Programação

  • Sobre a disciplina EDM0428 - Metodologia do Ensino de Matemática II

    As atividades de cada aula poderão sofrer alterações dependendo do desenvolvimento das aulas. Mantenha-se atento aos avisos da professora da disciplina no e-disciplina. O cronograma das aulas será atualizado permanentemente.



    Aula

    Data

    Atividades

    1

    07/08

    Apresentação da disciplina, professora e alunos. Combinações iniciais.

    2

    14/08

    Ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Texto: Cenários para investigação, de Ole Skovsmose. Plano de aula.

    3

    21/08

    Atividade: “Abrir um exercício”. Trabalho em aula - livro didático.

    4

    28/08

    Estrutura de um plano de aula de acordo com as discussões realizadas.


    04/09

    Semana da Pátria

    5

    11/09

    Frações e operações. Frac-soma. Texto Terezinha Nunes. Planejamento.

    6

    18/09

    Comunicação nas aulas de Matemática. Apresentações e planejamento.

    7

    25/09

    Semana da Educação - FEUSP. Apresentação e planejamento.

    8

    02/10

    Apresentação e planejamento.



    09/10: atividade especial com alunos da UTFPR e palestra com Prof. Bigode (à noite).

    04/12: último dia de aula.

    10/12: início do período de recuperação.

    • Estes são os slides apresentados na primeira aula, dia 7 de agosto, sobre aspectos gerais da disciplina.


    • URL ícone
      Intenção de estágio - Turma manhã URL
      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019241
    • URL ícone
      Intenção de estágio - Turma noite URL
      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243
  • Sobre as possíveis aulas de Matemática

    • Este é o texto que discutiremos na aula do dia 14 de agosto (aula 2). A discussão será baseada nos seus conhecimentos advindos do estudo realizado em semestre anterior e nas perguntas postadas no texto 1 do Diário de Educação Matemática.


      Referência: 

      SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema. Rio Claro, n. 14, p. 66-91. 2000.



    • Sobre o texto do diário 2:

      Postar até dia 20/08, às 13h, o texto 2 do Diário de Educação Matemática o qual consiste em escrever suas aprendizagens em relação às principais ideias do texto “Cenários para Investigação”. Por fim, traga sua pergunta do texto 1 do Diário e reflita sobre ela com base no que discutimos em aula.

      IMPORTANTE: Para a aula do dia 21/08, traga um livro didático de Matemática. Se possível, um integrante do grupo pode trazer um notebook para a elaboração do trabalho. quem faltar a essa aula não terá pontuação pelo trabalho.

  • Transformação de um exercício em uma atividade investigativa

    A atividade será realizada na aula do dia 21 de agosto e terá peso 1, conforme comunicado na primeira aula. Os critérios avaliativos são: clareza e organização na escrita, rigor na língua portuguesa e conceitos matemáticos, atendimento ao que for solicitado.


    Atividade: 

    Com base no que discutimos sobre “abrir” um exercício, de modo a criar uma atividade investigativa, desenvolva a seguinte tarefa.

    a) Escolham e apresentem um exercício de um livro didático de Matemática. 

    Indique a referência desse exercício (matemática pura, semirrealidade e realidade) e justifique sua resposta. 

    Por que vocês escolheram esse exercício para ser transformado em uma atividade investigativa?

    Escreva a referência bibliográfica do livro. 


    b) Chegou o momento de “abrir” esse exercício de modo a transformá-lo em uma atividade investigativa. Descrevam esse processo, destacando o que vocês consideraram para criar essa atividade investigativa.


    c) Enunciem a atividade investigativa criada.

    Qual a referência da atividade criada (matemática pura, semirrealidade e realidade)?  Justifiquem sua resposta.


    d) Que outras perguntas, do tipo "E se?" poderiam ser criadas nesta atividade investigativa?


    Até o dia 27 de agosto, às 13h, um integrante do grupo deve fazer a postagem do arquivo, o qual deverá conter os dados de identificação de todos os integrantes do grupo. Usem o formato de itens acima (de a até d) para redigir o trabalho. 

    Poste no espaço abaixo.


    • Tarefa ícone
      Transformar um exercício em uma atividade investigativa Tarefa
      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019241
    • Tarefa ícone
      Transformar um exercício em uma atividade investigativa Tarefa
      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243
  • Sobre o planejamento das aulas

  • Frações

    • Na aula do dia 11/09, retomaremos os principais pontos do texto.

      Referência:

      NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.

    • Slides baseados nas ideias dos textos:

      NUNES, T., BRYANT, P. Compreendendo números racionais. In: ______. (Org.). Crianças fazendo matemática.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 191-217.

      NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.

  • Comunicação nas aulas de Matemática

    O texto que será discutido na aula do dia 18/09 encontra-se no link abaixo. Sua referência é:

    ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Comunicação na sala de aula de matemática. In: ______. (Org.). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 21-49.

    • Pessoal, este é o texto do qual falei em aula que associa o texto de Ole Skovsmose (Cenários para investigação) e o texto discutido na aula sobre comunicação nas aulas de matemática. Trata-se do capítulo 2 do livro rosa que mostrei a vocês em aula.

      Referência:

      ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Cooperação investigativa. In: ______. (Org.). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 21-49.


  • Tarefa sobre livros didáticos de Matemática

    Como comunicado em mensagem anterior, há uma tarefa para ser realizada.

    Preencham o formulário google do link abaixo:

    https://forms.gle/zZo1fzTTXGUgNxGM7

    O preenchimento é individual e você precisa enviar suas respostas até sexta-feira, dia 4 de outubro.

    Profª Raquel.


  • Comunicação e epistemologia em educação matemática

    O texto número 4 do Diário de Educação Matemática versará sobre o artigo do link abaixo. Trata-se de um texto de Romulo Lins, autor que citei em nossa aula sobre comunicação. O artigo é antigo, mas traz exemplos e ideias teóricas importantes para discutirmos.

    O texto 4 do diário consistirá em uma síntese reflexiva das principais ideias do artigo. No último parágrafo de seu texto, você deve escrever quais relações estabeleceu entre este artigo e os textos que lemos anteriormente na disciplina.

    A formatação segue a mesma de sempre e você deve postá-lo até o dia 15/10, terça-feira, às 15h.


  • Orientações para o texto final do estágio

  • Texto 5 do Diário de Educação Matemática

    No texto 5 do Diário de Educação Matemática você escreverá sobre as ideias trazidas pela autora e, ao final, irá relacionar com a atividade do material dourado que desenvolvemos na aula. Quais semelhanças você estabelece entre o texto e o que realizamos?

    A data de entrega do diário é dia 29 de outubro, até às 15h.

    Boa leitura e escrita!

  • Apresentações do estágio de regência

    A apresentação deve ser em slides e abordar:

    - descrição de uma atividade investigativa planejada;

    - relato sobre a realização dessa atividade com os(as) alunos(as) - podem trazer as respostas e comentários dos(as) alunos(as);

    - reflexão sobre a realização da atividade: em que momentos a atividade se aproximou ou se afastou do caráter investigativo? O que de "certo" e o que deu "errado"?

    Grupos de mais de 3 ou mais componentes terão 20 minutos para apresentação. Duplas e apresentações individuais terão entre 10 e 15 minutos para fala.

    Critérios avaliativos: organização e clareza na fala e escrita (slides), rigor na apresentação dos conceitos matemáticos, cumprimento do tempo para a apresentação, distribuição uniforme do tempo de fala para cada integrante do grupo, atendimento ao que foi solicitado para esta apresentação.

    • Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019241
    • Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243
  • Jogos e números inteiros

  • Entrega do texto de estágio

    • Tarefa ícone
      Texto de estágio Tarefa

      Alunos que devem entregar seus textos no dia 20 de novembro: Erica e Gabriel Pereira, Fábio, Susana e Cesar de Oliveira, Jhosmar, César Resende, Gabriel de Carvalho, Mairon, Lucas Perez, Gabriel Miranda.

      Formato WORD!

      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019241
    • Tarefa ícone
      Texto de estágio Tarefa

      Alunos que devem entregar seus textos no dia 20 de novembro: Carlos Henrique, Gustavo Corrêa, Jordan Carvalho, Gabriel, Paulo, Christian, Matheus, André, Lucas de Souza, Rodrigo Macena, Carolina Tsuda, Otávio Augusto, Victor Hugo.

      Formato WORD!

      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243
    • Tarefa ícone
      Texto de Estágio Tarefa
      Alunos que devem entregar seus textos no dia 27 de novembro: Amanda, Laura,  Rodrigo, Gabriel Neves, Arthur, Kevin, Valentina, Gabriel de Souza, André Daines, Lucas Oliveira, Flávio.


      Formato WORD!


      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019241
    • Tarefa ícone
      Texto de Estágio Tarefa

      Alunos que devem entregar o Texto de Estágio dia 30/11:

      Alessandra Marques, Brenda Carvalho, Lucas Leoni, Enrico Castro, Rafael Soares.
      Eduardo Tomita, Alessandra Leal, Anderson Luíz, Alana.
      Camilla Monteiro, Victória Mazza, Vanessa Vezzaro, Rodrigo Buzoni.
      Leonardo Penha, Raquel Farias, Alessandra Ricardo.
      Camila Fernandes, Verônica Moura.
      Gabriela Naomi, Liana Natsuko, Marize Lumi.

      Formato WORD!

      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243
    • Tarefa ícone
      Texto de Estágioc Tarefa

      Alunos que devem entregar o Texto de Estágio até dia 07/12:

      Moisés;

      Andressa, Lara Rolin;

      Bianca Cristina, Gabriel dos Anjo;

      Francisco;

      Thiago;

      Bruno;

      Arão;

      Bruna Adriane, Tawanne, Victória Fernandes.

      Formato WORD!

      Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243
  • Notas

    • Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019241
    • Disponível se: Você faz parte de T-EDM0428-2019243