Programação

  • Tópico 1 - Apresentações. Leitura da ementa. Sobre a dinâmica do curso (leituras, discussões, escuta, ampliação de repertório e prática criativa, individual e coletiva, referências – a conversa enquanto método).

  • Tópico 2 - Tudo é contextual: as práticas e as ideias musicais surgem em determinados contextos sociais, históricos, geográficos, comunitários, pessoais etc.

    • Gravar ou filmar uma improvisação de aproximadamente 1 minuto utilizando como estímulo extramusical a palavra "expectativa". Tente não planejar. Escolha qualquer instrumento com o qual você se sinta a vontade. Lembre-se de que não há certo ou errado nessa proposta. Não há erros, nem julgamentos. Qualquer material sonoro pode ser utilizado, desde os mais "moleculares" (notas, sons isolados, ruídos, gestos etc. - sons "puros", descontextualizados) até os mais estruturados (melodias, harmonias, escalas, modos etc. - sons integrados em unidades formais estruturadas/informativas). O objetivo é buscar a espontaneidade através de uma atitude experimental com o instrumento e com a escuta. A ideia de coerência ou consistência do fluxo sonoro é algo que pode ser trabalhado num percurso de criação em tempo real, passo a passo. Coloque o trabalho aqui no moodle (em formatos de áudio ou vídeo variáveis).

      Abraços


       

  • Tópico 3

    • Olá, 

      Trata-se de um exercício de criação em duplas: os/as integrantes das duplas devem compartilhar gravações (áudio e/ou vídeo) de performances de improvisação solo de aproximadamente 2 minutos. As gravações podem ser feitas com celulares, gravadores portáteis, gravadores internos dos computadores etc. A única restrição para a primeira performance (feita sem ouvir o outro) é que ela tenha aproximadamente 2 minutos. De posse da gravação do outro, para a segunda gravação: cada integrante da dupla deve ouvir a performance do/da outro/a em fone de ouvido e, ao mesmo tempo, de preferência, sem preparação, gravar uma improvisação, como se fosse uma interação em tempo real. A ideia é lidar com o imprevisível, resolver os problemas em tempo real mas, ao mesmo tempo, dialogar com a performance do outro. Pode-se optar por ouvir a gravação do outro uma vez, antes de gravar a interação. Durante a gravação da segunda, obviamente, é importante ouvir o áudio do/da outro/a em fone de ouvido para que esse não "vaze" na gravação em andamento. O ideal depois é montar uma sobre a outra num software de edição de áudio. Quem não tem nenhum software, pode baixar o audacity (https://www.audacityteam.org/ ) que é gratuito, fácil de lidar e tem bons tutoriais na internet. Para entregar, passem para o formato wave ou mp3.  É importante que os membros das duplas fiquem em contato para resolver problemas eventuais. Cada dupla vai produzir dois trabalhos: em cada um deles um dos membros da dupla envia um áudio solo inicial (para que todos tenham a oportunidade de improvisar solo e improvisar interagindo com a uma gravação). Idealmente, cada um dos integrantes das duplas mixa um dos trabalhos. Pode-se optar por realizar todo este projeto com vídeos.

      As duplas são as seguintes: Alberto e Mariah, Gustavo e João Felipe, João e José, Ana e Vitor, André e Fernanda e Gabrielly e Lucca.Vou abrir pastas no drive para cada dupla (guardem o número dos grupos) para vocês poderem trocar os materiais e realizarem o trabalho. 

      Se vocês quiserem dar uma olhada num projeto parecido que desenvolvi com a minha amiga, a professora Ana Fridman, vejam aqui:  . Vejam mais no canal do youtube da Ana: https://www.youtube.com/results?search_query=ana+fridman+e+rogerio).

    • Elabore um projeto que misture composição (no nível macroscópico da forma - processos/partes/transições etc.) e improvisação (no nível microscópico dos materiais). A realização do projeto deve, de preferência, incluir a performance de colegas da classe (não necessariamente a classe inteira). O projeto pode tomar várias formas: 1) um roteiro oral/verbal/escrito com instruções e bula; 2) uma partitura gráfica; 3) uma partitura tradicional;  4) uma áudio partitura; 5) uma vídeo partitura; 6) improvisação com regência; 7) uma mistura dos recursos anteriores etc. O projeto pode ser interdisciplinar (incluir vídeo, texto, movimento etc.), pode ser acústico, eletrônico ou misto. 

      Os trabalhos deverão ser apresentados ao vivo ou através de registros de vídeo ou de áudio (neste caso devem ser colocado no nosso Drive . Seguem alguns exemplos: 

      https://www.youtube.com/watch?v=ESyBVNpap2Q - Julius Eastman

      https://www.youtube.com/watch?v=rejjx1MQkvk - Stockhausen
      https://www.youtube.com/watch?v=faYBELplm0U - Cornelius Cardew
      https://www.youtube.com/watch?v=H1ToFXHW5pg&t=170s - Sun Ra Arkestra
      https://www.youtube.com/watch?v=z_U96i763zk - Art Ensemble of Chicago
      https://www.youtube.com/watch?v=i7wqq8yQEmw&list=PLL0mRmBSdpe0VCw2Hyy5OxfW4O1Z99c4R - Frito na hora
      https://www.youtube.com/watch?v=mIDCA9Qt5ls - LFO
      https://www.youtube.com/watch?v=19-M9DcKoa0 - Percussion improvisation
      https://www.youtube.com/watch?v=UEWCCSuHsuQ&list=RDQMpSCUDaN8xMs&start_radio=1 - Gamelão



       

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10