Ciências Florestais
a) Informar o aluno a respeito dos princípios fundamentais de hidrologia florestal, com ênfase em suas aplicações práticas para o manejo de microbacias hidrográficas. b) Fornecer ao aluno elementos que lhe permitam entender e planejar o manejo da floresta visando a produção e a qualidade da água. c) Desenvolver a visão holística de manejo florestal tendo a microbacia hidrográfica como base física de planejamento, visando a minimização dos impactos ambientais.
Contribuir para a capacitação dos/das estudantes na análise, planejamento, implantação e avaliação de projetos de educação ambiental; Contribuir para a formação ambiental e pedagógica dos/das estudantes; Aprofundar os conhecimentos teóricos dos/das participantes sobre a questão educacional voltada a resolução de problemas ambientais.
Promover a continuidade e a permanência de processos educativos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente; Contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural; Estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática sócio-ambiental, vinculando a educação à ética, ao trabalho e às práticas sociais; Analisar a importância do incentivo à participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente por meio do fortalecimento do exercício da cidadania; Trabalhar uma abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais considerando a diversidade individual e cultural e o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade (adaptado da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA);
- Estimular e apoiar os participantes a desenvolverem conhecimentos no campo da educação e sobre o papel e possibilidades das IES (Instituições de Ensino Superior); - Proporcionar vivências, reflexões e análises sobre práticas docentes universitárias em distintas áreas de conhecimento; - Contribuir para os participantes elaborarem propostas de cursos que possam ser realizados em sua vida profissional.

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