Zootecnia
Ajuda com Pesquisar cursos
Oferecer ao aluno conhecimentos básicos para determinação e interpretação de resultados da composição dos alimentos para alimentação animal, ruminantes e não-ruminantes, através de métodos adequados de análise. O curso se propõe também a oferecer princípios básicos de trabalho em laboratórios de análise.
O programa visa oferecer noções básicas de metodologias e técnicas de análise de alimentos para alimentação animal. Para tanto desenvolve estudo dos principais métodos de análise da composição de alimentos assim como da interpretação de resultados com vistas à utilização de dados para formulação de ração bem como para certificação de níveis de garantia e identificação de fraudes em ingredientes ou rações. Adicionalmente, visa desenvolver no aluno visão crítica sobre análises desenvolvidas em projetos de pesquisa.
O curso tem por objetivo apresentar, discutir e desenvolver temas relacionados com a qualidade e conservação de alimentos volumosos para animais. Constam do conteúdo, conceitos básicos e aplicados relativos aos processos de crescimento e subseqüentes alterações em parâmetros da composição anatomo-histológica em plantas forrageiras. Serão abordados aspectos relativos à produção de forragem, sua conservação, e utilização; bem como o uso de resíduos fibrosos ligno-celulósicos na alimentação de ruminantes. O programa proposto sugere numa sequência didática a abordagem de temas que visam oferecer ao aluno uma visão integrada da área de produção e conservação de alimentos, permitindo aos alunos avaliar o processo de produção, identificar problemas, e equacionar soluções técnicas apropriadas.
O aluno no final do curso deverá ser capaz de reconhecer as estruturas de carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos e de relacionar essas estruturas com suas propriedades biológicas. O aluno deverá conhecer os processos de biossíntese e degradação de carboidratos, lipídios e proteínas e a importância das vitaminas e dos minerais, assim como a integração dos mesmos metabolismo de animais ruminantes e monogástricos.
Analisar o setor leiteiro do país e caracterizar fatores limitantes à economia do processo. Capacitar o estudante para o planejamento e condução de uma empresa produtora de leite.
Ministrar aos estudantes conhecimentos essenciais sobre os sistemas de produção, alimentos, alimentação e nutrição, reprodução, melhoramento, sanidade, ambiência e conforto e qualidade dos produtos de origem animal, na forma de uma visão global da produção de animais ruminantes no Estado de São Paulo e no Brasil.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP