Programação

  • Unidade 1: Infância, Modernidade e colonialidade: a interseccionalidade das hegemonias e suas reverberações na cena

    1.1. Noções sobre crianças e infâncias. Definições em disputa diante do projeto hegemônico de Modernidade. (4/03)


  • Tópico 2

    1.2. Colonialidade, infâncias e educação. A interseccionalidade e seus regimes de (in)visibilidade (I) (11/03)


  • Tópico 3

    1.2 Colonialidade, infâncias e educação. A interseccionalidade e seus regimes de (in)visibilidade (II) (18/03)


    • - AKOTIRENE, C. Cruzando o Atlântico em memória da interseccionalidade. Em: AKOTIRENE, C. Interseccionalidade / (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro). São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019, pp. 13 - 33.

      - RODRIGUES DE SOUSA CHAVEIRO, M. M. Infância e Interseccionalidade: Crianças Negras e Cabelos Crespos. Memorare, Tubarão, v. 10, n. 1, mai./out. 2023. ISSN: 2358-0593

      - RODRIGUES DE SOUSA CHAVEIRO, M. M.; SIMÕES MINELLA, L. Infâncias decoloniais, interseccionalidades e desobediências epistêmicas. Cadernos de Gênero e Diversidade[S. l.], v. 7, n. 1, p. 99–117, 2021. DOI: 10.9771/cgd.v7i1.43661. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/43661. Acesso em: 28 nov. 2023.


  • Tópico 4

    1.3. Necroinfância. Performatividades de vida e morte e estratégias representacionais e de poder. (01/04)


    • - ABRAMOWICZ, A. crianças e guerra: as balas perdidas!. childhood & philosophy[S. l.], v. 16, n. 36, p. 01–14, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.48358. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/48358 . Acesso em: 11 dez. 2023

      - MBEMBE, A. A crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, 2018

      - NOGUERA, RENATO. Necroinfância: por que as crianças negras são assassinadas. In: Lunetas, 2020. Disponível em: https://lunetas.com.br/necroinfancia-criancas-negras-assassinadas/. Acesso em 15/12/2020.

      - BALL, STEPHEN J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, 35(2):37-55 maio/ago.2010

       - MENDONÇA, E. de S.; SANTOS, S. E. de B.; SILVA, T. R. da. Negro, criança, cabelo de mola: aqui você não entra!(?). Raído[S. l.], v. 15, n. 37, p. 146–162, 2021. DOI: 10.30612/raido.v15i37.14641. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14641. Acesso em: 9 dez. 2023.

      - SHU, M. Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus. Em: Lima, Eugênio;Ludemir,Julio  (Org.). Dramaturgia negra. Rio de Janeiro : Funarte, 2018.


  • Tópico 5

    1.4. A criança atuante. Análise de experiências e processos cênicos envolvendo crianças. (08/04)


    • - GARCIA, L. Da criança atuante à criança performer aos corpos infantis biomediados no contexto latinoamericano. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.20396/pita.v12i00.8670435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8670435. Acesso em: 27 nov. 2023.

      - ______. A natureza do teatro com crianças reside no convívio presente na experiência pedagógica. Em: GARCIA, L. A cruzada das crianças: sinais históricos nas performances e no teatro cubano. 2015. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015, pp 111-115. doi:10.11606/D.27.2016.tde-12012016-094659. Acesso em: 2023-12-09

      CRUVINEL, T. A criança-ator. Anais do VII Congresso ABRACE, 2012

      _________; VELOSO, J. das G. O ofício da criança-ator: análise da atuação da criança na linguagem teatral e cinematográfica. MORINGA - Artes do Espetáculo[S. l.], v. 5, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/22396. Acesso em: 9 dez. 2023.


  • Tópico 6

    Seminário 1 (15/04)


  • Unidade 2. Estudos de-coloniais e perspectivas transdisciplinares sobre as infâncias latino-americanas e os corpos infantis: análise de processos cênicos e práticas de ensino envolvendo crianças

    2.1. A matriz de pensamento de-colonial na abordagem dos estudos culturais das infâncias latino-americanas. (22/04)


    • - MIGNOLO, WALTER; WALSH, CATHERINE.  On Decoloniality. Concepts, Analytics, Praxis. Durham: Duke University Press,  2018.

      - WALSH, CATHERINE. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial: Reflexiones latinoamericanas. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar / Ediciones Abya-Yala, mayo 2005.

      - LEME GARCEZ, M. C.; ALBERTON POZZER, S. (De)colonialidade da ideia de infância na educação latino-americana e caribenha. Aula[S. l.], v. 28, p. 85–95, 2022. DOI: 10.14201/aula2022288595. Disponível em: https://revistas.usal.es/tres/index.php/0214-3402/article/view/29434. Acesso em: 17 ene. 2024.

      - PRIETO BENTO DOURADO, MAIRA. Na América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vida. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 50, n. 3, nov. 2019/fev. 2020, p. 249–266.


  • Tópico 8

    2.2.  Estéticas coloniais, aiesthesis de-colonial e corpos infantis. Perspectivas possíveis na construção de subjetividades não coloniais. (29/04)


  • Tópico 9

    2.3. Pluriversalidade e afroperspectivismo nos estudos das infâncias latino-americanas e dos corpos infantis. (06/05)


    • - NOGUERA, RENATO; BARRETO, MARCOS. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. child.philo,  Rio de Janeiro ,  v. 14, n. 31, p. 625-644,  set.  2018 .   Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-59872018000300625&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  29  jun.  2023.  Epub 17-Maio-2019.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36200.

      - NOGUERA, R. Infã‚ncia em afroperspectiva: articulações entre sankofa, ndaw e terrixistir. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE)[S. l.], n. 31, p. 53–70, 2019. DOI: 10.26512/resafe.vi31.28256. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28256 Acesso em: 9 dez. 2023.

      - TRISTÃO FARIAS OLIVEIRA, WALDETE. Sobre Oyèrónkẹ́Oyěwùmí: por outras formas de ser e estar no mundo. Em: Ana Lúcia Goulart de Faria; Adriana A. Silva [Orgs.] Sociologia da Infância no Brasil II em tempos de pandemia e necropolítica. Pedagogias descolonizadoras reinventando novas formas de vida. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, 23 -43.

      - CONCEIÇÃO OLIVEIRA, T; RIBEIRO  DA SILVA, R. Eu vim de lá pequenininho: noções pluriversais da historicidade das infâncias e ...O Social em Questão - Ano XXVI - nº 56 - Mai a Ago/2023, pg 135 - 158. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_OSQ.php?strSecao=Artigos&secao=11&FASC=62437&nrSeqCon=62318 acesso: 09/12/2023

      - TIRIBA, L; CABICIERI PROFICE, C. Desemparedar infâncias: contracolonialidades para reencontrar a vida. O Social em Questão - Ano XXVI - nº 56 - Mai a Ago/2023, pg 89 - 112. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_OSQ.php?strSecao=Atual Acesso: 09/12/2023


  • Tópico 10

    2.4. Performatividade e construções sociais de gênero na infância. (13/05)


    • - FAZZIONI, M. J.; BERSELLI, M.; PEREIRA, D. de M. Isso é coisa de menino! Drama, performatividade e construções sociais de gênero na infância. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 117–145, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41768. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41768. Acesso em: 27 nov. 2023.

      -MARCHI, R. de C. Gênero, infância e relações de poder: interrogações epistemológicas. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 37, p. 387–406, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645026. Acesso em: 27 nov. 2023.

      -GOMES, M. Gênero, Família e Literatura Infantil: Homoafetividade em “O Menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins. Cadernos de Gênero e Diversidade[S. l.], v. 7, n. 1, p. 7–21, 2021. DOI: 10.9771/cgd.v7i1.35130. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/35130 . Acesso em: 14 dez. 2023.


  • Tópico 11

    2.5. A criança performer. Análise de experiências e processos cênicos envolvendo crianças. (20/05)


    • - GARCIA, L. Da criança atuante à criança performer aos corpos infantis biomediados no contexto latinoamericano. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.20396/pita.v12i00.8670435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8670435. Acesso em: 27 nov. 2023.

      - FERREIRA, Melissa da Silva. Isto não e um ator. São Paulo: Perspectiva, 2016.

      _____.  Crianças nas artes performativas: conversa com Meredith Monk. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020.

      _______., Marino, L.-L., Martin, G. R., & Martin, T. R. . In-Between: Children as Performers. Journal of Embodied Research4(1), 2 (21:25). 2021. DOI: http://doi.org/10.16995/jer.81



  • Tópico 12

    Seminário 2 (27/05)


  • Unidade 3: Práticas artísticas pedagógicas com crianças na cena latino-americana. Autorias e demandas infantis como subversões epistêmicas

    3.1. O direito das crianças à criação, à liberdade de expressão, à cultura e à arte. O caso do Museu de Arte Moderna de São Paulo (03/06)


    • - CASTRO, LUCIA RABELLO de . Descolonização e direitos da criança: uma introdução. O Social em Questão [en linea]. 2023, 26(56), 25-38[fecha de Consulta 11 de Diciembre de 2023]. ISSN: 1415-1804. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552274743001 

      - FERREIRA, M. da S. Infância e cena contemporânea: os direitos das crianças no contexto da arte e da cultura. Conceição/Conception[S. l.], v. 8, n. 1, p. 42–54, 2019. DOI: 10.20396/conce.v8i1.8654771. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8654771. Acesso em: 27 nov. 2023.


  • Tópico 14

    3.2. Jogos teatrais e decolonização corporal. A experiência do grupo boliviano Teatro Trono. (10/06)


    • GARCIA, L. Escenarios Infantiles Latinoamericanos: teatralidades y performatividades emergentes de la acción cultural. 2020. 365 f. Tese (Doutorado em Artes). Programa Pós-graduação Artes Cênicas, ECA-USP, São Paulo. 2020.

      ____. Infância e descolonização corporal. Práticas artísticas latino-americanas associadas a processos de ação cultural com crianças. A experiência de Teatro Trono. Disponível: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4020

      MACHADO, I. A proposta de descolonização do corpo do COMPA -Teatro Trono, de El Alto, Bolívia. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 18–31, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i1.15660. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15660. Acesso em: 11 dez. 2023.


  • Tópico 15

    3.3. A dramatização como pedagogia da alteridade. A experiência do grupo peruano Vichama Teatro. (17/06)


    • GARCIA, L. Escenarios Infantiles Latinoamericanos: teatralidades y performatividades emergentes de la acción cultural. 2020. 365 f. Tese (Doutorado em Artes). Programa Pós-graduação Artes Cênicas, ECA-USP, São Paulo. 2020.

      _______.  Por una pedagogía de la alteridad y un teatro con niños en comunidad. Entrevista a César Escusa. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 517–531, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019517. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15748. Acesso em: 27 nov. 2023.