Zum Hauptinhalt
Website-Übersicht
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Deutsch (de)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Suchen
Schließen
Suchen
Sucheingabe umschalten
Acessar
CMU6025 - Formas da Música Popular Brasileira (MPB): Análise e Interpretação (2024)
Startseite
Kurse
2024
ECA
CMU
CMU6025--2024
Kursthemen
Allgemeines
Alles einklappen
Alles aufklappen
Avisos
Forum
Cronograma – CMU6025 – Formas da Música Popular Brasileira (MPB): análise e interpretação.
Cronograma – CMU6025 – Formas da Música Popular Brasileira (MPB): análise e interpretação
Datei
Aula 1 - Bibliografia.
Aula 1 - CANDIDO, Antonio, “Crítica e sociologia”.
Datei
SCHWARZ, Roberto, “A carroça, o bonde e o poeta modernista”.
Datei
PASTA Júnior, José Antonio. “O ponto de vista da morte: uma estrutura recorrente da cultura brasileira”.
Datei
GARCIA, Walter. “De ‘A preta do acarajé’ (Dorival Caymmi) a ‘Carioca’ (Chico Buarque): canção popular e modernização capitalista no Brasil”.
Datei
Aula 2 - Bibliografia.
CANDIDO, Antonio, “Dialética da malandragem”.
Datei
SANDRONI, Carlos, “De malandro a compositor”; “O feitiço decente”.
Datei
SODRÉ, Muniz, “Samba, o dono do corpo”; “O som e o tempo”; “O Samba”; “Um novo modo de produção”; “A letra do samba”.
Datei
GARCIA, Walter, “A transitividade do samba: uma análise interdisciplinar”.
Datei
Aula 3 - Bibliografia.
BRITO, Brasil Rocha, “Bossa Nova”.
Datei
MAMMÌ, Lorenzo, “João Gilberto e o projeto utópico da bossa nova”.
Datei
GARCIA, Walter, “Capítulo III: A base é uma só, mas...”; “Capítulo IV: Em busca de uma tradição – Lições de equilíbrio”.
Datei
GARCIA, Walter, “Cordialidade, melancolia, modernidade”.
Datei
Aula 4 - Bibliografia.
MAMMÌ, Lorenzo, “Uma promessa ainda não cumprida”.
Datei
GARCIA, Walter, “A construção de ‘Águas de março’”.
Datei
Aula 5 - Bibliografia.
KALILI, Narciso, “A nova escola do samba”.
Datei
MEDAGLIA, Júlio, “Balanço da bossa nova”.
Datei
CAMPOS, Augusto de. “Da jovem guarda a João Gilberto”.
Datei
MENDES, Gilberto, “De como a MPB perdeu a direção e continuou na vanguarda”.
Datei
GALVÃO, Walnice Nogueira, “MMPB: uma análise ideológica”.
Datei
Aula 6 - Bibliografia.
MENESES, Adélia Bezerra de. “Introdução”. In: Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque.
Datei
JARDIM, Gil. “O arranjo como estrutura e tecido do discurso musical”.
Datei
NAPOLITANO, Marcos. “A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural”.
Datei
ORTIZ, Renato, “Revisitando o tempo dos militares”.
Datei
Aula 7 - Bibliografia.
“Música não-música anti-música”. Entrevista de Júlio Medaglia com os compositores Damiano Cozzella, Rogério Duprat, Willy Corrêa de Oliveira e Gilberto Mendes.
Datei
SCHWARZ, Roberto. “Nota sobre vanguarda e conformismo”; “Cultura e política, 1964-69”.
Datei
SCHWARZ, Roberto, “Verdade tropical: um percurso de nosso tempo”.
Datei
VELOSO, Caetano, “Conferência no MAM”.
Datei
XAVIER, Ismail. “Alegoria, modernidade, nacionalismo”.
Datei
Aula 8 - Bibliografia.
AZEVEDO, Amailton Magno; SILVA, Salomão Jovino da, “Um raio X do movimento Hip-Hop”.
Datei
MACEDO, Márcio. “Hip-Hop SP: transformações entre uma cultura de rua, negra e periférica (1983-2013)”.
Datei
KEHL, Maria Rita. “Radicais, raciais, racionais: a grande fratria do rap na periferia de São Paulo”.
Datei
GARCIA, Walter. “‘Diário de um detento’: uma interpretação”.
Datei
FELTRAN, Gabriel de Santis. “Sobre anjos e irmãos: cinquenta anos de expressão política do ‘crime’ numa tradição musical das periferias”.
Datei