Programação
-
Formação, Projetos e Práticas Pedagógicas: a Didática e a Gestão do Trabalho Docente na Vida Escolar
Objetivos da disciplina:
- Discutir a formação como projeto individual e coletivo;
- Analisar a ideia de construção e gestão da profissão docente e da vida escolar;
- Debater as perspectivas postas pelo planejamento como recurso para a excelência do ensino;
- Tomar como ponto de partida das reflexões as histórias de formação de professores e alunos;
- Analisar os desafios postos aos gestores escolares no que diz respeito à aprendizagem dos alunos.
Prof.ª: Rita de Cassia Gallego - ritagallego@usp.br
Monitora: Marina Mendes da Costa - marina.mcosta@usp.br
-
-
DATAS IMPORTANTES:
- 06/11: apresentação e discussão dos dados (1º postagem);
- 13/11: data final para a entrega do levantamento bibliográfico no Stoa (Postagem final) ;
- 27/11: apresentação e discussão dos projetos inspiradores (1º postagem);
- 04/12: Postagem final do trabalho Projetos Inspiradores no Stoa.
-
-
Atividade coordenada consiste em uma discussão coordenada em grupo, sendo que em cada aula um@ alun@ será @ coordenador@ da discussão de seu grupo. Ao final das aulas, o grupo que realizou a atividade de discussão dos textos deverá apresentar uma síntese do que foi discutido ao longo das aulas e fazer uma autoavaliação da dinâmica construída pelo grupo.
O planejamento da atividade será feito pelos coordenadores, com o apoio da professora e monitora.
***
Grupos formados - GT1: "Agora que são elas"; GT2: "Desencontro poético"; GT3: "Ei professor!"; GT4: "Laços"; GT5: "Reticências"; GT6: "Busca(A)ção".
-
Orientações:
Escolha a atividade coordenada e preencha na linha correspondente ao seu grupo.
-
-
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive”.
Ricardo Reis, in "Odes"
Heterônimo de Fernando Pessoa -
Coordenador@s - Ativ. coordenada I: André, Daniella, Guilherme, Jaqueline, Laís e Paola.
-
Coordenador@s - Ativ. coordenada II: Bruna, Bruno, Elizabeth, Joel, Rafaela e Vânia.
-
Coordenador@s - Ativ. coordenada III: Bruna Ferreira, Bruno Rosa, Maria Iva, Paola Colozza, Patrícia Reis e Pyetra.
-
-
Orientações:
- Vocês deverão fazer um comentário/reflexão com base na participação em uma das atividades da Semana da Educação. Trata-se de expressar as reflexões suscitadas pela participação na atividade, elucidando conteúdos tratados que tiveram destaque e mais chamaram a sua atenção, e de que modo as discussões são pertinentes para se pensar a atuação da coordenação e a efetivação das práticas de educação inclusiva.
- Esse (a) comentário/reflexão deverá ser postado no STOA até o dia 30/09 (segunda-feira).=> Entrega prorrogada: 16/10
-
Coordenadoras - Ativ. coordenada IV: Angélica, Érika, Gilsa, Juliana, Tatiane e Victória,
-
-
Páginas 1 a 37 desse arquivo.
-
-
Coordenador@s - Ativ. coordenada V: Adriano, Carlos, Gabriela, Graziela, Larissa e Natália.
-
Páginas 1 a 37 desse arquivo.
-
-
Aula 11 (30/10) – Saberes docentes, a profissionalização do ofício de ensinar e as possibilidades de práticas pedagógicas
Coordenador@s - Ativ. coordenada VI: Candy, Carolina, Gabriela, Isabela, Patrícia e Victória.
-
Aula 13 (13/11) - A docência como profissão de interações humanas: prática docente e suas dimensões emocionais
Coordenador@s - Ativ. coordenada VII: Bruno, Érika, Guilherme, Rafaela, Tatiane e Tissiane.
-
Páginas: 97-115; 120-124.
-
-
-
- Utilizem o fórum para compartilhar as apresentações dos projetos inspiradores pesquisados;
- O material deverá ser postado por apenas um integrante do grupo.