Aperçu des sections

    • Icône Fichier
      Conteúdo programático Fichier
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-CAP0240-2024101
    • Icône Fichier
      Regras para participar do Led Show - FILE 2024 Fichier
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-CAP0240-2024101
    • Icône Fichier
      especificações técnicas Fichier
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-CAP0240-2024101
    • Icône Fichier
      máscara para o vídeo FILE 2024 Fichier
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-CAP0240-2024101
    • Icône URL
      👉 drive para entrega de exercícios URL
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-CAP0240-2024101
  • Aula 1

    06.03 – Apresentação do curso


  • Aula 2

    13.03 – Breve Histórico da integração entre linguagens


    Referências:

    PACKER, Randall and JORDAN, Ken (2001). Multimidia – From Wagner to Virtual Reality, Norton. Excerto in http://cs.wellesley.edu/~cs215/Lectures/L00-HistoryHypermedia/www.artmuseum.net_w2vr.pdf (acessado em 2023)

    HOCKNEY, David (2001). O conhecimento Secreto, Cosac Naify. Excertos in https://www.youtube.com/watch?v=uUJjzDCrQoc (acessado em 2023). 

    Cybernetic Serendipity – the computer and the arts, Catálogo, Studio International, 1968 

    Dick Higgins: http://www.ubu.com/papers/higgins_intermedia.html e https://dickhiggins.org/intermedia

    John Cage : https://youtu.be/SSulycqZH-U


  • Aula 3

    20.03 - Panorama da Arte e Tecnologia no Brasil

  • Aula 4

    03.04 – Exercício Prático (micronarrativas) - discussão 

    Em grupo, criar um ou mais GIFs animados representando alguma micronarrativa



    • Icône Fichier
      passo a passo no Photoshop Fichier
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-CAP0240-2024101
  • Aula 5

    DIA 10.04 

    - Apresentação do exercício 1

    -  Hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento


  • Aula 6

    17.04 - Multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores


    Referências:

    Arlindo MACHADO (1993). Máquina e Imaginário, São Paulo: EDUSP.

    Arlindo MACHADO (2004). “Arte e Mídia: aproximações e distinções” in Revista eletrônica e-compós, edição 1, dezembro de 2004, disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/15/16

    Análise de casos:

    - Theo Lutz, Stochastic Text, 1959 [para melhor visualizar este processo veja em: http://brasil.netzliteratur.net/

    - Raymond Queneau, Cent Mille Milliards de Poèmes, 1961

    Cent Mille Milliards de Poèmes on Vimeo

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Oulipo

    - Computerized Haiku, de Margaret Masterman e Robin McKinnon-Wood, 1968 http://www.in-vacua.com/cgi-bin/haiku.pl

    - Waldemar Cordeiro e Giorgio Moscati Beabá, 1968

    - Myron Krueger - Videoplace, Responsive Environment, 1972-1990s

    https://www.billbuxton.com/inputTimeline.html

    http://proyectoidis.org/myron-krueger/

    - Text Rain, Camille Utterback, 1999 http://www.camilleutterback.com/textrain.html

    - For All Seasons, Andreas Müller, 2004 http://www.hahakid.net/forallseasons/forallseasons.html  

    FÁBIO FON e EDGAR FRANCO, FREAKPEDIA, 2007

    http://www.fabiofon.com/webartenobrasil/site_freak.html

    - LUCAS BAMBOZI, YouTag (2008) http://www.youtag.org/

    - CD-ROM Eisenstein Multimídia - Revista Significação (Eisenstein Multimídia" é um CD-ROM produzido no COS-PUC/SP durante a década de 1990 por Arlindo Machado e sua equipe, então composta por Fernando Fogliano, Lucia Leão e Silvia Laurentiz. Baseado no livro de Machado "Eisenstein: geometria do êxtase", o CD-ROM traz propostas de intermidialidade, bem como desafia os limites tecnológicos da época em que foi produzido). -    


  • Aula 7

    24.04 – Exercício Prático (redes e links) - discussão



    Você Viu? (2020)

    https://nathalia-de-oliveira.github.io/voce-viu/

    • Amanda Franco
    • Brigida Campos
    • Carolina Rentes
    • Isabela Loures
    • Nathalia Oliveira

     

    Desenvolvido na disciplina CAP0240 - Multimídia e Intermídia I (2020) – CAP – ECA

     


  • Aula 8

    08.05 – apresentação do trabalhos práticos

    - Da Web 1.0 à Web Semântica  

    - Diferentes interfaces


    GIANNETTI, Cláudia. Estética Digital – Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006, p. 60.

    Bancos de Dados para consultas:

     ADA, Archive of Digital Art, Banco de dados virtual de arte: https://www.digitalartarchive.at/nc/home.html

    NetArt anthology by Rhizome: https://anthology.rhizome.org/

    Netescopio – visor de arte em Ted del Meiac: http://netescopio.meiac.es/artistas.php

    Simpósio Internacional de arte eletrônica (ISEA) http://www.isea-web.org/

    Festival Internacional de Linguagem Eletrônica: https://file.org.br/

    Análise de casos:

    Text Rain, Camille Utterback, 1999

    http://www.camilleutterback.com/textrain.html

    For All Seasons, Andreas Müller, 2004

    For All Seasons (hahakid.net)

    Bactérias Argentinas, Santiago Ortiz, 2004

    http://moebio.com/santiago/bacterias/

    Neil Jenkins, Exquisite Copse, 2005

    http://www.net-reality.org/a_jenkins.htm

    JODI

    http://wwwwww.jodi.org/

    Shredder

    http://potatoland.org/shredder

    EVA e FRANCO MATTES

    https://0100101110101101.org/biennale-py/

    Messa di Voce (Performance) – 2003

    http://www.flong.com/archive/projects/messa/index.html

    Selfiecity, Lev Manovich, 2014

    http://selfiecity.net/

    Phototrails, Lev Manovich, 2015-2016

    http://phototrails.net/about/

    Mark Hansen and Ben Rubin: Listening Post, Real-Time Data Responsive Environment (2001)

    https://www.youtube.com/watch?v=dD36IajCz6A&t=32s

    Rafael Lozano-Hemmer, Zoom Pavilion (2015)

    http://www.lozano-hemmer.com/zoom_pavilion.php

    Rafael Lozano-Hemmer, Pulse Index, 2010

    http://lozano-hemmer.com/pulse_index.php

    Rafael Lozano-Hemmer, Level of Confidence, 2015

    http://lozano-hemmer.com/level_of_confidence.php

    Rafael Lozano-Hemmer, A Crack In the Hourglass, 2024

    https://www.lozano-hemmer.com/a_crack_in_the_hourglass.php

    Grupo Realidades,  InMemoriam, 2021

    https://realidades.eca.usp.br/pt/obras/in-memoriam/


  • Aula 9

    15.05 – Da lógica computacional às experimentações artísticas


    - Imagem Generativa

    BODEN, Margaret e EDMONDS, Ernest. (2009). What is generative art? Digital Creativity. 20. 21-46. 10.1080/14626260902867915 (acessado em 2023)

    Galanter, Philip (2003). What is Generative Art? Complexity Theory as a Context for Art Theory in http://www.philipgalanter.com/downloads/ga2003_paper.pdf (Acessado em março de 2023)

    Laurentiz, Silvia (2011) Sistemas autônomos, processos de interação e ações criativas. ARS (São Paulo), 2011, vol.9, no.17, p.100-115. ISSN 1678-5320 (acessado em 2023).

    Laurentiz, Silvia. 2019. Conformed Thought and the Art of Algorithms. In Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH 2019). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 39, 1–8. DOI:https://doi.org/10.1145/3359852.3359871 (acessado em 2023).


    - Imagem e Emergência


    JOHNSON, Steven (2003). Emergência A vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro (1ª ed. norte americana, 2001).

    LAURENTIZ, Silvia(2004). Padrões Emergentes e/valores estéticos in http://www2.eca.usp.br/cap/slaurentz/text/padroes_emergentes.pdf (acesso em abril de 2023)


    - Realidade Aumentada

    Milgram, P., and Kishino, F., (1994), A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE Transactions on Information Systems E77-D, 12, 1321-1329

    Romero Tori, Claudio Kirner e Robson Siscouto (2006) Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada, Livro do Pré-Simpósio VIII Symposium on Virtual Reality, Belém (PA), 02 de maio de 2006, in http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf



  • Aula 10

    22.05 – Crítica das imagens em rede

    A aula será ministrada pela estagiária PAE - Manuela Leite

    Conteúdo programático:

    ·         A relação entre “a obra de arte na era da reprodutibilidade técnica” e “a indústria da cultura” (uma conversa entre Benjamin e Adorno - utopias e distopias sobre o uso das imagens como propaganda política);

    ·         Pós modernidade e a “geração das imagens” (Essa geração de artistas -a primeira a ser criada diante da televisão - abraçou as metodologias de colagem como uma maneira de construir uma crítica à cultura midiática, ao consumismo, às políticas de identidade e às relações de gênero que caracterizaram a era).

    ·         Colagem, splicing, sampling: a rua e a rede na era da apropriação (Os artistas pós-modernos transformaram a estética de recorte e colagem de uma estratégia artística e expressiva em uma estratégia politicamente motivada, projetada para desestabilizar o discurso social dominante e as estruturas de poder);

    ·         Imagens “pobres” e a estética do resíduo (apreciação estética do que é considerado descartado, indesejado ou marginalizado pela sociedade, e na reflexão sobre a passagem do tempo, o ciclo da vida e a impermanência das coisas. Ao abraçar a estética do resíduo, as imagens podres convidam o espectador a contemplar a beleza encontrada na transitoriedade e na transformação);

    ·         Limites éticos e legais entre apropriação e plágio (distinção entre inspiração e cópia direta, onde a apropriação ética envolve reinterpretar, comentar ou transformar uma obra original de maneira significativa, enquanto o plágio é a reprodução não autorizada ou não atribuída de uma obra, violando direitos autorais e éticos – apresentar exemplos de processos, condenações, legislação).

     

     

     

    Bibliografia

     

    ADORNO. Theodor W. Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos: Jorge M. B. de Almeida. - 15.ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2022.

     

    BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução Gabriel Valadão Silva. Porto Alegre: L&PM, 2022.

     

    HARVEY, David. Condição pós moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola. 2005.

     

    MARX, Karl. O capital : crítica da economia política. Livro 1. São Paulo: ed. Boitempo, 2013

     

    MASHUP – Catálogo da exposição realizada na Vancouver Art Galery, 2016.


  • Aula 11

    29.05 – Novas Interfaces da Imagem Interativa

    A aula será ministrada pela estagiária PAE - Manuela Leite

    Conteúdo programático:

    ·         Transmídia – experiência amplificada e interatividade (capacidade de oferecer narrativas expansivas e envolventes que permitem ao público não apenas consumir conteúdo, mas também participar ativamente dele, criando uma experiência mais imersiva e interativa. Ambas as abordagens buscam envolver o público de novas maneiras e explorar as possibilidades criativas oferecidas pela convergência de diferentes mídias e tecnologias);

    ·         Projeto Trapézio - Marilia Fedrini Alves de Lucena

    ·         https://www.youtube.com/watch?v=gTu-zBrz6jQ&list=PL0yY_tdbKJ1_ipCPxkUhLiGTarJx-MLax

    ·         GINGA MIDDLEWARE – Apresentação do programa desenvolvido como parte do padrão brasileiro para televisão digital e que está disponível gratuitamente para fabricantes de equipamentos de TV digital e desenvolvedores de aplicativos interativos.

    ·         Noções de elaboração de roteiro planificado para obra interativa – Forma de interação humano-máquina – Interface - Zona de contato da interação - Interação com a informação - Autoria: artista, técnicos, parceiros – Narrativa – Imagem – Som – Dados – Ações - Não-linearidade – Personagens – Fluxograma – Pontos de links – Informações ao usuário – etc.

     

    Bibliografia:

     

    BARAÚNA, Danilo Nazareno Azevedo Baraúna e  ROSA, Almir Antônio. Processos de espacialização e hibridação na poética live e tecnologia 4k. Revista GeMinis | ano 6 - n. 1 | p. 296-315.

     

    HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Apicuri. 2016.

     

    Conteúdos digitais e convergência tecnológica: prospecções, reflexões e experiências / org. Álvaro Benevenuto Jr. – Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2013.

     

    Dimensões Transmídia. Fernando Irigaray, Vicente Gosciola & Teresa Piñero-Otero (Orgs.). - 1a Edição - Aveiro: Ria Editoral, 2019.



  • Aula 12

    05.06 – Exercício Prático (trabalho final – a definir) - discussão


  • Aula 13

    12.06 – Apresentação dos projetos e análise entre grupos (projeto prático – em grupo)*

  • Aula 14

    19.06 – Apresentação dos projetos e análise entre grupos (projeto prático – em grupo)*


  • Aula 15

    26.06 – Entrega da documentação dos projetos e análise dos grupos – finalização do curso.