Artes Cênicas
1. Introduzir o conceito de encenação: aspectos históricos, estéticos, éticos e técnicos. 2. Elaborar um estudo cênico a partir de um material dramatúrgico, no âmbito do Campo Poético I. 3. Fomentar a reflexão e análise coletiva sobre a construção de um processo criativo específico, do ponto de vista da encenação.
O interesse pela dimensão sonora do teatro é extremamente recente no meio da teoria teatral. Apesar de numerosas pesquisas sobre elementos pontuais do som no teatro – como a voz, a acústica das salas, a sonoplastia, as técnicas sonoras ou a música de cena – a sonoridade teatral, diferentemente da visualidade, é raramente reconhecida em sua totalidade. Essa disciplina propõe uma reflexão sobre a estética do teatro moderno ocidental a partir de estudos sobre o som. A exposição de estudos sobre o som (por pesquisadores convidados) servirá de base para a discussão acerca de ferramentas e metodologias para a abordagem da dimensão sonora do teatro. Paralelamente ao debate sobre o tema, a disciplina propõe uma familiarização com o meio acadêmico: a avaliação consistirá na organização de um seminário aberto ao público pelos alunos e na apresentação de um estudo em forma de comunicação para colóquio acadêmico (15 min). Além disso, o aluno terá a oportunidade de se aproximar de uma pesquisa coletiva em andamento sobre o tema, tendo a possibilidade de participar das atividades desenvolvidas pela equipe e, eventualmente, integrá-la.

Objetivos:
  • Apresentar referências metodológicas por meio da apresentação de pesquisas sobre a dimensão sonora das artes cênicas por pesquisadores convidados;

  • Fomentar o interesse pelo estudo do som nas artes cênicas;

  • Revisitar as narrativas canônicas sobre a modernização do teatro a partir do som; 

  • Apresentar detalhadamente a pesquisa em andamento sobre “Arquivos Sonoros de Teatro”, convidando os interessados a participarem de suas atividades; 

  • Proporcionar a experiência de apresentação de um estudo em forma de comunicação para colóquio (15 minutos);

  • Incentivar a organização de eventos acadêmicos por meio de um seminário aberto ao público organizado pelos alunos no final do semestre

Forma de Avaliação:

  • Soma dos seguintes elementos (totalizando 10 pontos): 

  1. Participação nas discussões (2); 
  2. Implicação na organização do seminário da disciplina (2) 
  3. Qualidade da apresentação de apresentação oral, totalizando 8 pontos, divididos entre os seguintes critérios: a) Clareza (2) e b) Fundamentação teórica (6); c. Revisão bibliográfica (2). 
Observação:
Os principais textos para embasamento teórico da disciplina serão traduzidos para o português ao longo do semestre.
A disciplina tem em vista a análise da racionalidade neoliberal que guia grande parte dos pressupostos das reformas curriculares no nível da Educação Básica em curso no Brasil, sobretudo no que se refere à Base Nacional Curricular Comum e à Reforma do Ensino Médio. Como contraponto, pretende-se investigar a noção de skholè como uma possibilidade de traçar linhas de fuga, de abrir buracos no presente, fazendo eclodir cenas de igualdade capazes de caracterizar a aula de teatro na escola como uma experiência democrática radical.
Investigar o caminhar como prática estética e política tanto no contexto da criação artística quanto no contexto da educação. Tomando como base uma tipologia do caminhar, ações teatrais e performativas desenvolvidas no contexto urbano serão analisadas, por meio da observação dos programas e vestígios produzidos pelos artistas. Também a prática de educadores e pesquisadores de outros campos de conhecimento será analisada, refletindo sobre suas reverberações em nossos modos de aprender e elaborar conhecimentos. A partir do estudo desses exemplos, pretende-se identificar ou deduzir jogos, programas e dispositivos usados por artistas e espectadores para serem criados e/ou reperformados ao longo da disciplina. A proposição desses disparadores visa ainda investigar a própria experiência corporal do caminhar como modo singular de compreender esse campo de interface entre criação artística e educação, seja pela observação dos modos somáticos de atenção que emergem ao caminhar, seja pela reelaboração dos mesmos em escrituras e outros vestígios que produziremos a partir das caminhadas.
A disciplina Poéticas de Atuação I objetiva estimular no aluno o reconhecimento e a conscientização de seus potenciais criativos no âmbito do corpo, voz e atuação. O autoconhecimento, como fundamento da prática do ator, será o catalisador dos processos criativos em articulação com parâmetros composicionais como tempo, espaço e ação, em seus sentidos mais amplos.  A disciplina compõe o conjunto preparatório para o Ateliê I, a ser instalado no segundo semestre.
Os Tópicos Especiais em Artes Cênicas têm por objetivo fornecer conteúdos específicos no campo das artes cênicas, abarcando estudos em atuação, encenação, teoria, dramaturgia, produção ou visualidades da cena. A cada oferecimento, a disciplina poderá engendrar um ou mais eixos supracitados, a fim de aprofundar suas especificidades ou convocar discussões advindas de áreas complementares.

Nessa ocasião o tema da disciplina será "Infâncias latino-americanas e de-colonialidade: leituras possíveis para pensar a criança na cena contemporânea". Nesse sentido, a disciplina abordará o arcabouço teórico-metodológico presente nos estudos sobre as infâncias latino-americanas e de-colonialidade, como possibilidade de leitura e análise de processos cênicos contemporâneos e práticas de ensino envolvendo crianças, na expectativa de gerar entre os/as alunos/as participantes, reflexões que contribuam para seu desempenho no campo da pedagogia das artes cênicas.

O programa divide-se em três unidades temáticas que pretendem fornecer subsídios teóricos para que os/as estudantes analisem criticamente  processos cênicos e práticas  de ensino envolvendo crianças. A primeira unidade trata da revisão de publicações que discutem as categorias de criança, infâncias e culturas infantis como definições em disputa diante do projeto hegemônico de Modernidade no âmbito da virada de-colonial dos Estudos Culturais da Infância, ressaltando a interseccionalidade de diferentes processos e formas de opressão que se interconectam e se reforçam na figura da criança.  

Na segunda unidade se abordam os principais conceitos desenvolvidos no âmbito dos estudos de-coloniais, trazidos a partir de perspectivas de análise das infâncias latino-americanas e dos corpos infantis.

A tercera unidade é dedicada à análise de produções artísticas contemporâneas e processos pedagógicos envolvendo crianças latino-americanas colocadas à luz do pensamento de-colonial.




- Compreender a potência do jogo como fenômeno que perpassa toda e qualquer cultura e suas aproximações com o fazer teatral; - Experimentar diferentes modalidades lúdicas, dos jogos tradicionais aos jogos teatrais, como atividades ordenadas e estruturadas por meio de regras, fazendo um paralelo com a noção de cena; - Apresentar um sistema de aprendizagem da linguagem teatral suficientemente embasado como modelo para outras invenções e desdobramentos para a instauração de processos de criação.