Programação
Aula 1 - Conflitos Socioambientais
Nossa primeira aula da disciplina Educação Ambiental será dia 13/03 às 19h no Sesc Piracicaba. Vamos assistir o filme "Sob a pata do Boi - Como a Amazônia Vira Pasto" e em seguida teremos um debate com a presença do Prof. Edson Vidal, roteirista Juliana Tinoco e especialista Eng. Agrônoma Marina Piatto (Imaflora). Não faltem!
A exibição do documentário SOB A PATA DO BOI: COMO A AMAZÔNIA VIRA PASTO é um dos filmes que irá compor o CINEDEBATE, BEM VIVER, MODOS DE VIDA E SUSTENTABILIDADE. Este é uma iniciativa que busca refletir, dialogar e potencializar ações individuais e coletivas sobre questões emergentes da sociedade contemporânea voltadas à saúde, clima, meio ambiente, diversidade, gênero e cultura. A proposta deste ciclo de exibição de audiovisuais é divulgar produções brasileiras que revelam as múltiplas dimensões do atual momento de crise socioambiental planetária, através do diálogo com diretores, especialistas e público participante, favorecendo conexões e potencializando ações cotidianas voltadas à transformação.
Realização SESC Piracicaba com apoio do Laboratório de Educação e Política Ambiental - Oca, Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, Movimento Acampa Brasil.
Outros informes:- O cronograma da disciplina já está disponível no Stoa.
- Para aula do dia 20/03, tragam um cartaz que conte sobre sua trajetória de vida/biografia. Pode ser um cartaz artístico ou com diferentes linguagens. Faça como você preferir. Usaremos este material em aula.
Qualquer dúvida me escrevam: rachel.trovarelli@usp.br
Aula 2: Trajetória de Vida/Biografia e Apresentação da disciplina
- Tarefa para próxima aula: Leitura do texto - CASTELLS, Manuel. O verdejar do ser: o movimento ambientalista. In: Castells. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra. 1999. P.141-169.Elaborar individualmente duas perguntas e duas afirmações sobre o texto e traze-las para discussão em sala de aula.
Responsável pela rotina: Karla Slides usados em aula
Aula 3: Utopia e Ambientalismo
Tarefa: Ler, com seu grupo, um dos capítulos de Pedagogia da Autonomia, e criar uma forma de apresentar os conteúdos do texto para toda a classe. Podem ser utilizadas diferentes linguagens.
Responsáveis pela rotina: Ana Luiza e Allan PatrickSlides usados em aula
Aula 4: Educação
1) Textos para leitura:
OCA, 2016. O “método Oca” de educação ambiental: fundamentos e estrutura incremental. Ambiente & Educação. V.21, n.1, 2016. Disponível em: https://ocaesalq.files.wordpress.com/2013/07/revista-amb-educ-metodo-oca-vol21-no1-2016.pdf .
ALVES, D.M.G.; ANDRADE, D.F.; BARBOSA, C.R.; BIASOLI, S.A.; BIDINOTO, V.M.; BRIANEZI, T.; CARRARA, M.; COATI, A.P.; COSTA-PINTO, A.P.; FERREIRA, L.E.C.; LUCA, A.Q.; MACHADO, J.T.; NAVARRO, S.M.; PORTUGAL, S.; RAIMO, A.A.; SACCONI, L.V.; SIM, E.F.C.E.; SORRENTINO, M. Em busca da sustentabilidade educadora ambientalista. Ambientalmente Sustentable, Coruña, v. 1, n. 9/10, p. 7-35, 2010.
2) Elaborar um cartaz (tipo banner) INDIVIDUAL contendo sua utopia para sociedade, temática problematizadora de interesse, objetivo da MIP, proposta de MIP.
3) Responsáveis pela rotina: Marília
EA e MIP
Aula 5: Educação Ambiental
- 1) Refletir em grupo a utopia, objetivo e proposta de MIP a ser realizada. 2) Responsáveis pela rotina: Vinícius e Ana Clara
Aula 6: Intervenção
Tarefa para próxima aula: assistir o vídeo em grupo e elaborar:
1) definição do problema, 2) análise de conjuntura PASTEL; 3) Análise FOFA; 4) Mapa de atores; 5) Objetivo SMART; 6) Estratégia (identificar qual a utopia do grupo); 7) Táticas.
Entregar documento escrito e apresentar, em linhas gerais, na próxima aula (08/05). Cinco minutos de apresentação para cada grupo.
Aula 8 - Processo Avaliativo na educação formal
Prezados, nessa publicação encontra-se o texto sobre Café ComPartilha.
1- Leitura sobre políticas públicas de meio ambiente:
•Vídeo: Encontro dos Ex Ministros do MMA sobre as políticas ambientais do governo federal:•Carta dos ex ministros para o atual ministro: Disponível aqui (clicar no título - "Tarefa para próxima aula")•Carta do Ministro Ricardo Salles em respostas ao ex ministros MMA: http://mma.gov.br/informma/item/15484-mma-responde-a-carta-de-ex-ministros.html•Carta dos servidores públicos em resposta ao ministro Ricardo Salles: Disponível no item abaixo
2- Continuar detalhando os objetivos, mapeamento/diagnóstico, planejamento da intervenção3- Trabalhar continuadamente na escrita do artigo
4- Resenha: Gabriel Frasseto e Eduardo Leite / Mariana P. Pollo, Daniela Simioni (29/05
Aula 9 - JURA - O Estado e os Movimentos Sociais - Sônia Guajajara
Texto do Boaventura de Sousa Santos, comentado em sala de aula.
Texto complementar sobre educação ambiental.
Texto complementar sobre educação ambiental.
Livro complementar sobre análise de conjuntura e transição para sociedades sustentáveis.
- Versão de 2012. Não sei se houve revisão.
Texto complementar sobre avaliação.
Acredito que essa tese, especialmente o capítulo 4, irá ajudá-los a visualizar a incidência em políticas públicas da MIP.
Aula 10 - Projetos de Educação Ambiental
Acho que esse slide pode ajuda-los a refletir sobre o caráter educador das MIPs
Monitoria artigos
A monitoria será realizada pelo prof. Marcos nos dias 10 e 11/06. Serão 4 opções de turmas:
1) 10/06 das 8h as 10h
2) 10/06 das 10h as 12h
3) 11/6 das 8h as 10h
4) 11/06 das 10h as 12h
Escrever previamente e combinar com professor em qual turma você irá participar. Email para contato: <sorrentino.ea@gmail.com> .