13/4

    ATENDIMENTO SOBRE O TRABALHO FINAL

    Formação das equipes, explanações coletivas, reunião das equipes e apresentação de seus enfoques

  • Aula 6 - 20/4

    Tema: Imperialismo, escravidão e imigração no Brasil

    Discussão de texto: Ecléa Bosi, “Lembranças de D. Risoleta”, in Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Edusp, 1987, pp. 294-327

  • Aula 7 - 4/5

    Tema: Cidade, trabalho e sociabilidade no Brasil

    Discussão de texto: Antonio Candido, “Dialética da Malandragem”, in O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, pp. 19-54

  • Aula 8 - 11/5

    Tema: Espaço público e segregação no Brasil da Primeira República

    Discussão de texto: Maria Célia Paoli, “São Paulo operária e suas imagens”, Espaço e Debates

  • Aula 9 - 18/5

    Tema: Modernização, sociedade e cidadania em tempos de guerra

    Discussão de texto: Ecléa Bosi, “Lembranças do Sr. Amadeu”, in Memória e Sociedade, op. cit. pp. 77-102

  • Aula 10 - 21/5

    ATENDIMENTO SOBRE O TRABALHO FINAL

    Apresentação e discussão dos roteiros e fontes principais, em dois grandes grupos

  • Aula 11 - 25/5

    Tema: Desenvolvimento, subdesenvolvimento e planejamento: a invenção do terceiro mundo

    Documentário: “Viramundo”, de Geraldo Sarno, 1965

  • Aula 12 - 8/6

    ATENDIMENTO SOBRE O TRABALHO FINAL

    Apresentação de alguns cortes, em dois grandes grupos

  • Aula 13 - 15/6

    Tema: Acumulação e desigualdade no Brasil urbano-industrial

    Documentário: "É o que eu penso e é o que eu vejo", Peabiru TCA, 2017

  • Aula 14 - 22/6

    Tema: Modernidade e pós-modernidade: Arquitetura e Cidade

    Discussão de texto: Otília Arantes, “Berlim reconquistada”, Espaço e Debates, ns. 43-44

  • Aula 15 - 29/6

    APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS VÍDEOS