- Docente: Marcos Aurelio Bulhoes Martins
Objetivos:
Apresentar referências metodológicas por meio da apresentação de pesquisas sobre a dimensão sonora das artes cênicas por pesquisadores convidados;
Fomentar o interesse pelo estudo do som nas artes cênicas;
Revisitar as narrativas canônicas sobre a modernização do teatro a partir do som;
Apresentar detalhadamente a pesquisa em andamento sobre “Arquivos Sonoros de Teatro”, convidando os interessados a participarem de suas atividades;
Proporcionar a experiência de apresentação de um estudo em forma de comunicação para colóquio (15 minutos);
Incentivar a organização de eventos acadêmicos por meio de um seminário aberto ao público organizado pelos alunos no final do semestre
Forma de Avaliação:
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Soma dos seguintes elementos (totalizando 10 pontos):
- Participação nas discussões (2);
- Implicação na organização do seminário da disciplina (2)
- Qualidade da apresentação de apresentação oral, totalizando 8 pontos, divididos entre os seguintes critérios: a) Clareza (2) e b) Fundamentação teórica (6); c. Revisão bibliográfica (2).
Os principais textos para embasamento teórico da disciplina serão traduzidos para o português ao longo do semestre.
- Docente: Rafaella Uhiara
- Docente: Filipe Brancaliao Alves de Moraes
- Docente: Maria Lucia de Souza Barros Pupo
- Docente: Veronica Goncalves Veloso
- Docente: Alice Kiyomi Yagyu
Nessa ocasião o tema da disciplina será "Infâncias latino-americanas e de-colonialidade: leituras possíveis para pensar a criança na cena contemporânea". Nesse sentido, a disciplina abordará o arcabouço teórico-metodológico presente nos estudos sobre as infâncias latino-americanas e de-colonialidade, como possibilidade de leitura e análise de processos cênicos contemporâneos e práticas de ensino envolvendo crianças, na expectativa de gerar entre os/as alunos/as participantes, reflexões que contribuam para seu desempenho no campo da pedagogia das artes cênicas.
O programa divide-se em três unidades temáticas que pretendem fornecer subsídios teóricos para que os/as estudantes analisem criticamente processos cênicos e práticas de ensino envolvendo crianças. A primeira unidade trata da revisão de publicações que discutem as categorias de criança, infâncias e culturas infantis como definições em disputa diante do projeto hegemônico de Modernidade no âmbito da virada de-colonial dos Estudos Culturais da Infância, ressaltando a interseccionalidade de diferentes processos e formas de opressão que se interconectam e se reforçam na figura da criança.
Na segunda unidade se abordam os principais conceitos desenvolvidos no âmbito dos estudos de-coloniais, trazidos a partir de perspectivas de análise das infâncias latino-americanas e dos corpos infantis.
A tercera unidade é dedicada à análise de produções artísticas contemporâneas e processos pedagógicos envolvendo crianças latino-americanas colocadas à luz do pensamento de-colonial.
- Docente: Luvel Garcia Leyva
- Docente: Luvel Garcia Leyva