Artes Plásticas
Desenvolver os conhecimentos básicos acerca da modelagem, da visualização e da animação de formas bi e tridimensionais com base nos recursos da computação gráfica, capacitando o aluno a empregar diferentes modelos de representação para a criação de imagens.
Capacitar o aluno para a compreensão e o uso da linguagem gráfica como meio de comunicação. Desenvolver os conceitos relacionados ao sistema de desenho projetivo, de modo a possibilitar a leitura, a compreensão e a crítica de projetos de objetos de usos específicos (plásticos e/ou utilitários). A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Disciplina de caráter teórico-prático que terá como preocupação a linguagem visual no espaço bi e tridimensional, e princípios narrativos. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações visando uma sistematização na experiência visual. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho será atingida. Teremos como prioritário a passagem dos meios analógicos para os digitais. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
O objetivo da disciplina é analisar procedimentos lógicos em modelos conceituais e perceptuais de obras de arte e processos criativos envolvidos na relação entre arte, ciência e tecnologia. A partir de estudos precedentes e demonstrada propriedade no assunto refletiremos sobre a Arte no contexto dos procedimentos de lógica algorítmica e IA1.
Disciplina que terá como principais objetivos: elaborar, analisar e colocar em prática os diferentes conceitos apresentados; acompanhar projetos dirigidos; analisar os diferentes projetos multimídias desenvolvidos.
A disciplina tem como principais objetivos estimular a elaboração, apresentação e análise de narrativas audiovisuais no campo da arte.
Estimular pesquisas visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam a prática artística em Artes Visuais. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Artes Visuais II.
O curso tem como objetivo analisar as relações artístico-culturais entre os Estados Unidos e o Brasil nas décadas de 1960 e 1970, bem como compreender os mecanismos que permitiram que a produção norte-americana se tornasse hegemônica no campo artístico brasileiro. O conceito de \'políticas de atração\' será utilizado como um elemento central na discussão, uma vez que se refere aos procedimentos operacionais relacionados aos planejamentos delineados por setores governamentais dos Estados Unidos, com o apoio e a participação de instituições privadas, o que sugere um envolvimento entre o governo, museus, empresas e fundações. Para compreender como as ‘políticas de atração’ desempenharam um papel crucial na afirmação dos Estados Unidos no campo cultural brasileiro e na expansão de sua influência, o curso analisará intercâmbios institucionais e pessoais, bolsas de viagem, exposições itinerantes e representações oficiais nas bienais de São Paulo. O curso também dará destaque à presença significativa de artistas brasileiros que escolheram os Estados Unidos, especificamente Nova York, como destino privilegiado para suas viagens artísticas e culturais durante o mesmo período, assim como o que eles por lá produziram.
Disciplina de caráter teórico-prático tem como preocupação a linguagem visual sobre sequência de imagens e efeitos de variação temporal, e a construção de narrativas. Pretende-se criar assim um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho correlacionados através de uma série didática de exercícios e informações, cuja proposição básica visa uma sistematização na experiência visual, notadamente no campo das mídias digitais.
Disciplina de caráter teórico-prático que tem como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos neste campo. O foco principal é criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. As aulas abrangerão alguns dos tópicos abaixo, que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento; multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores; os conceitos de: interatividade, interface, imprevisibilidade, navegação, etc.; análise e discussão de diferentes programas multimídia e sites; panorama da arte e tecnologia; entre outros. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.