Programação
-
-
A disciplina mapeia os momentos em que as tecnologias foram apropriadas pelas artes, implicando novas configurações estéticas. Seu objetivo é contribuir para uma visão menos instrumental da tecnologia e para os estudos de cultura visual nos campos da arquitetura e do design. Para tanto, procura compreender a história da cidade a partir das imagens e não como foi representada nas imagens. A abordagem não é cronológica, mas temática, enfatizando as imagens técnicas (da pré-fotografia ao pós-cinema), nas suas relações com os dispositivos de captura e projeção, problematizando sua historicidade e dos seus campos de visão.
-
Textos da Disciplina Pasta
-
Friedberg, Anne. The Virtual Window. Cambridge/Mass.: MIT Press, 2006.
Steyerl, Hito. “In Free Fall: A Thought Experiment on Vertical Perspective,” E-flux, 24 (April 2011).
-
Benjamin, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica,” 165-196. Obras escolhidas, vol. 1. 5a. Ed., São Paulo: Brasiliense, 1993
-
Dubois, Phiplippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
-
Crary, Jonathan. Técnicas do observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
-
Filmes de Duchamp (Anemic Cinema), Man Ray (L’etoile de mer), Jean Epstein (La Glace a trois faces), Moholy Nagly (Ein Lichtspiel Schwarz Weiss Grau)
Experimental Cinema + https://www.moma.org/artists/4048?locale=en
https://www.youtube.com/watch?v=ymrJLhSeIlk
[Explicação do trabalho intermediário: Meliès, Antonioni e Scorcese
(Viagem à Lua, Blow Up, A Invenção de Hugo Cabret)]
-
Manovich, Lev. The Language of New Media, Cambridge/Mass.: MIT Press, 2002.
Construtivismo russo: novos materiais, montagem e a “desumanização” da arte
Dziga Vertov - Man With a Movie Camera
-
Argan, G. C., Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (cap.6 p.324-358)
-
Santaella, Lucia. Porque as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus, 2005.
-
Maia, Ana Maria. Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira. Recife: Aplicação, 2015.
Ramiro, Mario. Intervenções urbanas 1979-1982. São Paulo: Ubu, 2017.
-
Velentyn, Heike van org. Zero. São Paulo: Pinacoteca/ Instituto Goethe, 2014.
[entrega do trabalho intermediário]
-
Bentes, Ivana. “Praia de paulista: Brasil global, Brasil remix, Brasil canibal,” entrevista à Giselle Beiguelman. Tecnofagias: ciência de ponta, ciência de garagem (Catálogo), 96-99. São Paulo: Mostra 3M de Arte e Tecnologia, 2012.
-
-
Bolsom, Erica. “Irreprodutível: cinema como evento,” in: Cinema apesar da imagem, Gabriel Menotti; Marcus Bastos; Patricia Moran (orgs), 33-52. São Paulo: Intermeios: 2016.
-
Beiguelman, Giselle. Da cidade interativa às memórias corrompidas: arte, design e patrimônio histórico na cultura urbana contemporânea. Tese de Livre-docência, Universidade de São Paulo, 2016. https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-09112016-145703. https://www.academia.edu/35946552/Da_cidade_interativa_%C3%A0_cidade_participativa. [cap. 4]
-
-