Programação
-
Apresentação do curso:
- Cronograma
- Seminários
- Projeto de Estágio
-
Tema 1: Teoria da Transposição Didática no ensino de ciências formal e não formal
Atividade 1 – Análise das transformações do conceito de célula em materiais educativos.
-
Tema 1: Teoria da Transposição Didática no ensino de ciências formal e não formal
- Atividade 1 – Análise das transformações do conceito de célula em materiais educativos
- Discussão do texto 1.
-
Tema 2: Teoria Antropológica do Didático no ensino de ciências formal e não formal
- Atividade 2 – Análise dos níveis de co-determinação conceito de célula em materiais educativos
- Discussão do texto 2.
-
Tema 2: Teoria Antropológica do Didático no ensino de ciências formal e não formal
Atividade 2 – Apresentação da análise dos grupos.
-
Para elaborar a síntese, que deve ter entre 2 e 4 páginas, não deixe de abordar:
- Caracterizar a noosfera
- Identificar e explicar os "tipos" de "saberes" presentes na transposição didática (TD)
- Exemplificar duas críticas a TD
- Caracterizar o que é praxeologia
- Caracterizar o que são os "níveis de co-determinação"
- Exemplificar o uso da TD e da TAD nos museus
- Indicar o potencial do uso da TD e TAD no ensino de ciências
-
-
- Fechamento dos Temas 1 e 2
- Organização dos seminários (definição dos grupos e dos temas).
-
- Discussão do Estágio
- Apresentação da parte 1 dos estágios.
-
- Semana Temática da Biologia
- Semana Temática da Biologia
-
- Papel dos instrumentos e das técnicas nas ciências biológicas (Martins, 2009)
-
- As imagens no ensino de biologia (Grilli e col., 2015)
-
- Textos e ensino de biologia (Coutinho e Soares, 2010)
-
- Textos e ensino de biologia (Krasilchik, 2004)
-
- Questões STOA
-
- Apresentação dos estágios
- Entrega da apresentação no STOA
-
- Apresentação dos estágios
- Entrega apresentação no STOA
-
- Fechamento do curso
- Questões substitutivas
- Data máxima para
entrega da ficha
de estágio