Programação
-
Tema - O que é ciência?
O que é alfabetização científica?
-
Tema: Abordagens teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências Naturais
-
O documento deve ser nomeado da seguinte maneira: Nome Sobrenome_Identificação do texto
Exemplo: Jôse Assis_Texto 1
-
Tema - Ensino por investigação: Atividades experimentais no ensino de Ciências
-
Tema: O que há de ciências no ensino de Ciências?
-
Texto 2 - Krasilchick, M., “Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências”
Clique o link http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100010&script=sci_arttext&tlng=es para abrir o recursoO documento deve ser nomeado da seguinte maneira: Nome Sobrenome_Identificação do texto
Exemplo: Jôse Assis_Texto 1
-
-
Tema: Ensino por investigação: o que surge nos documentos oficiais
-
Tema: Fases e subfases do ensino por investigação
-
Scarpa, D.L. e Campos, N.F., “Potencialidades do ensino de Biologia por investigação” (até p. 9 do arquivo pdf – ou p. 33 conforme numeração)
Clique o link http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142018000300025&script=sci_arttext para abrir o recursoO documento deve ser nomeado da seguinte maneira: Nome Sobrenome_Identificação do texto
Exemplo: Jôse Assis_Texto 1
-
-
Tema: O papel do professor nas aulas de Ciências da Natureza
-
Sasseron, L.H. e Duschl, R., “Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes”
Clique o link https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/download/19/189&ved=2ahUKEwjf36Sv9-zjAhWyCtQKHWX9BU8QFjABegQICRAJ&usg=AOvVaw1yOogjMsiiwr2yAk87DcN6 para abrir o recurso
-
-
Tema: Ensino de Ciências e cidadania
-
Considerando leituras e discussões realizadas na disciplina “Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Ciências” bem como suas experiências relacionadas a aspectos das ciências e de seu ensino, redija um texto curto (não mais que 2 páginas) sobre a relevância do ensino de ciências para a formação dos sujeitos contemporâneos.
Seu argumento (a favor ou contra a relevância deste ensino) deve ser justificado com base em evidências sobre o impacto que as ciências da natureza (concebidas não apenas como uma disciplina escolar) trazem para nossas vidas, decisões e ações.
-