Programação

  • Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira
    Monitor: Alex de Carvalho Matos

    1. Conteúdo Programático
    A disciplina volta-se para a historiografia e a crítica da arquitetura, procurando situar distintas orientações teóricas e heranças intelectuais em algumas das principais gerações de historiadores da arquitetura do século XX. Ao mesmo tempo pretende focalizar determinadas tendências atuais de produção de conhecimento na área. Detém-se, pois, nas tramas narrativas de diversos discursos históricos e sua genealogia, na formação e atuação intelectual dos autores selecionados, bem como em alguns dos temas mais recorrentes entre eles na análise dos processos e realizações arquitetônicas modernos e contemporâneos. Propõe ainda apreender os modos como as grandes narrativas e temas são localmente absorvidos no debate e nos estudos sobre a arquitetura moderna no Brasil, estabelecendo filiações, tradições historiográficas, relações com a prática, e fomentando a interpretação das obras de alguns dos mais atuantes historiadores no Brasil. Ao situar as transformações fundamentais na literatura especializada e sua especificidade disciplinar, propõe-se a problematizar as relações da história da arquitetura com a crítica e a prática projetual, assim como com outros campos intelectuais e culturais.


    2. Objetivos 
    Apresentar algumas das coordenadas intelectuais da historiografia especializada, a partir de influentes referenciais teóricos; Situar os principais cânones e momentos da historiografia da arquitetura moderna internacional, do discurso das vanguardas aos trabalhos mais especializados; Focalizar trajetórias e obras pontuais de historiadores da arquitetura, como as de Siegfried Giedion, Nikolaus Pevsner, Bruno Zevi, Reyner Banham, Leonardo Benevolo, Manfredo Tafuri, Alan Colquhoun, Kenneth Frampton, Jean-Louis Cohen; Assinalar algumas das inflexões e tendências da crítica e da historiografia contemporânea, inclusive no Brasil;

    3. Didática
    As aulas expositivas serão seguidas de leitura e discussão coletiva de textos pré-selecionados pelo professor. O curso é dividido em três módulos: um primeiro voltado para o exame e discussão de algumas coordenadas teóricas influentes na historiografia e na crítica de arquitetura, especialmente à luz de grandes manuais de história da arquitetura moderna; um segundo, centrado em temas e questões recorrentes na análise da arquitetura moderna e contemporânea; um terceiro de aproximação a alguns trabalhos recentes de pesquisa desenvolvidos no Brasil nos últimos anos a esse respeito. As aulas e discussões bibliográficas pretendem subsidiar os trabalhos finais dos alunos. Algumas das aulas serão complementadas por um panorama da produção arquitetônica e urbanística relacionado aos temas debatidos nos textos.

    4. Avaliação 
    Presença, participação nas discussões em sala de aula, debates sobre os textos e filmes, e preparação de um trabalho final. O trabalho final consistirá na análise de uma obra de arquitetura moderna ou contemporânea produzida no Brasil. A pesquisa deverá ser conduzida ao longo do semestre, e deverá levar em conta: a) a historiografia e fortuna crítica da obra selecionada; b) a eleição de uma certa linha/ temas críticos para observação/ interpretação da mesma; c) sua análise efetiva. As obras serão sugeridas pelos próprios alunos nas primeiras semanas de aula.

  • 24/8

    Apresentação da disciplina e do programa
    Aula introdutória:
    Historiografia, arquitetura e projeto social
  • 31/8

    Aula Expositiva: 
    Gêneses da historiografia de arquitetura - 1840-1930
  • 14/9

  • 15/9 - 10hs (Aula-extra)

    Visita à exposição "Vkhutemas: universidade para o futuro" - SESC-Pompeia
  • 21/9

    Aula Expositiva: 
    Cultura, tradição e comunidade: Zevi, Coulqhoun, Frampton

    texto: FRAMPTON, Kenneth. Regionalismo Crítico: arquitetura moderna e Identidade Cultural. In: História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003, p. 382-397.

  • 28/9

    Seminário "Bruno Zevi e a América Latina

    MESA: Bruno Zevi e a arquitetura latino-americana

    Moderador: Hugo Segawa (FAU/USP)
    Conferencistas: 
    MARIA ARGENTI, Francesca SARNO (Università di Roma): Bruno Zevi e América Latina em Cronache di Architettura
    ENRIQUE XAVIER DE ANDA (México): Bruno Zevi, y la cultura arquitectonica mexicana.
    NOEMÍ ADAGIO (Universidad Nacional de Rosario): Revisitar a obra de Bruno Zevi

  • 5/10

    Aula Expositiva:
    Sociedade, Estado e Ideologia: Benevolo, Tafuri e Cohen

    Texto: Tafuri: "Arquitetura radical e cidade", in: Projeto e Utopia

  • 19/10

    Crítica de obras: leituras contemporâneas:

    Raquel Schenkman-Contier - Uma leitura do MASP


    Atendimento na elaboração dos trabalhos finais

  • 26/10

    Aula Expositiva
    Crise do projeto moderno no pós-guerra
  • 9/11

  • 23/11

    Crítica de obras: leituras contemporâneas


    Atendimento na elaboração dos trabalhos finais

  • 30/11

    Aula expositiva:
    Pós-modernismo e o declínio das utopias sociais

    Paolo Portoghesi, Depois da arquitetura moderna, caps. 4 a 6

  • 7/12

    Atendimento final na preparação das apresentações finais
  • 14/11

    Apresentação dos trabalhos finais