Programação

    • A disciplina mapeia os momentos em que as tecnologias foram apropriadas pelas artes, implicando novas configurações estéticas. Seu objetivo é contribuir para uma visão menos instrumental da tecnologia e para os estudos de cultura visual nos campos da arquitetura e do design. Para tanto, procura compreender a história da cidade a partir das imagens e não como foi representada nas imagens. A abordagem não é cronológica, mas temática, enfatizando as imagens técnicas (da pré-fotografia ao pós-cinema), nas suas relações com os dispositivos de captura e projeção, problematizando sua historicidade e dos seus campos de visão.


    • Pasta ícone
      Textos da Disciplina Pasta
      Disponível se: Você faz parte de Alunos 2018
  • 06/03 - Apresentação do programa, metodologia e introdução: A câmera e o enquadramento do mundo

    Friedberg, Anne. The Virtual Window. Cambridge/Mass.: MIT Press, 2006.

    Steyerl, Hito. “In Free Fall: A Thought Experiment on Vertical Perspective,” E-flux, 24 (April 2011). 


  • 13/03 - A revolução das imagens técnicas

    Benjamin, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica,” 165-196. Obras escolhidas, vol. 1. 5a. Ed., São Paulo: Brasiliense, 1993


  • 20/3 - Máquinas de visão e imagens técnicas

    Dubois, Phiplippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.


  • 03/04 - Máquinas de visão e imagens técnicas

    Crary, Jonathan. Técnicas do observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.



  • 10/04 - Estéticas das Imagens Industriais

    Filmes de Duchamp (Anemic Cinema), Man Ray (L’etoile de mer), Jean Epstein (La Glace a trois faces), Moholy Nagly (Ein Lichtspiel Schwarz Weiss Grau)

    Experimental Cinema + https://www.moma.org/artists/4048?locale=en

    https://www.youtube.com/watch?v=ymrJLhSeIlk

     

    [Explicação do trabalho intermediário: Meliès, Antonioni e Scorcese

    (Viagem à Lua, Blow Up, A Invenção de Hugo Cabret)]


  • 17/04 - Estéticas das Imagens Industriais

    Manovich, Lev. The Language of New Media, Cambridge/Mass.: MIT Press, 2002.

    Construtivismo russo: novos materiais, montagem e a “desumanização” da arte

    Dziga Vertov - Man With a Movie Camera


  • 24/04 - Dadaísmo, Ready made e crítica das noções tradicionais de autoria, arte e gesto.

    Argan, G. C., Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (cap.6 p.324-358)


  • 08/05 - Arte e mídia: da Pop art à videoarte.

    Santaella, Lucia. Porque as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus, 2005. 

  • 15/05 - Arte e mídia: Infiltrações midiáticas.

    Maia, Ana Maria. Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira. Recife: Aplicação, 2015.

    Ramiro, Mario. Intervenções urbanas 1979-1982. São Paulo: Ubu, 2017.


  • 22/05 - Arte e ciência: O grupo [plataforma] Zero.

    Velentyn, Heike van org. Zero. São Paulo: Pinacoteca/ Instituto Goethe, 2014.

    [entrega do trabalho intermediário]


  • 29/05 - Tecnofagias: quasi-cinema e cinema novo.

    Bentes, Ivana. “Praia de paulista: Brasil global, Brasil remix, Brasil canibal,” entrevista à Giselle Beiguelman. Tecnofagias: ciência de ponta, ciência de garagem (Catálogo), 96-99. São Paulo: Mostra 3M de Arte e Tecnologia, 2012.


  • 05/06 - Devolutiva, explicação do trabalho e final e divisão de grupos.

  • 12/06 - Novas imagens: Realidade virtual, realidade aumentada, cinema ao vivo.

    Bolsom, Erica. “Irreprodutível: cinema como evento,” in: Cinema apesar da imagem, Gabriel Menotti; Marcus Bastos; Patricia Moran (orgs), 33-52. São Paulo: Intermeios: 2016.


  • 19/06 - Novas Imagens: estéticas da vigilância.

    Beiguelman, Giselle. Da cidade interativa às memórias corrompidas: arte, design e patrimônio histórico na cultura urbana contemporânea. Tese de Livre-docência, Universidade de São Paulo, 2016. https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-09112016-145703. https://www.academia.edu/35946552/Da_cidade_interativa_%C3%A0_cidade_participativa. [cap. 4]

  • 26/06 - Apresentações trabalhos em grupo finais - Grupo 1

  • 03/07 - Apresentações trabalhos em grupo finais - Grupo 2