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O curso tem como objetivo analisar as relações artístico-culturais entre os Estados Unidos e o Brasil nas décadas de 1960 e 1970, bem como compreender os mecanismos que permitiram que a produção norte-americana se tornasse hegemônica no campo artístico brasileiro. O conceito de \'políticas de atração\' será utilizado como um elemento central na discussão, uma vez que se refere aos procedimentos operacionais relacionados aos planejamentos delineados por setores governamentais dos Estados Unidos, com o apoio e a participação de instituições privadas, o que sugere um envolvimento entre o governo, museus, empresas e fundações. Para compreender como as ‘políticas de atração’ desempenharam um papel crucial na afirmação dos Estados Unidos no campo cultural brasileiro e na expansão de sua influência, o curso analisará intercâmbios institucionais e pessoais, bolsas de viagem, exposições itinerantes e representações oficiais nas bienais de São Paulo. O curso também dará destaque à presença significativa de artistas brasileiros que escolheram os Estados Unidos, especificamente Nova York, como destino privilegiado para suas viagens artísticas e culturais durante o mesmo período, assim como o que eles por lá produziram.
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