Programação

  • Ementa, objetivos e avaliação discente

    1. Ementa

    A disciplina se propõe a discutir a constituição da época moderna, dos primeiros processos de mundialização deslanchados na Europa moderna à formação de um tempo/espaço no qual se insere a estruturação da Ibero América. Tendo como recorte cronológico o período entre os séculos XIV e XIX, elege como eixos preferenciais de discussão: a) a formação do capital e capitalismo em meio aos processos de divisão do trabalho e às transformações sociais e produtivas associadas à expansão das cidades comerciais e manufatureiras; b) a transformação das experiências do tempo e do espaço, e seu rebatimento nas relações do homem com o passado e o progresso, a natureza e a cultura, a civilização e a barbárie; c) a constituição do Estado moderno e da esfera pública burguesa, e suas relações com o novo estatuto da sociedade civil, da cidadania, da propriedade privada e da privacidade; d) o processo de racionalização e autonomização das esferas de valor, no qual se insere um campo laico de produção de idéias na ciência, na filosofia e na arte, e por extensão na arquitetura e no urbanismo.
     
    2. Objetivos

    • compreender as experiências e significados do espaço e do tempo na sociedade ocidental entre os séculos XIV e meados do século XIX;
    • analisar a formação do capitalismo e a chamada acumulação primitiva, articulando as transformações globais do sistema a processos locais, coloniais e nacionais de desenvolvimento, em suas distintas temporalidades;
    • Analisar a formação do mercado de trabalho assalariado e da escravidão moderna, bem como o aprofundamento da questão social e dos direitos de cidadania;
    • problematizar as transformações nas esferas pública e privada com a consolidação dos Estados nacionais e a formação do sistema colonial;
    • Vincular a análise da arquitetura, do urbanismo, da produção do espaço ao entendimento de processos materiais e ideológicos constituintes da sociedade de classes capitalista.

    3. Avaliação discente
    • 2 seminários de texto em equipe (apresentação e preparação de questões a respeito)  - peso 3
    • 1 prova individual intermediária - peso 3
    • 1 relatório final em equipe - peso 4 

    OBS.: Cada equipe discutirá com o professor o respectivo seminário nos primeiros 30 min da aula anterior ao mesmo 

  • 22/8

    Apresentação do programa, exercícios, avaliação, bibliografia, equipes


    Aula expositiva:

    Modernidade, transformação dos conceitos e experiências de espaço e tempo

  • 29/8

    Aula expositiva:

    Gênese do capital e ética protestante; trabalho, técnica e riqueza na modernidade; arquitetura e divisão do trabalho 


    Leitura e discussão do texto:

    Jacques Le Goff. “O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo Conceito de Idade Média, Lisboa, Estampa, 1980, p.61-73.
  • 12/9

    Aula expositiva

    Vida civil e espaço político: dos burgos corporativos ao mercado ampliado; o conceito moderno de cidade; as praças renascentistas


    Seminário 1 (Equipes 1 e 5, seminaristas e debatedores respectivamente):

    Max Weber. “Conceito e categorias da cidade”. In VELHO, O.G. (org.), O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987, pp. 68-89.
  • 19/9

    Exibição e discussão do filme: 

    A Controvérsia de Valladolid, de Jean-Daniel Verhaeghe (1992, 90min)

  • 26/9

    Aula expositiva: 

    Mercantilismo, viagens e colonização: o espaço atlântico e a América; a descoberta do outro, a descoberta dos brancos.


    Seminário 2 (Equipes 2 e 6):

    Fernando Novais, "O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial", In MOTA, C.G. (org.), Brasil em Perspectiva. Rio de Janeiro: Difel, 1977, pp. 47-63.

  • 3/10

    Aula expositiva

    Colonização e escravidão, cidade e território colonial.


    Seminário 3 (equipes 3 e 7):

    Maurício de Almeida Abreu, "A apropriação do território no Brasil colonial", in Escritos sobre Espaço e História. Rio de Janeiro: Garamond, 2014, pp. 265-298.

  • 10/10

    Aula expositiva

    Colonização e escravidão, o público e o privado no Brasil colonial


    Seminário 4 (equipes 4 e 8):

    Fernando Novais, "Condições da privacidade na colônia", in SOUZA, L. de M. e, História da Vida Privada no Brasil, vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 14-39.

  • 17/10 - Não haverá aula

    V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
    Salvador, 13 a 19/10/2018
    https://www.enanparq2018.com/

  • 22/10 - 19 às 22hs

    Exibição e discussão do filme

    "Iauaretê, Cachoeira das Onças", de Vincent Carelli (2006, 48min)


    Avaliação da disciplina pela turma

  • 24/10

    Aula expositiva

    Cultura, cortes e cidades no absolutismo; mercadores e banqueiros, artistas, povo e plebe; mercantilização do luxo e estilos de vida.

    Seminário 5 (equipes 5 e 9):

    Norbert Elias, "Estruturas e significado do habitat", in A Sociedade de Corte. Lisboa: Estampa, 1995, pp. 13-40.

  • 31/10

    Aula expositiva:

    Sociedade e economia entre os séculos XVII e XVIII: do ciclo holandês de acumulação à hegemonia britânica no sistema do livre comércio; da manufatura à indústria.


    Seminário 6 (equipes 6 e 1):

    Robert Darnton, “Os trabalhadores se revoltam: O Grande Massacre de Gatos na Rua Saint-Severin”, in O Grande Massacre de Gatos, Rio de Janeiro, Graal, 1986, pp. 102-139.

  • 7/11

    Realização de prova individual

  • 14/11

    Aula expositiva:

    Mudanças na esfera pública: o público e o privado, o social e o íntimo no mundo burguês; o campo da política e o campo da propriedade; o mercado público.


    Seminário 7 (equipes 7 e 2):

    Richard Sennet, “O público e o privado”. In: O Declínio do Homem Público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 117-137

  • 21/11

    Aula expositiva:

    A economia monetária e a formação da sociedade industrial; questão social e tensões revolucionárias; subúrbios operários e utopias urbanas 


    Seminário 8 (equipes 8 e 3):

    Georg Simmel. “O Dinheiro na cultura moderna”. In Souza, J. e Oelze, B. (orgs). Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. UnB, 1998, p. 23-40.

  • 28/11

    Tema

    Crise do sistema colonial e movimentos de independência nas Américas; projetos identitários e cidadania na América Latina; transformações e permanências no Brasil independente: terra e trabalho, campo e cidade, escravidão e liberdade


    Seminário 9 (equipes 9 e 4)

    Sergio Buarque de Holanda, "Nossa revolução", in Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 169-188.
  • 5/12 - Não haverá aula

    Encontro CorpoCidade6
    Salvador, 4 a 7/12/2018
    http://www.corpocidade6.dan.ufba.br/index.php/agenda/
  • 12/12

    Realização do Relatório (coletivo, em sala de aula)


    Trata-se de uma recapitulação do conteúdo das aulas ministradas e sua conexão com os textos discutidos ao longo do semestre. 
    O trabalho será elaborado coletivamente a partir das anotações e registros dos componentes da equipe, contemplando: 
    a) resumo das problemáticas principais tratadas nas aulas e textos, e o fio condutor que as conecta;
    b) uma reflexão sobre as questões mais relevantes abordadas no semestre para a formação do arquiteto e urbanista.