Kursthemen

  • Aula 04/04

    Primeira aula - resenha
    por Marcos Sorrentino - quinta, 4 abr 2019, 17:37
     

    Com a presença de 18 estudantes aconteceu o primeiro período de aulas da disciplinas Oficinas de Educação Superior - Letícia, Piracicaba, Técnica em Assuntos Educacionais,  mestranda (Garcia), Trabalho; Letícia, Tupã, bióloga, doutoranda (Pedro), Mudança;  Silvio, Aracaju, Eng. Florestal, doutorando (João), Prolixo; Pedro, Tubarão, biólogo, mestrando em desenvolvimento rural (Rosibely), Amigo; Anani Zanini, doutoranda (Ricardo), São Lourenço, Engenheira Florestal, família; Gabriel, eng. florestal,  doutorando melhoramento florestal (Paulo Henrique), Guaranésia, Aprender; Bruno, biólogo e engenheiro florestal, doutorando (Garcia), São Paulo, Criativo; Gláucia, Bebedouro, eng. florestal, doutoranda bioindicadores aquáticos (Silvio), Dedicada; Magda, Angatuba, tecnóloga em silvicultura, mestranda silvicultura (Paulo Henrique), Carinho; Taísi Bech Sorrini, São paulo, eng. agrônoma restauração, mestranda (Pedro), resiliência; Elias Costa, Natal, Eng. florestal, doutorando (Brito), Desafio; Isabela, Campinas, educadora e gestora ambiental, doutoranda (Marcos), Fé; Gabriela Santos, Maceió, bióloga, pesquisadora, doutoranda botânica (Bia), Diálogo; Amanda Lombardo Fruehauf, Rio Claro, agreocóloga, mestrado rec. floretais em agroecologia urbana (Paulo Peregrino), Persistência; Lukas Rodrigues Souza, São Bernardo do Campo, eng. ambiental, doutorando em restauração (Débora Rother), calma; Luã, Iracemápolis, eng. florestal, educador agreocológico (Flávio), Transformação; Kálita, Firminópolis, eng. florestal, doutoranda (João Batista), Luta; Barbara, São José dos Campos, bióloga, mestranda ecologia urbana (Demóstenes), Caminho. 

    Após a aula, recebi a visita de Kenia, justificando a sua ausência, por motivos de saúde e já retirando o livro que pretende ler e fichar durante a semana - Tendências pedagógicas na educação Escolar. Vieram também Silvio (Marcos Masseto), Kálita (Ensinagem); Taise (fiquei de enviar os 7 saberes necessários à educação do futuro, do Edgar Morin; Glaucia (Bordenave), Letícia (Paulo Freire); Anani (Didática em questão, Vera Candau); Barbara (Relatório Delors e/ou algo sobre arte educação). Amanda me informou que irá ler Rubens Alves. Enviarei o Zabalza e outras indicações para todos lerem.


    Durante a aula, além das apresentações individuais, fizemos algumas dinâmicas de grupo - do sentar em círculo/ferradura/formato oval, problematizando o sentido disto, até o conhecer-se melhor por meio do olhar atneto a diversas partes dos corpos que compartilham a mesma sala e a formação de duplas que se transformaram em círculos de diálogos.

    Depois cada estudante formulou, durante o intervalo, uma pergunta e em grupos chegaram à formulação de cinco perguntas coletivas, que esperamos ver respondidas ao longo do semestre, com a ajuda dos encontros Oficinas. São elas: 

    A educação superior etá boa? O que precisa melhorar? Qual é a efetividade das provas na formação de um indivíduo? Como melhorar a educação do país? Como fazer os alunos terem maior interesse pelas aulas? Como ser um educador bom e ao mesmo tempo feliz? Pq a maioria dos papéis envolvidos na educação, com alunos, professores, diretores, estão tão desmotivados? Quais são as barreiras que devem ser superadas para melhorar a educação? Qual o melhor sistema de avaliação? Como aplicar EA nas escolas? Como nós, futuros educadores, podemos superar as barreiras (valores, motivação, equidade) da educação? Como integras a dimensão do conteúdo/conhecimentos, com o desenvolvimneto de habilidades, atitudes e do pensamento crítico? Como promover o aprendizado numa turma heterogênea? É possível promover uma educaçào à distância em todas as áreas de estudo? Como educar nesses tempos tecnológicos? deve-se controlar o uso de tablets e smartphones? como adaptá-los ao ensino? O que fazer para transformar a educação em uma ferramenta acessível e igualitária? A educação tem papel de mudar padrões e transformar conceitos? aqueles de casa/dos pais? Coo desenvolver a didática na educação? Educação e conhecimento caminham juntos? O que fazer quando o aluno rejeita a metodologia do professor? Como trabalhar os valores e princípios (que se torne parte da ação) necessários à realização do diálogo (da forma profunda do conceito)? Como chamar a atenção dos alunos desinteressados? Como aplicar métodos avaliativos mais justos, já que os alunos são heterogêneos? Qual o papel da educação institucional dados eventos sociais cada vez mais voláteis (dinâmica social)? como trabalhar conteúdos matemáticos para alunos que não compreendem nem os conteúdos de ensino fundamental? Como trabalhar educação ambiental num contexto conteudista, no qual os temas são apenas para "PPC ver"? 

    Essas poderiam ser as questões de uma prova, caso optemos por fazer uma para avaliar o incremento de nossos conhecimentos ao longo das oficinas? Vamos pensar nisto!

    Na próxima aula ficamos de conhecer a biografia de cada um dos presentes, por meio de um cartaz, o fichamento de uma obra feita pelo estudante individualmente e tomar conhecimento de quem são os grupos e quais os temas a serem trabalhados ao longo do curso.

    Todos ficaram de se cadastrar no stoa e exercitar a sua utilização.

    O calendário das aulas ficou: 04, 11 e 25/04; 02, 09, 16, 23 e 30/05. sendo que as equipes se responsabilizarão pelos períodos de aulas dos dias 02, 09 e 16 de maio. A proposta detalhada de programa para a disciplina postarei no stoa ainda nesta semana, para sobre ela dialogarmos na próxima aula.

    Ao final, as avaliações em uma palavra foram todas positivas e de boas expectativas em relação ao processo de ensinagem que pretendemos vivenciar.


    • Em pdf, abaixo, alguns livros que o MEC disponibilizava gratuitamente. São oito arquivos. Para conseguir vê-los é necessário entrar em "Ativar Edição", clicar em Editar>Editar configurações e acessar um por um, baixando-os.

      Tenho outros, se tiverem interesse.

      Vejam se conseguem ler pelo menos o Manifesto dos Pioneiros da Educação.

    • Outros textos para possíveis leituras seguem anexo. São seis textos. Para conseguir vê-los é necessário entrar em editar e acessar um por um, baixando-os.

    • Segue anexo uma breve descrição do Programa da disciplina

  • Aulas 11/04

    resenha inicial elaborada pelo professor: Com a presença de Luã, Isabela, Isabela, Alex, Silvio, Elias, Gabriel, Magda, Gabriela, Kalita, Anani, Patricia, Thaíse, kenia, Lucas, Lukas, Bruno, Glaucia, Pedro, Letícia, Letícia, realizamos um dia de aulas focado nas apresentações dos estudantes, em grupos e depois para toda a sala, sobre as leituras realizadas e as anotações autobiográficas. Após a socialização em grupos responderam as perguntas formuladas pelo professor sobre o que os aproximam e o que os distanciam em suas histórias de vida e sobre as características das propostas educadoras apresentadas - concepção de escola, educação, ensino e aprendizagem; utopias/distopias presentes nas obras; principais desafios educadores do século XXI; perguntas e afirmações que emergem com maior força a partir das leituras e diálogos no grupo.

    Finalizando a aula foram formados os seis grupos, feitas as indicações de leituras para os pxs 15 dias, tendo o livro O ensino universitário, de Zabalza como livro de leitura comum (para fichamento por grupos) por toda a sala e cada um teve a liberdade de escolher uma segunda leitura para fichamento individual.

    Tods presentes ficaram de avaliar a aula pelo stoa, respondendo 4 perguntas formuladas por Celestin Freinet: felicito? critico? pergunto? proponho? Todos ajudaram a arrumar a sala de aula no formato convencional para o px professor à utilizar e o lanche e a resenha da px aula serão de responsabilidade coletiva.

    Resenha da aula, a partir da leitura da resenha feita por Magda e complementando-a livremente e convidando todos os colegas a fazerem o mesmo. O original de Magda está em seu diário de bordo.

    Quarta-feira, 11 de abril de 19

    Aula 02

    Todos chegaram entusiasmados a aula para apresentar sua biografia. Mas tiveram que se limitar a colar na parede para que os demais pudessem visualizá-las no intervalo ou nos horários dos trabalhos em grupo. Podemos e devemo analisar as vantagens e desvantagens desse procedimento.

    A aula correu muito agradável, o professor iniciou com a resenha da aula anterior e nos presenteou com um vídeo, um texto de Rubem Alves chamado Escola da Ponte e uma entrevista: Tendências pedagógicas do desafio escolar. As leituras foram feitas de forma compartilhada, para o poema foi interessante, mas a entrevista por ser um pouco longa acabou por não ser tão proveitosa essa forma de leitura. A vontade de falar sobre o vídeo e trocar opiniões foi grande, ao menos para mim, mas o professor disse que presentes não se contestam. Mas poderiam ser problematizados e ser pretexto para um bom diálogo. A opção por deixar todas as problematizações para os diálogos ao final da aula, após as socializações das leituras e as conversas nos grupos, pode não ter sido a mais adequada, pois muita coisa vai ficando esquecida. Uma boa ideia seria deixar pelo menos 10 minutos para as questões mais emergentes, logo após cada provocação pedagógica e pedir para os estudantes anotarem as questões que gostariam de colocar na roda e que não conseguiram naquele momento, incentivando-os a trabalharem com elas nos grupos e trazerem amadurecidas para a sala. 

    Em seguida dividimos a sala em grupo. Nele compartilhamos nossa história de vida com o que relatamos em nossa biografia e outros pontos importantes. Discutimos o que cada uma/um leu durante a semana. O que lemos e o que nos chamou a atenção. Em seguida fomos convidados a responder algumas questões.

    1.       Quais eram nossas proximidades e distanciamentos? 

    2.       Definimos alguns conceitos. Por exemplo:

    Educação: Processo que constitui a base da formação do cidadão

    Escola: Espaço físico onde ocorre a troca ensino aprendizagem de maneira formal

    Ensino: Ato de ensinar de forma a criar possibilidades para a construção do conhecimento

    Aprendizagem: Conhecimento construído, reflexo da compreensão em conjunto.

                    Listamos os desafios da educação na atualidade. Por exemplo:

                    Desinteresse aluno – professor;

                    Manter-se motivado;

                    Incluir a tecnologia

                    Metodologia adequada;

                    Conseguir com que a aprendizagem se dê de forma significativa;

                    Oferecer uma educação para todos;

                    Cenário político atual.

    Apresentamos perguntas por nós formuladas a partir de nossas vivências e leituras. Por exemplo, a seguinte pergunta: “Como ter paixão pela educação no contexto atual? ”

    Essa pergunta gerou questionamentos em cada uma/um de nós e com base nas leituras um grupo afirmou: “Não é o processo de aprendizagem que precisa se adaptar ao ensino, mas o processo de ensino que tem que se adaptar ao aprendizado. ” Esse mesmo grupo expressou a utopia do educador em uma pirâmide onde a base é constituída pela educação: a trazida de casa somada a construída pela sociedade. No meio da pirâmide está o ensino e no topo a aprendizagem sendo que o centro e o topo da pirâmide permanecem em fluxo constante. A pirâmide representa a escola.

    As respostas de cada grupo foram escritas em cartaz e apresentadas no período da tarde para toda a sala, o que abriu para muitas discussões e sugestões de algumas leituras extras.

    O professor trouxe lanche para os intervalos da manhã e da tarde e as partilhas nesse momento de pausa foram também enriquecedoras e está permitindo conhecer melhor os colegas.

    Como tarefa, ficamos encarregados de dividir entre nossos grupos de trabalho os capítulos do livro de leitura essencial: O ensino universitário seu cenário e seus protagonistas do autor Miguel A. Zabalza.

    Como presente de Magda, pós aula, reproduzo o último parágrafo de seu diário de bordo:

    Durante a semana navegando a esmo pelo twitter, encontrei um link em uma página que sigo, achei interessante e gostaria de compartilhar:

     

    Quando há amor na forma de ensinar, o aluno aprende mais facilmente qualquer conteúdo”
    – Claudio Naranjo

    Não conheço Claudio Naranjo, mas considero interessante a leitura, segue o link

    https://www.revistaprosaversoearte.com/a-educacao-e-a-unica-forma-de-mudar-o-mundo-diz-psiquiatra-chileno-claudio-naranjo/


  • Aulas 25/04

    • Sugiro trocarmos indicações de leituras interessantes para fundamentar as propostas de Planos de Ensino (disciplinas ou Cursos) e de Aulas. São três arquivos. Para conseguir vê-los é necessário entrar em editar e acessar um por um, baixando-os.

      Seguem alguns

    • Seguem outras indicações de leituras, inclusive o Método Oca para a crítica e aproveitamento nos trabalhos dos grupos.  São três arquivos. Para conseguir vê-los é necessário entrar em editar e acessar um por um, baixando-os.

    • Presentes e diálogos iniciais
      A aula começou com um presente dada pelo Marcos.
      O documentário apresentado foi  o  Neram N’Dok (link do documentário), uma expressão Bijagó que significa “levem e guardem convosco". Ele fala sobre o processo de construção participativa das comunidades na Área Marinha Protegida no Arquipélago dos Bijagós, Guiné-Bissau.

      Após passar um trecho do documentário foi feito uma provação, sobre os aspectos educacionais demonstrados no vídeo.
      Sairam falas referentes à Educação Informal, Educação Popular, a Educomunicação e sua importancia e o processo participativo.

      Em seguida o Prof. retomou as avaliações da aula passada e requisitou que fossem feitas as avaliações por tod@s.
      O que emergiu de destaque nesse momento foi sobre uma avaliação em especial, que sugeria que tivessem leituras tambem "não Freirianas" que destacou a reflexão sobre serem leituras do campo da esquerda e não necessariamente Freirianas.
      Marcos colocou sua definição sobre o que seria, para ele, fazer parte do campo da esquerda ou da direita.
      O campo da esquerda seria uma "postura inclusiva, dialógica de construção com" e a postura da direita seria mais ligada à construção mais técnica científica com autoridade bem definida.
      Se colocando no campo da esquerda e fazendo a ponte com o Documentário apresentar esse tipo de postura mais à esquerda. O que não negaria a questão sobre a relação com as empresas que contribuiram no processo apresentado no documentário.

      Antes de passar para a outra atividade tivemos um outro presente
      Mariana trouxe um trecho de um texto do Leonardo Boff (colocar o nome do livro), em que ele relaciona a educação como fazer arte.

      Diálogo sobre Zabalza (e outras leituras)
      A sala foi dividida nos grupos formados. Os grupos tinham o papel de dialogar a partida da atividade posta na lousa:

      A partir da leitura de Zabalza, o que precisa melhorar no campo da:
      a) Filosofia;
      b) Políticas Públicas;
      c)Estrutura;
      d) Pedagogia e,
      e)Outros

      Após cerca de 30minutos mais intervalo os grupos colocaram na lousa, em síntese, o que saiu das discussões (segue as fotos da lousa)
      A partir da socialização a sala fazia alguns apontamentos sobre cada dimensão elencada.

  • Aulas 02/05

    • METODOLOGIA
      8h30 presentes e memória/resenha
      8h30 as 9h30 café compartilha

      -Divisão em 3 grupos. um falando sobre Práxis, outro sobre dialogo e o outro sobre Bem Viver e Agroecologia.
      20min para cada grupo e depois as pessoas irão para outro grupo (iremos explicar melhor na hora)
      A conversa gira em torno da questão:

      Na construção de projetos socioambientais qual a centralidade do Dialogo/Práxis/Bem Viver e Agroecologia?

      10h10 -intervalo (expor os cartazes feitos durante a dinâmica)
      10h30 - 12h Apresentação do plano de aula e ensino

      Salve povo! para nossa aula de quinta feira o grupo 1 estará fazendo a resenha (da primeira parte da aula) e em seguida irá conduzir uma dinâmica de Café compartilha.  
      Serão leituras, com 3 temas centrais, que darão Sul aos nossos diálogos.
      A sugestão é, para que não sobrecarregue as pessoas (de muita leitura), que cada grupo possa ler pelo menos um dos textos.

      1 - Agroecologia e Bem Viver (GRUPO 2)
      Artigo do Livro Educação, Agroecologia e Bem Viver:
      capítulo “Agroecologia, Movimentos Sociais e Bem Viver" página 135
      http://www.nacepteca.esalq.usp.br/sites/default/files/publicacao_arq/Educacao-agroecologia-e-bem-viver%20final.pdf

      - Para além desse texto temos mais dois textos complementares sobre o Bem Viver. São bem interessantes para leitura também.

      2- Práxis educativa (GRUPO 3 e 5)
      Leitura  de  Volnei FORTUNA,
      A relação teoria e prática na educação em Freire (Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 2, p. 64-72, 2016.)
      https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056

      3 - Diálogo (GRUPO 4 e 6)
      Leitura do Artigo de Carlos Rodrigues Brandão e Maristela Borges
      Criar com o outro - o educador do diálogo
      http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20096

      Abraços e até!

    • Olá pessoal, criamos esta seção para anexar os arquivos e centralizar as discussões sobre nossa aula.
    • Para subsidiar a aula, pedimos que vocês leiam o artigo "An emerging signature pedagogy for sustainable food systems education" (VALLEY et al., 2017).

      Ele aborda o tema que escolhemos para a disciplina (sistema agroalimentar) sob a perspectiva de sustentabilidade, e também destaca alguns princípios e habilidades a serem desenvolvidas em cursos com esta temática (ação coletiva, pensamento sistêmico, aprendizagem ativa e interdisciplinaridade). Reflitam sobre estes princípios e sobre como podemos aplicá-los no ensino superior.

      Se não tiverem tempo para todo o texto, por favor tentem ler ao menos o resumo e dar uma olhada na figura 1. 

  • Aulas 09/05

    • Cronograma de atividades:

      8h – 8h10: Memória e resenha do grupo 2 

      8h10 – 8h30: Presente do grupo

      8h30 – 9h30: Dinâmica da motivação

      9h30 - 10h: Hora do lanche

      10h - 10h30: Apresentação do plano de aula e ensino

      10h30 - 12h: Dinâmica de debate

      Mensagem para turma:

      Olá pessoal,

      Para nossa aula de quinta-feira (09/05) propomos que assistam os seguintes vídeos:

      A Jornada: Inspirando jovens de sucesso

      Fatos florestais: Caem mitos que opõe produção à conservação no Brasil

      A partir deles abordaremos em sala as temáticas: Motivação na docência e a relação entre a Conservação de ecossistemas florestais e a Produção agrícola no Brasil.

      Essas sugestões facilitarão a compreensão do conteúdo que será abordado e o bom desenvolvimento do nosso encontro.

      Como recomendação adicional, também aconselhamos que leiam o texto a seguir:

      A motivação dos estudantes no Ensino Superior. CAOVILLA, C.A. et al (2018)

      http://revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/download/349/pdf 

      Muito obrigada e o grupo 3 fica a disposição de vocês!

      Abraços!




    • Pasta com os materiais utilizados no período de aula ministrado pelo Grupo 04.

    • Cronograma de atividades

      14:00 - Resenha da aula do período anterior 

      14:15 - Presente

      14:30 - Dinâmica "Uma única imagem"

      15:00 - Conteúdo: Pedagogia de projetos e 8 inteligências

      15:20 - Apresentação do Plano de Ensino

      16:00 - Café

      16:30 - Dinâmica "Telefone sem fio"



  • Aulas 16/05

  • Aulas 23/05

  • Aulas 30/05

  • Trabalhos dos Grupos

  • Diários de Bordo

  • Avaliação das aulas