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Conteúdo programático Fichier
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Regras para participar do Led Show - FILE 2024 Fichier
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especificações técnicas Fichier
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máscara para o vídeo FILE 2024 Fichier
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06.03 – Apresentação do curso
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13.03 – Breve Histórico da integração entre linguagens
Referências:
PACKER, Randall and JORDAN, Ken (2001). Multimidia – From Wagner to Virtual Reality, Norton. Excerto in http://cs.wellesley.edu/~cs215/Lectures/L00-HistoryHypermedia/www.artmuseum.net_w2vr.pdf (acessado em 2023)
HOCKNEY, David (2001). O conhecimento Secreto, Cosac Naify. Excertos in https://www.youtube.com/watch?v=uUJjzDCrQoc (acessado em 2023).
Cybernetic Serendipity – the computer and the arts, Catálogo, Studio International, 1968
Dick Higgins: http://www.ubu.com/papers/higgins_intermedia.html e https://dickhiggins.org/intermedia
John Cage : https://youtu.be/SSulycqZH-U
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20.03 - Panorama da Arte e Tecnologia no Brasil
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03.04 – Exercício Prático (micronarrativas) - discussão
Em grupo, criar um ou mais GIFs animados representando alguma micronarrativa
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passo a passo no Photoshop Fichier
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DIA 10.04
- Apresentação do exercício 1
- Hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento
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17.04 - Multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores
Referências:
Arlindo MACHADO (1993). Máquina e Imaginário, São Paulo: EDUSP.
Arlindo MACHADO (2004). “Arte e Mídia: aproximações e distinções” in Revista eletrônica e-compós, edição 1, dezembro de 2004, disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/15/16
Análise de casos:
- Theo Lutz, Stochastic Text, 1959 [para melhor visualizar este processo veja em: http://brasil.netzliteratur.net/
- Raymond Queneau, Cent Mille Milliards de Poèmes, 1961
Cent Mille Milliards de Poèmes on Vimeo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oulipo
- Computerized Haiku, de Margaret Masterman e Robin McKinnon-Wood, 1968 http://www.in-vacua.com/cgi-bin/haiku.pl
- Waldemar Cordeiro e Giorgio Moscati Beabá, 1968
- Myron Krueger - Videoplace, Responsive Environment, 1972-1990s
https://www.billbuxton.com/inputTimeline.html
http://proyectoidis.org/myron-krueger/
- Text Rain, Camille Utterback, 1999 http://www.camilleutterback.com/textrain.html
- For All Seasons, Andreas Müller, 2004 http://www.hahakid.net/forallseasons/forallseasons.html
FÁBIO FON e EDGAR FRANCO, FREAKPEDIA, 2007
http://www.fabiofon.com/webartenobrasil/site_freak.html
- LUCAS BAMBOZI, YouTag (2008) http://www.youtag.org/
- CD-ROM Eisenstein Multimídia - Revista Significação (Eisenstein Multimídia" é um CD-ROM produzido no COS-PUC/SP durante a década de 1990 por Arlindo Machado e sua equipe, então composta por Fernando Fogliano, Lucia Leão e Silvia Laurentiz. Baseado no livro de Machado "Eisenstein: geometria do êxtase", o CD-ROM traz propostas de intermidialidade, bem como desafia os limites tecnológicos da época em que foi produzido). -
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24.04 – Exercício Prático (redes e links) - discussão
Você Viu? (2020)
https://nathalia-de-oliveira.github.io/voce-viu/
- Amanda Franco
- Brigida Campos
- Carolina Rentes
- Isabela Loures
- Nathalia Oliveira
Desenvolvido na disciplina CAP0240 - Multimídia e Intermídia I (2020) – CAP – ECA
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08.05 – apresentação do trabalhos práticos
- Da Web 1.0 à Web Semântica
- Diferentes interfaces
GIANNETTI, Cláudia. Estética Digital – Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006, p. 60.
Bancos de Dados para consultas:
ADA, Archive of Digital Art, Banco de dados virtual de arte: https://www.digitalartarchive.at/nc/home.html
NetArt anthology by Rhizome: https://anthology.rhizome.org/
Netescopio – visor de arte em Ted del Meiac: http://netescopio.meiac.es/artistas.php
Simpósio Internacional de arte eletrônica (ISEA) http://www.isea-web.org/
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica: https://file.org.br/Análise de casos:
Text Rain, Camille Utterback, 1999
http://www.camilleutterback.com/textrain.html
For All Seasons, Andreas Müller, 2004
Bactérias Argentinas, Santiago Ortiz, 2004
http://moebio.com/santiago/bacterias/
Neil Jenkins, Exquisite Copse, 2005
http://www.net-reality.org/a_jenkins.htm
JODI
Shredder
http://potatoland.org/shredder
EVA e FRANCO MATTES
https://0100101110101101.org/biennale-py/
Messa di Voce (Performance) – 2003
http://www.flong.com/archive/projects/messa/index.html
Selfiecity, Lev Manovich, 2014
Phototrails, Lev Manovich, 2015-2016
Mark Hansen and Ben Rubin: Listening Post, Real-Time Data Responsive Environment (2001)
https://www.youtube.com/watch?v=dD36IajCz6A&t=32s
Rafael Lozano-Hemmer, Zoom Pavilion (2015)
http://www.lozano-hemmer.com/zoom_pavilion.php
Rafael Lozano-Hemmer, Pulse Index, 2010
http://lozano-hemmer.com/pulse_index.php
Rafael Lozano-Hemmer, Level of Confidence, 2015
http://lozano-hemmer.com/level_of_confidence.php
Rafael Lozano-Hemmer, A Crack In the Hourglass, 2024
https://www.lozano-hemmer.com/a_crack_in_the_hourglass.php
Grupo Realidades, InMemoriam, 2021
https://realidades.eca.usp.br/pt/obras/in-memoriam/
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15.05 – Da lógica computacional às experimentações artísticas
- Imagem Generativa
BODEN, Margaret e EDMONDS, Ernest. (2009). What is generative art? Digital Creativity. 20. 21-46. 10.1080/14626260902867915 (acessado em 2023)
Galanter, Philip (2003). What is Generative Art? Complexity Theory as a Context for Art Theory in http://www.philipgalanter.com/downloads/ga2003_paper.pdf (Acessado em março de 2023)
Laurentiz, Silvia (2011) Sistemas autônomos, processos de interação e ações criativas. ARS (São Paulo), 2011, vol.9, no.17, p.100-115. ISSN 1678-5320 (acessado em 2023).
Laurentiz, Silvia. 2019. Conformed Thought and the Art of Algorithms. In Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH 2019). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 39, 1–8. DOI:https://doi.org/10.1145/3359852.3359871 (acessado em 2023).
- Imagem e Emergência
JOHNSON, Steven (2003). Emergência A vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro (1ª ed. norte americana, 2001).
LAURENTIZ, Silvia(2004). Padrões Emergentes e/valores estéticos in http://www2.eca.usp.br/cap/slaurentz/text/padroes_emergentes.pdf (acesso em abril de 2023)
- Realidade Aumentada
Milgram, P., and Kishino, F., (1994), A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE Transactions on Information Systems E77-D, 12, 1321-1329
Romero Tori, Claudio Kirner e Robson Siscouto (2006) Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada, Livro do Pré-Simpósio VIII Symposium on Virtual Reality, Belém (PA), 02 de maio de 2006, in http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf
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22.05 – Crítica das imagens em rede
A aula será ministrada pela estagiária PAE - Manuela LeiteConteúdo programático:
· A relação entre “a obra de arte na era da reprodutibilidade técnica” e “a indústria da cultura” (uma conversa entre Benjamin e Adorno - utopias e distopias sobre o uso das imagens como propaganda política);
· Pós modernidade e a “geração das imagens” (Essa geração de artistas -a primeira a ser criada diante da televisão - abraçou as metodologias de colagem como uma maneira de construir uma crítica à cultura midiática, ao consumismo, às políticas de identidade e às relações de gênero que caracterizaram a era).
· Colagem, splicing, sampling: a rua e a rede na era da apropriação (Os artistas pós-modernos transformaram a estética de recorte e colagem de uma estratégia artística e expressiva em uma estratégia politicamente motivada, projetada para desestabilizar o discurso social dominante e as estruturas de poder);
· Imagens “pobres” e a estética do resíduo (apreciação estética do que é considerado descartado, indesejado ou marginalizado pela sociedade, e na reflexão sobre a passagem do tempo, o ciclo da vida e a impermanência das coisas. Ao abraçar a estética do resíduo, as imagens podres convidam o espectador a contemplar a beleza encontrada na transitoriedade e na transformação);
· Limites éticos e legais entre apropriação e plágio (distinção entre inspiração e cópia direta, onde a apropriação ética envolve reinterpretar, comentar ou transformar uma obra original de maneira significativa, enquanto o plágio é a reprodução não autorizada ou não atribuída de uma obra, violando direitos autorais e éticos – apresentar exemplos de processos, condenações, legislação).
Bibliografia
ADORNO. Theodor W. Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos: Jorge M. B. de Almeida. - 15.ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2022.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução Gabriel Valadão Silva. Porto Alegre: L&PM, 2022.
HARVEY, David. Condição pós moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola. 2005.
MARX, Karl. O capital : crítica da economia política. Livro 1. São Paulo: ed. Boitempo, 2013
MASHUP – Catálogo da exposição realizada na Vancouver Art Galery, 2016.
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29.05 – Novas Interfaces da Imagem Interativa
A aula será ministrada pela estagiária PAE - Manuela Leite
Conteúdo programático:
· Transmídia – experiência amplificada e interatividade (capacidade de oferecer narrativas expansivas e envolventes que permitem ao público não apenas consumir conteúdo, mas também participar ativamente dele, criando uma experiência mais imersiva e interativa. Ambas as abordagens buscam envolver o público de novas maneiras e explorar as possibilidades criativas oferecidas pela convergência de diferentes mídias e tecnologias);
· Projeto Trapézio - Marilia Fedrini Alves de Lucena
· https://www.youtube.com/watch?v=gTu-zBrz6jQ&list=PL0yY_tdbKJ1_ipCPxkUhLiGTarJx-MLax
· GINGA MIDDLEWARE – Apresentação do programa desenvolvido como parte do padrão brasileiro para televisão digital e que está disponível gratuitamente para fabricantes de equipamentos de TV digital e desenvolvedores de aplicativos interativos.
· Noções de elaboração de roteiro planificado para obra interativa – Forma de interação humano-máquina – Interface - Zona de contato da interação - Interação com a informação - Autoria: artista, técnicos, parceiros – Narrativa – Imagem – Som – Dados – Ações - Não-linearidade – Personagens – Fluxograma – Pontos de links – Informações ao usuário – etc.
Bibliografia:
BARAÚNA, Danilo Nazareno Azevedo Baraúna e ROSA, Almir Antônio. Processos de espacialização e hibridação na poética live e tecnologia 4k. Revista GeMinis | ano 6 - n. 1 | p. 296-315.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Apicuri. 2016.
Conteúdos digitais e convergência tecnológica: prospecções, reflexões e experiências / org. Álvaro Benevenuto Jr. – Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2013.
Dimensões Transmídia. Fernando Irigaray, Vicente Gosciola & Teresa Piñero-Otero (Orgs.). - 1a Edição - Aveiro: Ria Editoral, 2019.
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05.06 – Exercício Prático (trabalho final – a definir) - discussão
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12.06 – Apresentação dos projetos e análise entre grupos (projeto prático – em grupo)*
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19.06 – Apresentação dos projetos e análise entre grupos (projeto prático – em grupo)*
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26.06 – Entrega da documentação dos projetos e análise dos grupos – finalização do curso.