Programação

  • SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À GEOGRAFIA

    Código da disciplina: FLG0244

    Professor responsável: Reinaldo Paul Pérez Machado

    Monitores: Lucas Pauli (D), Sophia de Montmorency Botelho Pestana e Thiago Vital do Carmo (N), e

    Marcelo Gonçalves.

    I.  OBJETIVOS

    1. Fornecer os principios básicos do Sensoriamento Remoto enquanto técnica de obtenção, registro e interpretação de dados para análise geográfica.
    2. Avaliar o potencial das imagens obtidas através de plataformas aéreas ou orbitais como subsidios à análise temporal e espacial dos fenômenos geográficos.

    II. PROGRAMA RESUMIDO

    1. Apresentação da disciplina. Histórico do sensoriamento remoto. Conceito e elementos do sensoriamento remoto.
    2. Princípios físicos do sensoriamento remoto. Interação da energia eletromagnética com a atmosfera e com os objetos terrestres.
    3. Comportamento espectral da vegetação e de objetos urbanos.
    4. Imageamento aerofotogramétrico. Distorções. Escala. Estereoscopia.  Elementos de reconhecimento da fotointerpretação.
    5. Trabalhos teóricos práticos de fotointerpretação de imagens aéreas.
    6. Imageamento orbital. Sensores passivos e ativos. Tipos de sensores. Resolução. Interpretação visual e técnicas de processamento digital de imagens.
    7. Trabalhos teóricos e práticos de interpretação e processamento digital de imagens orbitais.

    III. MÉTODO DE AVALIAÇÃO

    Aulas expositivas, discussão de textos e aulas práticas presenciais.

    Utilização de programas computacionais para digitalização e tratamento de imagens digitais. Plantões de apoio com monitores para as atividades teóricas e práticas.

    IV. ATIVIDADES DISCENTES

    Trabalhos práticos. Leituras programadas. Entrega de exercícios.

    V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

    Provas e exercícios.

    Média final = Fichamentos e questionário*(0,5) + Trabalho de Fotointerpretação*(0.,5)

    A nota do Exercício de Fotointerpretação representará 50% da nota final, sendo os outros 50% correspondentes à média dos fichamentos e do questionário postado na Aula 10.

    VI. RECUPERAÇÃO

    Terão direito a recuperação os alunos que obtiverem frequência mínima 70% e média entre 4,0 - 4,9.


    VII. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

    Baker, R. D.; de Steiguer, J. E.; Grant, D. E.; Newton, M. J. Land-use/Land Cover mapping from aerial photographs. Photogrammetric Engineering and remote sensing, 45 (5): 661-668, 1979.

    Campbell, J. B. Mapping the land: aerial imagery for land use information. Washington, D.C., Association of American Geographers, 1983. 97 p.

    CERON, A. O.; DINIZ, J. A. F. “O uso das fotografias aéreas na identificação das formas de utilização agrícola da terra”. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, n. 2, p. 65-77, abril-junho de 1966.

    CRÓSTA, A. P. Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas, Instituto de Geociências da Universidade de Campinas, 1992. 170p.

    FLORENZANO, T. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo, Oficina de Texto, 2002.

    Foresti, C. Avaliação e monitoramento ambiental da expansão urbana do setor oeste da área metropolitana de São Paulo: análise através de dados e técnicas de sensoriamento remoto. São Paulo, FFLCH-USP, 1986. (Tese de Doutoramento).

    IBGE Manual técnico de Uso da Terra. Rio de Janeiro, FIBGE, 2006. 91 p. (Manuais técnicos em Geociências, nº7) <http://biblioteca.ibge.gov.br/>

    IBGE Introdução ao processamento digital de imagens. Rio de Janeiro, FIBGE, 2001, 94 p. (Manuais técnicos em Geociências, nº 9). <http://biblioteca.ibge.gov.br/>

    KAWAKUBO, Fernando Shinji, MORATO, Rúbia Gomes e PÉREZ MACHADO, Reinaldo Paul: “Sistema de Informação Geográfica: O uso de software livre na sala de aula.” En: Luis Antonio Bittar Venturi. (Organizador): Praticando Geografia. Práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo, 2011. Pág. 271-286. Editora Sarandi. <http://www.praticandogeografia.com.br/> [ISBN: 978-85-99018-94-1].

    KELLER, E. C. de S. Projeto do Mapeamento da Utilização da Terra. Aerofotogeografia, (3):1–16, 1969

    JENSEN, J. R. Remote Sensing of the environment: an Earth perspective. Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall, 2000. 544 p.

    JENSEN, J. R. SENSORIAMENTO REMOTO DO AMBIENTE: uma perspectiva em recursos terrestres. 2da Edição traduzida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. São Paulo, Parêntese, 2009. 672 p. ISBN: 9788560507061

    LILLESAND, T. M.; KIEFER, R. Remote Sensing and Image Interpretation. New York, John Willey, 2000.

    LUCHIARI, Ailton, KAWAKUBO, Fernando Shinji, e MORATO, Rúbia Gomes: “Técnicas de Sensoriamento Remoto” En: Luis Antonio Bittar Venturi. (Organizador): Praticando Geografia. Práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo, 2011. Pág. 231-254. Editora Sarandi. <http://www.praticandogeografia.com.br/> [ISBN: 978-85-99018-94-1].

    MOREIRA, M. A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologia de Aplicação. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, 2007.

    NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento Remoto: princípios e aplicações. São Paulo, Edgard Blücher, 2ª. ed., 1992. 308p.

  • Aula 1: 19 de agosto

  • Aula 2: 26 de agosto

    Aula 2: 26 de agosto

    Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto:

    • Radiação eletromagnética
    • Interação da radiação eletromagnética com os objetos
    • Efeitos atmosféricos: espalhamento e absorção
  • Aula 3: 02 de setembro

    Aula 3: 02 de setembro

    • Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto e suas aplicações na Geografia. (Continuação)

  • Semana da Pátria.

    Não haverá aulas.

  • Aula 4: 16 de setembro

    Aula 4: 16 de setembro

    Comportamento espectral dos objetos terrestres. Comportamento espectral de materiais urbanos, complexidade e desafios. Comportamento espectral da vegetação e objetos urbanos. Comportamento espectral da vegetação: atuação dos pigmentos foliares e da estrutura interna das folhas. Efeito do estresse hídrico e senescência da planta.

  • Aula 5: 23 de setembro

    Aula 4: 23 de Setembro

    Comportamento espectral dos objetos terrestres. Fatores ambientais e de geometria de iluminação e de imageamento. Refletância de cultivos agrícolas, floresta, etc.

    • Comportamento Espectral dos Objetos Terrestres:  fatores intrínsecos e  externos.

      Transparências Parte 1 e Parte2.

  • Aula 6: 30 de setembro

    Aula 6: 30 de setembro

    Fotogrametria. Geometria das tomadas, distorção, escala, estereoscopia.

    Leitura sugerida para a próxima aula(07/10/2022):

    “All Maps Lie” Revista Confins.  Confins [Online], 15 | 2012

    http://confins.revues.org/7755

  • Aula 7: 07 de outubro

    Aula 07: 07 de outubro

    Leitura e interpretação de produtos fotográficos. Elementos de reconhecimentos da fotointerpretação.

    MATERIAL NECESSÁRIO PARA A PRÓXIMA AULA (14-10-2022)

    - régua de acrílico (40 cm);

    - canetas para retroprojetor ponta fina (= < 0,5 mm). Mínimo quatro cores (preto, azul, vermelho, verde);

    - tesoura;

    - contact brilho ou antirreflexo (translúcido/fosco).

    - as três fotos indicadas para o trabalho

    Importante: A impressão das fotografias aéreas deve ser feita em tamanho A3 (individuais sem reescalonamento). Ou seja, todas as três fotos devem ter 23 cm x 23 cm. No Xerox Aquário encontram-se disponíveis as cópias das 3 fotos a serem utilizadas. Essas imagens serão impressas em papel especial diretamente dos originais digitais para garantir a qualidade do produto.


  • Aula 8: 14 de outubro

    Aula 8: 14 de outubro

    Preparação das fotos aéreas.

    MATERIAL NECESSÁRIO

    - régua de acrílico (40 cm);

    - canetas para retroprojetor ponta fina (= < 0,5 mm). Mínimo quatro cores (preto, azul, vermelho, verde);

    - tesoura;

    - contact brilho ou antirreflexo (translúcido/fosco, melhor).

    - as três fotos indicadas para o trabalho

    Importante: A impressão das fotografias aéreas deve ser feita em tamanho A3 (individuais sem reescalonamento). Ou seja, todas as três fotos devem ter 23 cm x 23 cm. No Xerox Aquário encontram-se disponíveis as cópias das 3 fotos a serem utilizadas. Essas imagens serão impressas em papel especial diretamente dos originais digitais para garantir a qualidade do produto.


  • Aula 9: 21 de outubro

    Aula 9: 21 de outubro

    Fortogrametria interpretativa (Fotointerpretação).

    Exercício de fotointerpretação. Treinamento de estereoscopia. Delimitação da rede de drenagem e sistema viário.

  • Dia do Servidor Público: 28 de outubro

    Não haverá aulas.

  • Aula 10: 04 de novembro

    Aula 10: 04 de novembro

    Exercício de fotointerpretação. Identificação e delimitação das principais classes de uso da terra e cobertura vegetal dentro da área útil da foto central.

    • SUGESTÃO DE LEGENDA PARA DELIMITAÇÃO DAS CLASSES DE USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL.

    • Questionário ícone
      Questionário das Aulas 01 a 08

      O questionário estará habilitado para ser completado das 19h30´ às 20h30` da sexta-feira dia 16/12/2022. Estará disponível, exclusivamente, para os alunos autorizados, e será computado na média final junto com os fichamentos e exercícios. 

      Disponível se: Você faz parte de Exercício substitutivo
  • Aula 11: 11 de novembro

    Aula 11: 11 de novembro

    Fortogrametria interpretativa (Fotointerpretação).

    Exercício de fotointerpretação. Identificação e delimitação das principais classes de uso da terra e cobertura vegetal dentro da área útil da foto central. (Continuação).

  • Aula 12 (18/11/2022)

    Aula 12: 18 de novembro

    Fortogrametria interpretativa (Fotointerpretação).

    Digitalização do mapa de uso da terra e cobertura vegetal no QGIS.

    1) Georeferenciamento da Foto2.tif.

    2) Digitalização dos polígonos de uso da terra e cobertura vegetal.

  • Aula 13 (25/11/2022)

    Aula 13: 25 de novembro

    Fortogrametria interpretativa (Fotointerpretação).

    Digitalização do mapa de uso da terra e cobertura vegetal no QGIS.

    1) Elaboração do mapa temático com polígonos.

    2) Elaboração do mapa temático com linhas.

  • Aula 14. Tutorial do Layout de Impressão (10/12/2022)

    Mapa de Uso e Cobertura da Terra. Elaboração do Layout de impressão

    Tutorial para elaboração do Layout de Impressão no QGIS.

  • Aula 15 (16/12/2022)

    Aula 15: 16 de dezembro. Entrega do trabalho de Fotointerpretação (on-line).

    ENTREGA DO TRABALHO DE FOTOGRAMETRIA INTERPRETATIVA (16/12/2022)

    O trabalho será entregue por duplas. Os alunos deverão produzir um mapa com o resultado de seu trabalho de fotointerpretação.

    ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO MAPA DE USO E COBERTURA DA TERRA

    • O trabalho resume o processo de aplicação das técnicas de fotogrametria interpretativa, ou fotointerpretação, num conjunto de três fotografias aéreas que foram trabalhadas, inicialmente, de forma analógica e concluído digitalmente no software QGIS.

    • O mapa final será realizado na área útil da imagem central (Foto 2). O objetivo será digitalizar as categorias de uso identificadas nesta área, de forma a cobrir toda a superfície do retângulo compreendido na área útil, segundo o procedimento demonstrado na Aula 8 do curso.

    • Dentro dessa área deverão aparecer tanto as linhas da rede de drenagem e sistema viário (Aula 9), como os polígonos das principais classes de uso da terra e cobertura vegetal, segundo os procedimentos e a sugestão de legenda para delimitação das classes de uso da terra e cobertura vegetal disponibilizados nas Aulas 10 e 11.

    • Para tal será utilizado o programa QGIS versão 3.26.3 (Buenos Aires), instalado nos computadores da Sala de Informática, e também disponível para download no Moodle do curso. Os procedimentos para georreferenciamento da Foto 2, e execução da digitalização estão detalhados nas Aulas 12 e 13.

    • O mapa final deverá conter os seguintes elementos: • Título • Legenda • Seta do Norte    • Carimbo contendo: Escala gráfica, Sistema de Coordenadas e Datum, Fonte, Data e Autores.

    • Este deverá ser entregue em formato PDF, seguindo os procedimentos detalhados no Tutorial para elaboração do Layout de impressão na Aula 14. Entende-se que este exercício de fotointerpretação faz um trânsito entre os métodos tradicionais e os digitais. Sendo assim, ele será importante, não apenas como forma de avaliação, mas também como experiência didática de formação científico-técnica para todos os participantes do curso.

    ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA

    Os alunos deverão entregar os trabalhos no Moodle do curso, até as 23h59 minutos do dia 16 de dezembro de 2022. Solicitamos que a entrega seja feita em formato .PDF, com nome indicativo de seus autores (Exemplo: Autor_A_Autor_B.PDF). Ressaltamos que não serão aceitos mais de um trabalho onde figure o mesmo autor em mais de uma dupla. Excepcionalmente, mediante análise, poderá haver entregas com um único autor.